Notícias

  • Home >>
  • notícias
terça-feira 02 de setembro de 2025

Ribeirão Preto recebe de 5 a 7 de setembro a segunda maior competição de golfe do Brasil

Os melhores amadores disputam pontos para o Ranking Mundial e os profissionais R$ 100 mil em prêmios

 

O Ipê Golf Club de Ribeirão Preto (SP) será o centro das atenções do golfe nacional, de 5 a 7 de setembro, sexta-feira a domingo, quando recebe o 76º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo – 2025, a segunda maior competição de golfe do Brasil, atrás apenas do Campeonato Brasileiro. Estarão em campo 167 golfistas de 33 clubes, incluindo a elite do golfe amador brasileiro, que disputa pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional, e os melhores profissionais do país, que competem por uma bolsa de R$ 100 mil em prêmios.

Um dos destaques do torneio, que volta ao Ipê pela primeira vez desde 2020, é a competição profissional, com 21 participantes, incluindo sete dos Top 10 do Brasil, entre eles Odair Lima e Matheus Park, os números 2 e 3 do ranking nacional, e Gustavo Teodoro, head-pro do Ipê, que joga em casa como um dos favoritos. Rodrigo Lee, bicampeão do torneio, está competindo no Tour Coreano e não participa, assim como Rafa Becker e Axell Balestre, que jogam esta semana no Tour Mexicano. Esta é a quarta vez nos últimos seis anos e a terceira consecutiva que os profissionais valorizam ainda mais a principal competição do golfe paulista.

Amadores

A competição amadora reunirá 146 jogadores de todo o Brasil – incluindo 48 golfistas de alto rendimento – representando São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília. Serão 35 homens e 13 mulheres de olho nos pontos para o Ranking Mundial, que determina quem poderá representar o Brasil nas principais competições internacionais, como o LAAC (Latin America Amateur Championship), em janeiro de 2026, e o WALA (Women’s Amateur Latin America), em novembro próximo. O LAAC e o WALA dão vagas para participar dos principais torneios do Grand Slam do golfe profissional.

Além da elite do golfe que compete em três rodadas (54 buracos, 18 por dia), valendo também para o Ranking Nacional, outros 98 amadores jogarão apenas 36 buracos, no fim de semana, disputando pontos para os rankings estaduais. Além de disputar os troféus da classificação scratch, os golfistas amadores jogam divididos em faixas de handicaps, quatro masculinas e duas femininas. Ao todo, haverá 24 troféus em disputa.

Latino-Americano

O Aberto de São Paulo é ainda o último torneio do ano antes de ser definida a seleção paulista que representará o Brasil no Latino-Americano de Golfe, de 27 de outubro a 1º de novembro, no Karibana Cartagena Golf, em Cartagena, na Colômbia, com jogos no campo do Karibana Club. Os primeiros colocados das categorias dos rankings da FPGolfe estarão classificados e viajam com tudo pago para disputar esta que é a principal competição do continente para golfistas com handicap, a grande maioria dos praticantes do esporte. O Latino-Americano será gravado e transmitido pelo Golf Channel.

Entre os amadores destacam-se, no masculino, Andrey Xavier, de Brasília, defensor do título, e Herik Machado, do Damha Golf Club, de São Carlos (SP), que são, respectivamente, os números 1 e 2 do Brasil e da América do Sul no Ranking Mundial. Ambos estão entre os 50 melhores do mundo num ranking que reúne quase 5 mil dos melhores golfistas de 200 países. Outro destaque é o gaúcho Matheus Balestrin, de Porto Alegre, campeão em 2023.

Feminino

No feminino, Lauren Grinberg, do Lago Azul, a número 1 do Brasil e a melhor do país no ranking mundial, tentará vencer o torneio pela terceira vez consecutiva e oitava desde 2016. Destaque ainda para a carioca Maria Eduarda Rocha, a Duda, número 2 do Brasil, num grupo que reúne seis das oito melhores jogadoras do país e seis juvenis da elite do golfe paulista e brasileiro.

O 76º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – 2025 tem patrocínios de Tietê Agroindustrial; WTC CAPITAL | BTG Pactual; Daslu; Terraverde Agro; Regatec; World Sports; Itograss; Honda Lago-San; Sementes Brejeiro; Val Rocha Engenharia; Impact Jewels; Integral Dental; Triunfae – Turnaround e Reestruturação; e Prataria Rebouças. A Federação Paulista de Golfe tem patrocínios institucionais de Forvis Mazars; Copa Airlines; Grupo Vigorito; Avant – Luz para Você; e FPG Golf Center. Record Interior SP e The Golf Brasil são as mídias parceiras. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

Ipê Golf Club de Ribeirão Preto (IPGC)
Alameda Gustavo Simioni, 555
Vila do Golfe – CEP 14027-505
Ribeirão Preto – SP
Telefone (16) 3620-3386

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.