
Muritiba e Luca: duelo de gerações na rodada final. Montagem com fotos de Thais Pastor/F2 Assessoria
Com quatro jogadores separados por apenas uma tacada, a disputa pela Taça Jacob Federmann, de campeão do WHG apresenta Aberto do Terras de São José Golfe Clube – 21º Feminino e 42º Masculino, promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos e protagonizada por um grupo bem eclético. O torneio que começou neste sábado, 17 de outubro, em Itu, com um calor que superou os 35º C, termina neste domingo, 18, com temperaturas máximas oito graus mais baixas e ameaça de temporais.
Os líderes com 74 tacadas, duas acima do par, são Marcelo Muritiba, que joga em casa, buscando seu quinto título do torneio, mas o primeiro desde 2015, e Luca Almeida, do São Paulo Golf Club, de apenas 13 anos, a maior revelação recente do golfe paulista. Em terceiro, com 75, vêm Igor Cruz, do Damha, top 5 do Brasil, que defende o título, e Ivan Tsukazan, do Santos São Vicente, um dos melhores juvenis do Brasil, que voltou a competir depois de uma década afastado
Muritiba, que compete muito pouco na atualidade, fez quatro birdies, mas também seis bogeys. Luca teve uma volta mais controlada, com dois birdies, dois bogeys, e um duplo bogey. Já os vice-líderes tiveram que digerir um resultado desastroso cada. Igor fez um quádruplo bogey no 3, e jogou uma abaixo no restante do campo, com três birdies. O susto de Ivan foi ainda maior: um quíntuplo bogey no 5, antes de reagir com quatro birdies para jogar duas abaixo nos outros 17 buracos.
Além de Muritiba, outros dois campeões também estão em campo: Renato Araújo, campeão em 2006, que estreou em quinto, com 78, e Felipe Almeida, pai de Luca, que tem dois títulos, o último deles em 2014, e não jogou bem, empatando em 11º lugar, com 81. Entre os ex-campeões do torneio há ainda um nome ilustre, o de Fred Biondi, vencedor em 2016. que virou profissional depois de vencer a NCAA e chegar ao quinto lugar do ranking mundial de golfe amador (WAGR).
Clique aqui para ver os resultados completos
No feminino, Giovana Frezza, revelação do Corujinha, deu um importante passo para defender o título ganho em 2024, ao jogar 81, nove acima, e abrir nove tacadas de vantagem sobre duas concorrentes que somaram 90: a juvenil Alexa Alonso, do São Fernando, e Juliana Passos, do Guarapiranga. A melhor jogadora da casa é Adriana Cabernite, com vem em quarto, com 92.
Shows
A programação de shows do WHG apresenta Aberto do Terras de São José começou com a DJ Dot Larissa, comandando a sunset que antecedeu Ricardo Michels, com a banda “Os Indomáveis”, que lotou a área de palco coberto e colocou todos para dançar. Neste sábado, Dot Larissa volta à cena preparando o clima para a Banda Classic Zoom, que encerra o evento.
Outra atração do torneio são os três cobiçados prêmios oferecidos para hole-in-one: um Niro HEV EX, da Kia, no buraco 15; um carrinho de golfe Gomoov GM 300, no buraco 12; e um cruzeiro de 7 noites, para duas pessoas, em um dos roteiros fluviais da Europa oferecidos pela AmaWaterways, que é representada no Brasil pela Velle Representações. Ninguém ganhou os prêmios até agora, mas todos terão novas chances neste sábado.
A animação extracampo do Aberto do Terras de São José vai começar bem antes do show deste sábado, com atrações para toda a família. Haverá show de mágica para todas as idades, monitores para crianças – que terão também professores de golfe para atendê-las no bate bola (driving range) e no green de treino (putting green) –, atrações para as mulheres e uma cabine para tirar aquela foto incrível para as redes sociais.
Destaque ainda para o workshop de vinhos da Tenuta Malucelli; degustação de Café Ituano e Ghini Café do Grupo Dois Irmãos; bar de caipirinhas Dom Tápparo Cabaré; e cervejas e chopp Black Princess, do Grupo Petrópolis. A comida fica por conta do Pérola Buffet, que servirá aos golfistas um festival de filés à parmegiana, prato que se tornou tradicional em Itu.
O WHG apresenta Aberto do Terras de São José Golfe Clube – 21º Feminino e 42º Masculino tem patrocínio de WHG; Apostamax; Ensiva; Kia; Paraná Banco; Real Green | Toro; Terras Imóveis; Gomoov; Grupo Terras; Jacuzzi; Black Princess; Muniz Martins Advogados; Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort; Outlett Premium; Engenho Dom Tápparo | Cachaça Cabaré; Tenuta Malucelli; AmaWaterways – Velle; Paris Elysees; Power Lead Baterias Tracionárias; Lual Alimentos; Grupo Dois Irmãos – Café Ituano | Ghini Café; Pérola Buffet; e Spa Novotel Itu By L’Occitane. A organização é do Terras de São José Golfe Clube, com supervisão da Federação Paulista de Golfe.






