Notícias

  • Home >>
  • notícias
quinta-feira 16 de outubro de 2025

WHG apresenta Aberto do Terras de São José: Igor Cruz e Giovana Frezza defendem o título

Juvenis como Luca Almeida e Alexa Alonso também são destaque entre os scratch

 

Igor e Gionava: buscando o bicampeonato contra um forte grupo de adversários de todas as idades. Montagem com fotos de Thais Pastor/F2

Igor Cruz, do Damha, e Giovana Frezza, do Corujinha, entram em campo nesta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de outubro, para defender seus títulos no WHG apresenta Aberto do Terras de São José Golfe Clube – 21º Feminino e 42º Masculino. Ao todo, haverá cinco ex-campeões em campo que somam nove títulos do torneio que tem como diferencial mesclar o golfe de alto rendimento dos jogadores scratch, que disputam a Taça Jacob Federmann, com as competições para os jogadores de handicaps mais altos, num clima de festa e diversão para toda a família.

Ao lado, de cima para baixo, a DJ Dot Larissa; Ricardo Michels e a Banda Classic Zoom; e os três prêmios para hole-in-one

-campeões como Marcelo Muritiba (venceu em 2008, 2009, 2012 e 2015) e Renato Araújo (2006), que jogam em casa, e Felipe Almeida (2011 e 2014), do São Paulo Golf Club, continuam jogando entre os golfistas de alto rendimento e também estão entre os favoritos ao título do torneio válido para o ranking scratch masculino da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) que reunirá o recorde de 160 jogadores.

Juvenis

Mas são os menorzinhos que podem surpreender. Entre eles está o pré-juvenil Luca Almeida, filho mais velho de Felipe, juvenil número 2 do Brasil, que estreou na competição em 2023, aos 11 anos, vencendo a categoria por handicaps, e foi destaque entre os scratches no ano passado, com um quinto lugar. Luca (+1,0), Felipe (+1,2) e Igor (+2,3) serão os únicos golfistas com handicaps index positivos entre os 29 jogadores scratch – 24 no masculino e cinco no feminino.

Veja horários de saída do primeiro dia

Destaque ainda para o juvenil Arthur Fernandes, do São Fernando, campeão brasileiro pré-juvenil, que vem de vitórias nas etapas do Tour Juvenil de São Paulo no Fazenda da Grama, no Lago Azul e em rodada dupla na Baroneza e no São Paulo Golf Club, essa conquistada no último domingo; e para Matheus Frezza, relação do Corujinha, campeão geral do Torneio Juvenil de SP, no Clube de Campo, em setembro, e campeão juvenil na etapa da última semana.

Feminino 

No feminino, além de Giovana Frezza, irmã mais velha de Matheus, do Corujinha, que vem de três títulos em torneios estaduais, o destaque juvenil é Alexa Alonso, que foi terceira neste torneio em 2023, fez dobradinha com Arthur no Lago Azul e já é Top 10 do ranking brasileiro adulto. Mariani Mariano e Adriana Cabernite, do Terras de São José, e Juliana Santos Silva, do Riacho Grande, são os outros destaques da categoria.

Outras atrações entre os mais novos são dois juvenis revelados no Terras de São José que competem entre os de handicaps mais altos: Gustavo Bastos dos Santos, que em nove meses de golfe já tem handicap index 11,7, e Benício Moreira Jorge, que foi campeão entre os meninos de 10 anos do Local Tour de Primavera do Brasil Kids, com três vitórias e dois vice-campeonatos. Ele já está com handicap 15,6 e terá o desafio de competir em 18 buracos por dia (no Kids, a sua categoria joga nove por dia).

Mais Destaques

Também estão na lista de favoritos Bernardo Junge, quarto colocado no ano passado, um descendente de alemães que jogou golfe no Terras de São José quando era criança, antes de ir morar na Alemanha, onde hoje defende o Clube de Golfe de Heddesheim; e dois golfistas que retornaram às competições recentemente: Ivan Tsukazan, do Santos São Vicente, que vai integrar a equipe de alto rendimento do Damha, em 2026; e Gustavo Salinas, que ainda tem handicap por Hong Kong.

