Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 12 de julho de 2021

O golfe se despede do jogador e dirigente José Joaquim Barbosa, do São Fernando

Ele nos deixou na noite deste domingo, 11 de julho, após uma longa enfermidade

 

JJ Barbosa sobre o fundo do campo do São Fernando. Montagem com fotos de Thais Pastor/F2 Assessoria

J.J. Barbosa sobre o fundo do campo do São Fernando. Montagem com fotos de Thais Pastor/F2 Assessoria

O golfe brasileiro despede-se de José Joaquim Barbosa, do São Fernando, que descansou na noite deste domingo, 11 de julho, após uma longa enfermidade. J.J. Barbosa, como era conhecido, ou simplesmente Barbosinha, foi um dos melhores jogadores do país, tendo vencido três vezes o Campeonato Amador do Brasil, em 1967, 1970 e 1982, nesse último, no São Fernando, vencendo por uma tacada para impedir o tricampeonato de Roberto Gomez.

Barbosa foi um dos primeiros sócios do São Fernando Golf Club, de Cotia (SP), onde seja como presidente, capitão ou diretor de campo foi um dos grandes responsáveis por fazer do percurso um dos melhores do Brasil, dando ao campo padrão e fama internacionais. Barbosa foi ainda vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), entidade onde atuou ainda inúmeras vezes como diretor, além de ser um dos primeiros brasileiros sócios do Royal & Ancient Golf Club of St Andrews, na Escócia, o clube de golfe mais antigo e importante do mundo.

Barbosa ajudou a fazer a história do Brasil na Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, onde atuou como jogador, capitão ou delegado. Como jogador, foi campeão em 1982, no São Paulo GC, jogando ao lado de Roberto Gomez, Marcelo Stallone, Carlos Dluhosch e Rafael Gonzalez (filho de Mário Gonzalez), tendo Ricardo Rossi como capitão. Barbosa, na época vice da CBGolfe, foi ainda o delegado da equipe brasileira campeã da Los Andes de 2011, no Gávea Golf (RJ).

A diretoria da Federação Paulista de Golfe manifesta seu mais profundo pesar pela perda do amigo e golfista e pede que Deus conforte o coração de sua família e amigos. Barbosa será lembrado por todos pelo muito que fez pelo golfe brasileiro.

Como posso te ajudar?

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.