Eugênia e Herik: presença garantida na Los Andes, independente de ranking ou escolha. Foto: divulgação CBGolfe
Herik Machado, do Damha, no masculino, e Maria Eugênia Perez, de Porto Alegre, no feminino, conquistaram as duas vagas para a Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, que estavam em disputa na seletiva nacional realizada no Clube Curitibano, em Quatro Barras, no Paraná, de 10 a 12 de junho, terça a quinta-feira. A seletiva organizada pela Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) reuniu 11 homens e 9 mulheres definidos por seu desempenho no ranking nacional amador de golfe e critérios técnicos da entidade.
Os times de cinco golfistas masculinos e cinco femininos para a Los Andes serão completados pelos dois primeiros colocados do Ranking Nacional após o Amador do Brasil, de 3 a 6 de julho, no Clube de Golfe de Brasília (DF), e por duas escolhas a critério da Comissão Técnica da CBGolfe. Herik e Maria Eugênia estão atualmente na segunda colocação do ranking nacional e, caso permaneçam classificados por esse critério após o Amador, suas vagas passarão para os que terminaram em segundo na seletiva, no caso, Maria Antônia Gavião e Matheus Balestrin, e assim por diante.
Invicto – Herik Machado fez um torneio impecável, ganhando todos os seus 10 confrontos, confirmando sua fama de exímio jogador de match play, a modalidade dos jogos da Los Andes e das seletivas brasileiras. Herik ganhou um jogo no buraco 12 (7 & 6), três no 14 (dois por 6 & 4 e um por 5 & 4), e um no 16 (3 & 2). Seus confrontos mais difíceis foram contra Balestrin, que foi até o 17 (3 & 1), e nos dois jogos que venceu por 1 up, no 18, contra Igor Cruz e Wesley Bairros. Balestrin teve apenas mais uma derrota, para Eduardo Matarazzo (2 & 1).
Veja abaixo as classificações finais
Maria Eugênia, por sua vez, venceu sete de seus oito jogos, todos antes do buraco final, e apens foi derrotada por Maitri Peychaux (4 & 3). As vitórias mais apertadas de Maria Eugênia foram contra Maria Antônia Gavião e Sofia Menga (2 & 1) e para Maria Eduarda Rocha (3 & 2). Seu jogo contra Lauren Grinberg, a número 1 do ranking, não terminou, depois que Lauren, com problemas respiratórios, teve de abandonar a rodada, preventivamente. Fazia muito frio. Lauren, no entanto, já tem vaga assegurada pois não há como cair para terceiro do ranking.
Medo da Chuva – Tradicionalmente jogada no final de novembro, a Copa Los Andes de 2025 que será disputada no Guayaquil Country Club, em Guayaquil, no Equador, foi antecipada para o meio do ano, de 30 de julho a 2 de agosto, quarta-feira a sábado, por causa da grande possibilidade de chuva na região andina nesta época do ano. Em 2013, por exemplo, na competição no Country Club de Bogotá, na Colômbia, foi preciso reduzir a quantidade de jogos previstos para que se jogasse apenas 18 buracos por dia, e não 36.
Antecipando-se ao problema, quando a competição retornou à Colômbia, em 2023 (Campestre de Cali), o formato de jogo foi mudado antecipadamente para uma dupla e três jogos individuais, em vez de duas duplas pela manhã e quatro jogos individuais à tarde. Infelizmente, isso não foi bom para o Brasil, que terminou em nono e último lugar no masculino, sendo rebaixado, ou seja, não pode jogar em 2024, na Argentina. retornando à chave este ano.