Federação Paulista de Golfe

Notícias

  • Home >>
  • notícias
sábado 19 de dezembro de 2020

O golfe se despede de Anwar Damha, o empresário que ajudou a construir a história do golfe

Idealizador e fundador do Damha Golf Club, ele nos deixou, neste sábado, aos 90 anos

 

Anwar, na festa de encerramento do Aberto do Damha de 2013, entre Washington Cinel, patrocinador do evento, e Carlos Gonzalez, o Carlão, presidente do Damha GC. Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria

Anwar, na festa de encerramento do Aberto do Damha de 2013, entre Washington Cinel, patrocinador do evento, e Carlos Gonzalez, o Carlão, presidente do Damha GC. Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria

por! Ricardo Fonseca

O golfe paulista e brasileiro despediu-se neste sábado do empresário Anwar Damha, que nos deixou aos 90 anos. Dono de uma das maiores empresas do interior paulista, o Grupo Encalso Damha, com atuação em pecuária, construção pesada e loteamentos urbanos, entre eles o Parque Ecoesportivo Damha, complexo onde fica o Damha Golf Club, em São Carlos, Anwar faleceu em casa, por volta das 3h15, em São Paulo, de morte natural. Ele deixou cinco filhos e a esposa, Dona Maria Marcia. O velório, fechado para amigos e familiares, e o sepultamento foram realizados em São Carlos.

Anwar deixa um imenso legado, inclusive para o esporte, com destaque para o Damha Golf Club, que ele idealizou, construiu e inaugurou, em 2006, para ser um dos melhores campos de golfe do país e referência no esporte na América do Sul. O campo começou a ser construído em 2003 por Ricardo Rossi, um dos melhores golfistas amadores e profissionais que o Brasil já teve, tendo, inclusive, disputado o Masters, um dos torneios do Grand Slam do golfe mundial.

Além do campo de 18 buracos de padrão internacional, sede de muitas das mais importantes competições de golfe do país e de 13 edições do Aberto do Damha, considerado o evento mais animado e divertido do Brasil, o clube tem ainda o Damha Executive Course, um campo executivo de nove buracos de par 3, e é a sede da “Escolinha de Golfe Anwar Damha”, inaugurada em agosto de 2019, com o objetivo de revelar crianças de talento da região para o esporte.

Importância – Mesmo sem nunca ter jogado golfe, Anwar entendeu a importância que o esporte tem para empreendimentos, como os residenciais que ele lançou em São Carlos, dos quais o campo de golfe é o centro das atrações. Foram os amigos Jacob Federmann e Rosaldo Malucelli, do Terras de São José Golfe Clube, de Itu, pioneiros em condomínios com campos de golfe no Brasil, quem indicaram Rossi, então responsável pelo campo do Terras, para desenhar o campo do Damha.

Ricardo Rossi aceitou a incumbência, mas pediu liberdade para construir o campo do Damha com base nos buracos de golfe ao redor do mundo que mais havia gostado em sua carreira. Anwar deu carta branca ao projeto de Rossi, que custou o dobro do previsto inicialmente, mas o deixou muito feliz com o resultado. Sebastião Neres, que depois fez carreira independente de designer, na NGA Golf, foi quem executou o projeto idealizado por Rossi.

Contribuições – A Encalso (Engenharia e Construção da Alta Sorocabana), que integra o Grupo Encalso Damha, foi responsável por inúmeras contribuições à sociedade, o que fez Anwar ser considerado por seus pares como um homem de visão moderna e vanguardista, com grande visão social e o cuidado com o meio ambiente, segundo Antônio Petrin, que por 43 anos trabalhou ao lado de Anwar, relatou ao jornalista Gabriel Buosi, para a edição deste sábado do jornal O Imparcial Digital, de Presidente Prudente.

Petrin lembrou ainda que a expansão dos empreendimentos do Grupo, como no caso da Encalso Construções, gerou diversos trabalhos de grande porte e importância social, nas mais diversas regiões, com obras em rodovias, aeroportos, saneamento e infraestrutura urbana. Entre suas principais obras está a construção do Prudenshopping.