Depois da conquista do vice-campeonato Sul-Americano Sênior, há três semanas, no Rio de Janeiro, quando chegou perto de impedir o tricampeonato do carioca Marcelo Stallone, o belga Ivan Nyssen, do São Paulo Golf Club, desta vez superou o escocês Douglas Black, o Doug, do Sapezal, o campeão do ranking nacional sênior de 2024, para ser o campeão do 21º Torneio ABGS do PL Golf Clube, disputado nesta quinta-feira, 28 de novembro, em Arujá SP.
Veja as fotos da premiação
Aguarde, neste mesmo link, o álbum completo
A competição no PL foi a última do ano válida para os rankings nacionais da ABGS em 2024, definindo os campeões das 11 categorias, mas o encerramento da temporada só irá acontecer dentro de duas semanas, com o Torneio da Virada 2024/2025, dia 12 de dezembro, uma quinta-feira, no Terras de São José Golf Club, em Itu (SP), quando será disputada a 1ª ABGS Cup, um torneio de match play, festivo, seguido da entrega dos prêmios aos melhores do ano. Ainda dá tempo de jogar! Clique aqui para ver detalhes e se inscrever. O Torneio do PL valeu também para os rankings scratch sênior e pré-sênior da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).
Vitória – Doug abriu o torneio do PL com birdie no buraco 1, mas depois fez sete bogeys consecutivos para jogar 42 de ida e ficar uma atrás de Ivan, que fez birdie no 9 para chegar à segunda metade do campo vencendo por uma. Depois disso, Ivan não parou de abrir vantagem até terminar o buraco 15 vencendo por quatro tacadas, restando três a jogar.
Doug recuperou três tacadas no 16 ao embocar da banca para fazer birdie, contra duplo bogey de Ivan, que viu sua vantagem cair de quatro para apenas uma tacada. Doug empatou o jogo no 17, ao fazer o par, contra bogey de Ivan, mas entregou o título no 18, de par 4, onde chegou com a segunda no green, mas deu quatro putts. Ivan fez bogey, mas bastou para vencer por uma e conquistar seu terceiro título em seu ano de estreia na ABGS, seguindo-se às duas vitórias no Arujá, em março, e no Aberto da Cidade de São Paulo, em setembro, jogado no Guarapiranga e no Clube de Campo.
Mais destaques – Ivan venceu com 83 (41-42) tacadas, contra 84 (42-42) de Doug. Valdir Dezan, do Fazenda da Grama, não começou bem, mas terminou com o melhor parcial do dia para nove buracos, para ainda ser o terceiro colocado, com 85 (45-40). Koichi Ogata, do Arujá, de ombro recém operado, terminou em quarto com 88 (47-41), seguido por Mario Nagayama, do São Fernando, com 89 (44-45). O irlandês Paul O´Doherty, do São Paulo, reestreando após uma pequena cirurgia, ficou em sexto, com 90 (47-43), empatado com Antônio Gantus (43-47), do São Francisco.
Gantus foi o campeão da categoria com até 14 de handicap índex, com 73 tacadas, seguido por Ogata, com 74, e por José dos Santos Batista, do Fazenda da Grama, com 76. As categorias acima de 14 foram disputadas na modalidade stableford, de soma de pontos. Na 14,1 a 20, venceu Humberto Monte Neto, do Iberostar, com 41 pontos, seguido por Jair Carmona, do Sapezal, com 38, e por Juarez Felix da Costa, do Riacho Grande, com 36.
Na 20,1 a 26, mais uma vitória para o São Paulo Golf Club, com Rodolfo Santos somando 37 pontos para terminar uma à frente de Riuji Augusto Kiyohara, do Riacho Grande, e de Nilson Ferreira dos Santos, do Santos São Vicente, que também marcou 36, mas ficou em terceiro nos critérios de desempate. E na 26,1 a 32, Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, venceu com 42 pontos, contra 41 de Isaac Dayan, do Riacho Grande, e 38 de Eduardo Gunther, do São Paulo Futebol Club.
Idades – Nas categorias por idade, também stableford, Felix Mealla, do Paradise, venceu na 55 a 59 anos, com 24 pontos. Na 60 a 65 anos, o campeão foi Constantino Ajimasto Jr., o Grego, do Damha, presidente da ABGS, com 35 pontos. Na 66 a 70 anos, o ganhador foi Sou Lim Sou, do Broa, com 31 pontos.
Entre os de 71 a 75 anos, uma vitória especial de Laércio Quatrocci, do Paradise, que somou 35 pontos com direito a um eagle, no buraco 12, um par 5 em acentuada subida, onde embocou de mais de 100 jardas de distância, usando um wedge “A”. Como não dá para ver a bandeira na tacada de aproximação, ele só se deu conta do feito ao chegar no green e procurar o bola. E na 76 anos ou mais, vitória de Sérgio del Porto, do Fazenda da Grama, vice-presidente da ABGS, com 32 pontos.
Entre os pré-seniores (40 a 54 anos) o campeão scratch foi André Simão, do Damha, com 93 tacadas. Já nas categorias pré-seniores com handicap, venceram Ronei Costa, do Fazenda da Grama, com 84 tacadas, na até 14; e Marcelo Cozac, do São Paulo Futebol Clube, com 42 pontos, na 14,1 a 32.
Feminino e convidados – Keiko Shimomaebara, do PL, foi a campeã scratch, com 98 tacadas, enquanto Natalya Leonardi, do São Paulo, vencia na 16,1 a 32, com 26 pontos. Entre os convidados houve duas categorias femininas, vencidas por Helena Miyaguti, do PL, na até 16, com 75 tacadas, e Aya Ozawa, também do PL, na 16,1 a 32 com, 39 pontos. Na categoria convidados masculina de 14,1 a 32, o ganhador foi Eduardo Pianca, do São Paulo Futebol Clube, com 36 pontos.
O evento terminou com um elogiado almoço com pratos da culinária japonesa, seguido de premiação e sorteio de brindes. Alexandre Leonardi, diretor pré-sênior da ABGS, apresentou a entrega de prêmios que teve a mesa composta ainda por Grego, por seus vice-presidentes Sérgio del Porto (Administrativo) e Fernando Braga (Técnico), pelos diretores Luiz Fernando Sardinha (Financeiro) e Claudia Celli (Feminino), além de Keiko Shimomaebara e Koichi Ogata, do PL.