
Grego premia Tomasi pelo título conquistado em seu primeiro torneio como associado. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação
Os jogadores do São Fernando, de Cotia (SP), foram destaque entre os jogadores de alto rendimento do 22º Torneio ABGS do Clube de Campo de São Paulo, realizado nesta quinta-feira, 13 de novembro, na capital paulista. Marcos Tomasi foi o campeão geral da etapa; Carlos Cândido, que perdeu o título scratch nos critérios de desempate, foi campeão por handicap, enquanto Mario Nagayama terminava em terceiro na categoria.
Veja álbum devfotos completo!Tomasi, de 56 anos, que jogava seu primeiro torneio como sócio da ABGS, e Carlos Cândido, um dos integrantes da equipe brasileira campeã geral do Sul-Americano do Rio de Janeiro, empataram em primeiro com 77 tacadas, ambos com parciais de 36 e 41 tacadas. Eles empataram também nos últimos seis buracos, com o título só sendo definido pelos resultados dos três últimos buracos, onde Tomasi somou 14 e Cândido 16. Os resultados valeram também para o ranking scratch sênior da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).
“Eu vinha duas acima no total até a metade da segunda volta, mas errei muitos putts no final” conta Tomasi, que devolveu quatro tacadas em três buracos, antes de fazer birdie no 18, de par 5, seu segundo do dia, para ser campeão. Mario Nagayama ficou em terceiro entre os scratches, com 81 tacadas, empatado com Alexandre dos Santos, do Arujá, com 81 tacadas. A seguir terminaram Alberto Marques Filho, o Mano, da Associação Esportiva São José, com 82, e dois dos favoritos: Michel Thó, de Goiânia, e Paul O’Doherty, do São Paulo, com 87.
Cândido, que subiu quatro tacadas nos quatro buracos finais, teve o consolo de ser campeão na categoria com handicap index até 14, com 69 tacadas, duas abaixo do par. Mano foi o vice-campeão, com 71 net, seguido por Nagayama, que somou 73 e superou Alexandre dos Santos nos critérios de desempate.
Na 14,1 a 20, o campeão gross foi Paulo Motta, do Riacho Grande, com 88 tacadas, enquanto os três melhores net ficavam para Carlos Brunetti, do São Paulo Futebol Clube, campeão com 72 tacadas; Otavio Mizikami, vice com 74; e Antonio Gantus, do São Francisco, terceiro com 75.
Na 20,1 a 26, Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS e vice-presidente eleito da FPGolfe para o triênio 2026- 2028, fez seu segundo melhor resultado do ano em competições ao jogar 88 e ser campeão gross por três de vantagem. No net, o campeão foi Alfredo de Larrea, do São Paulo Futebol Clube, com 68, ao superar José Aparecido dos Santos, de São José, que também jogou 68 net nos critérios de desempate. Osmar da Costa Sobrinho, do Clube de Campo, ex-presidente da Confederação Brasileira de Golfe, terminou em terceiro com 69.
E na categoria de26,1 a 32, Yocito Fukuda, do Clube de Golfe de Campinas, venceu no gross com 100 tacadas. Os melhores net foram de Levon Kissajikian, do São Paulo Futebol Clube, campeão com 73, seguido por Isaac Dayan, do Riacho Grande, vice com 78.
Nas premiações por faixa etária, Alexandre dos Santos foi campeão entre os de 55 a 59 anos, com 73 tacadas; Umberto Facchinei, do Imperial, ganhou na categoria de 60 a 65 anos, com 72; Paulo Valle, de Goiânia, venceu na 66 a 70 anos, com 77; Rodolfo Santos, do São Paulo, foi o melhor da 71 a 75 anos, com 75; e Sidney Ricco, do São Paulo Futebol Clube, levou o título entre os de 76 anos ou mais, com 80 tacadas.
Entre os pré-seniores (40 a 54 anos), Ricardo Pinto, da Associação Esportiva São José, foi campeão gross com 77 tacadas, resultado que também valeu para o ranking scratch da categoria na FPGolfe. Na classificação por handicap, João Francisco Piglionico, do Imperial, foi campeão com 72 net, seguido por Alexandre Leonardi, do São Paulo, diretor Pré-Sênior da ABGS, com 75.
Na categoria única feminina por handicap, Vera Dayan, do Riacho Grande, venceu com 81 tacadas. E nas categorias para convidados, Antônio Moura Andrade, do Clube de Campo, venceu com 73 tacadas no masculino e Patrícia Vieira Araújo, a Tissa, também do Clube de Campo, venceu no feminino com 73 net.
Constantino Ajimasto Jr., o Grego, e Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, formaram a mesa de entrega de prêmios ao lado de Fernando Braga, diretor Técnico da ABGS, e Alexandre Leonardi, diretor Pré-Sênior. Antes de entrega de prêmios, foi servido um elogiado almoço pela equipe do restaurante do golfe, com Bacalhau a Braz, Estrogonofe e Filé ao Molho de Champignon, e Open Bar com cerveja, refrigerantes e água. Foi feito ainda um agradecimento especial ao Caju, Gerente de Golfe, e toda a sua equipe.
A temporada oficial da ABGS de 2025 termina nos dias 27 e 28 de novembro, com o 2º Aberto ABGS do Estado da Bahia, no Terravista Golf Course, em Trancoso. E no dia 11 de dezembro é a vez do Torneio da Virada 2025/2026, no Terras de São José, com a premiação dos melhores do ano e grande festa de encerramento de uma temporada histórica para a ABGS com a conquista dos títulos individual, por equipes e geral do Sul-Americano, no Rio de Janeiro.
A Associação Brasileira de Golfe Sênior tem apoio institucional de Palácio dos Leilões e de X-Fleet e Talent Drivers, marcas de mobilidade premium, que aproveitaram a etapa do Clube de Campo para expor modelos de mobilidade de luxo, como o sedã elétrico Mercedes-Benz EQS 53, que faz parte da sua frota. A etapa também teve apoio da LIG Veículos, especialista em venda de carrinhos elétricos Club Car, marca reconhecida mundialmente pela robustez, segurança e tecnologia superior.