Mas haverá muito mais atrações, como o ator Marcos Pasquim, do Itanhangá (RJ), que joga no Aberto do Terras de São José sempre que a agenda permite; Carlos Gonzalez, Diretor de Golfe do Porto Belo Golf Resort (SC); Flávio Maschietto, vice-presidente da Federação Paulista de Golfe; e Henrique Kirilauskas, do The Golf Brasil, entre muitos outros. André Egoroff, presidente do clube, não joga, mas estará representado dentro do campo por seu filho João Egoroff, que trocou o hipismo pelo golfe recentemente e já tem handicap 18.

Shows

Para animar a festa nos dois dias de competição, haverá a exibição de duas bandas: Ricardo Michels, da banda “Os Indomáveis, na sexta-feira; e a Banda Classic Zoom, no sábado. Mas quem vai esquentar a festa durante a tarde, até a apresentação das bandas, será a DJ Dot Larissa, produtora musical, compositora, apresentadora de rádio e colunista, natural de Florianópolis, que fez carreira em São Paulo.

Figura dinâmica e influente na cena eletrônica brasileira, com mais de sete anos de experiência atrás das pick-ups, Dot Larissa é reconhecida por seu estilo pessoal marcante e som “avant-garde”, onde se destacam os gêneros Tech House, House Music e Techno. Seu estilo cria uma vibe feminina e de alta energia que sincroniza hits com um sorriso contagiante. Dot Larissa comanda o programa She DJ, na Energia 97 FM.

Diversidade

Os 160 jogadores representam 36 clubes de sete estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Paraíba –, e quatro países: EUA, Alemanha, Portugal e Hong Kong. As maiores delegações visitantes são as do Quinta do Golfe, de São José do Rio Preto (17 jogadores); Ipê, de Ribeirão Preto (14); São Fernando, de Cotia (11); São Paulo Golf Club (9); e Associação Terras do Golfe, de Campo Grande (7).

Outra atração do torneio são os três cobiçados prêmios oferecidos para hole-in-one: um Niro HEV EX, da Kia, no buraco 15; um carrinho de golfe Gomoov GM 300, no buraco 12; e um cruzeiro de 7 noites, para duas pessoas, em um dos roteiros fluviais da Europa oferecidos pela AmaWaterways, que é representada no Brasil pela  Velle Representações.

Mais Atrações

A animação extracampo dos dois dias do Aberto do Terras de São José começa bem antes dos shows, com novidades para toda a família. Haverá show de mágica para todas as idades, monitores para crianças – que terão também professores de golfe para atendê-las no bate bola (driving range) e no green de treino (putting green) –, atrações para as mulheres e uma cabine para tirar aquela foto incrível para as redes sociais.

Destaque ainda para o workshop de vinhos da Tenuta Malucelli; degustação de Café Ituano e Ghini Café do Grupo Dois Irmãos, que demonstrará como funciona todo o ciclo da bebida, da lavoura à xícara; bar de caipirinhas Dom Tápparo Cabaré; e cervejas e chopp Black Princess, do Grupo Petrópolis; além de sunset nos dois dias. A comida fica por conta do Pérola Buffet, que servirá aos golfistas um festival de filés à parmegiana, prato que se tornou tradicional em Itu.

Patrocínio

O WHG apresenta Aberto do Terras de São José Golfe Clube – 21º Feminino e 42º Masculino tem patrocínio de WHG; Apostamax; Ensiva; Kia; Paraná Banco; Real Green | Toro; Terras Imóveis; Gomoov; Grupo Terras; Jacuzzi; Black Princess; Muniz Martins Advogados; Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort; Outlett Premium; Engenho Dom Tápparo | Cachaça Cabaré; Tenuta Malucelli; AmaWaterways – Velle; Paris Elysees; Power Lead Baterias Tracionárias; Lual Alimentos; Grupo Dois Irmãos – Café Ituano | Ghini Café; Pérola Buffet; e Spa Novotel Itu By L’Occitane. A organização é do Terras de São José Golfe Clube, com supervisão da Federação Paulista de Golfe.

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.