Notícias

  • Home >>
  • notícias
quinta-feira 31 de julho de 2025

Los Andes: Equipe masculina vence Argentina e Venezuela por 9 a 3 e divide liderança, no Equador

Meninas perdem da Colômbia, empatam com a Venezuela e estreiam em sexto lugar

 

Herik, o jogador mais efetivo da estreia, com 7 pontos em oito possíveis. Montagem com fotos de divulgação dos organizadores

Num dia inspirado, em que perdeu apenas um dos 12 confrontos da rodada de abertura, a equipe masculina do Brasil derrotou a tetracampeã Argentina (venceu em 2021, 2022, 2023 e 2024), e a Venezuela, ambos por 9 a 3, para somar 4 pontos e estrear na liderança da 79ª Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, que começou nesta quarta-feira, 30 de julho, e prossegue até dia 2, sábado, no renovado campo do Guayaquil Country Club, no Equador. No feminino, as brasileiras empataram com a Venezuela (6 x 6), mas perderam para a Colômbia, vice-campeã de 2024, por 8 x 4.

Cada dupla masculina do Brasil – Andrey Xavier/Herik Machado e Matheus Balestrin/Gui Grinberg – terminou os foursomes (tacadas alternadas) da manhã com três pontos, de uma vitória e um empate. À tarde, Dudu Matarazzo substituiu Gui nos jogos individuais também fazendo três pontos de quatro possíveis, mesmo resultado de Matheus. Herik venceu seus dois jogos sem nunca chegar no buraco 15, e Andrey venceu um e perdeu o outro jogo, por 4 & 2, para Mateo Pulcini, bicampeão do Aberto do São Fernando.

Foram três vitórias do Brasil e três empates contra a Venezuela, e quatro vitórias, um empate e uma derrota contra a Argentina. O Brasil divide o primeiro lugar com Colômbia, a quem enfrenta hoje, e Equador, que também venceram seus dois jogos de estreia. A Venezuela, que derrotou a Argentina vem em quarto, com dois pontos, ao lado de Paraguai e Peru, e a Argentina em sétimo e último, sem pontos, ao lado de Chile e Bolívia.

Feminino – No feminino o Brasil até teve chances de um resultado melhor contra a Colômbia, depois de uma vitória de Duda Rocha e Tota Gavião, em uma das duplas da manhã, e derrota na outra, com Vavá Bosselmann e Lau Grinberg. Mas à tarde, depois de uma vitória de Vavá no primeiro jogo individual, a Colômbia se impôs nos dois outros com facilidade contra Lauren e Maria Eugênia Peres, que substituiu Duda, para fazer 6 a 4. Tota ainda levou o jogo final até o buraco 17, mas, foi derrotada por 2 & 1.

Contra a Venezuela, o Brasil venceu as duas duplas e Vavá o primeiro jogo individual da tarde, por 5 & 4, deixando as brasileiras com 6 x 0 no placar. Mas o Brasil perdeu os três jogos finais, com Lau sendo a única a chegar ao 18, antes de perder por 1 up. Hoje o Brasil enfrenta o Chile, que venceu os dois jogos e divide a liderança com a Colômbia, e a Argentina, que vem sozinha em terceiro, com 3 pontos, também invicta. Peru e Uruguai têm 2 pontos; Venezuela, Brasil e Paraguai 1 cada, e o Equador é o lanterninha, sem pontos.

Delegação – Os capitães do Brasil são Pedro Garcia, no masculino, e Octávio Villar, o Fanta, no feminino. A equipe técnica tem ainda os treinadores Nelson Ribeiro e André Conolly, além da fisioterapeuta Rossana Quesa. Eudes de Orleans e Bragança, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, chefia a delegação.

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.