Andey comemora título do Grama Pro 2025: maior feito da carreira e maior pontuação no Ranking Mundial Amador de Golfe. Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria
O título do 4º Grama Pro Invitational & Pro‑Am, maior competição profissional da temporada brasileira, com R$ 200 mil em prêmios, conquistado no sábado, 28 de junho, com o recorde de 17 abaixo do par, levou o gaúcho Andrey Xavier, do Clube de Golfe de Brasília, para a melhor colocação de sua carreira no Ranking Mundial Amador de Golfe, onde subiu dez posições para chegar ao 38º lugar na lista atualizada nesta quarta-feira, 2 de julho.
Mais do que isso, Andrey, que ganhou 12.0016 pontos pela vitória, a maior pontuação de sua carreira, passou a ser o melhor amador da América do Sul ao superar o boliviano Jose Luis Montano, que está agora em 39º lugar no WAGR. O terceiro melhor sul-americano e segundo melhor do Brasil continua a ser o gaúcho Herik Machado, que terminou em sexto lugar no Grama Pro e se manteve na 53ª colocação.
O brasileiro que chegou mais longe no WAGR até hoje foi o paulista Fred Biondi, que estava em 9º lugar em 1º de junho de 2023, após conquistar o título individial da Divisão 1 da NCAA, pelos Gators, quando se profissionalizou.
Matarazzo – Quem também tem muito o que comemorar é o paulista Eduardo Matarazzo, do São Fernando, que foi vice-campeão do Grama Pro e ganhou 8.8651 pontos, para subir 34 posições, chegar a 170 do mundo, agora como o terceiro melhor brasileiro, superando o gaúcho Matheus Balestrin, do Porto Alegre, que caiu para o 174º lugar.
Marcos Negrini, do Damha, que não passou o corte, é o quinto brasileiro do WAGR, na 304ª colocação, seguido por Gui Grinberg, do Lago Azul, que ficou em 9º no Grama Pro e está em 408º lugar, e por Guilherme Ziccardi, que mesmo passando o corte no Grama Pro, terminou em 28º lugar e perdeu 25 posições no WAGR, onde é esta semana o 486º do mundo e último brasileiro entre os Top 500.
Salto – Mas o maior salto no ranking entre os brasileiros na semana, foi do juvenil Luca Almeida, de 13 anos, que se tornou o mais jovem golfista a passar o corte no Grama Pro, terminando em 23º lugar. Luca subiu 305 posições no WAGR para chegar a 3.685 da lista, após apenas quatro torneios válidos, desde que entrou para o WAGR com uma vitória no Tour Juvenil do Aberto do Estado do Rio Grande do Sul, no final de maio.