Com a rodada de treino oficial, começa nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, no Quinta da Baroneza Golfe Clube, em Bragança Paulista (SP), o 37º Campeonato Juvenil do Estado de São Paulo, válido como segunda etapa do Tour Nacional Juvenil. As rodadas oficiais do torneio válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para os rankings Nacional e da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) até 18 anos, serão jogadas de sexta-feira a domingo, de 20 a 23 de fevereiro.
Participam do Juvenil do Estado de São Paulo 68 dos melhores golfistas do Brasil, sendo 16 mulheres e 52 homens. Desses, 45 golfistas, somados os das categorias B (juvenil, de 16 a 18 anos) e C (pré-juvenil, de 14 e 15 anos) masculinas e femininas disputarão os títulos principais e os pontos para o WAGR. Haverá ainda competições nas categorias categorias D (até 13 anos), E (até 11) e F, para os menorzinhos.
No masculino, competem oito dos nove primeiros do Ranking Nacional Juvenil, com destaque para Luca Almeida (#1), do São Paulo Golf Club; Francisco Bromberg (#2), do Curitibano, que vem de uma vitória na etapa do RS, em janeiro; Gustavo Giacometti (#3), do Graciosa, que venceu a última edição do Juvenil do Estado de SP, no PL, em 2025; Arthur Fernandes (#4), do São Fernando, que foi o melhor brasileiro e ganhou pontos de campeão no Brasileiro Juvenil, há duas semanas; e Guilherme Yoshikawa (#5), do Bastos.
Outros destaques são Rafael Paiva (#6), de Brasília; Victor Machado (#7), de Japeri; Vicente Caliari (#9), do Santa Cruz; Henrique Cachapuz (#10), do Belém Novo; e Gabriel Jobim da Silva (#11), também do Belém Novo, entre outros.
No feminino, quase todas as melhores do ranking nacional juvenil feminino também estarão em campo. Os destaques são Eduarda Roggero (#1), do Porto Alegre, campeã no Tour Juvenil no RS e vice-campeã do Brasileiro Juvenil; Maitri Peychaux (#2), do Itanhangá, que acaba de vencer o Torneio Amistad Internacional, em Mar del Plata; Beatriz Menga (#4), do São Fernando; e sua irmã fraterna Sofia Menga (#5), também do São Fernando, vice-campeã no RS.
Tota Gavião (#3), do Belém Novo, bicampeã brasileira Juvenil, que voltou aos EUA, onde mora, será a única Top 5 ausente no Juvenil do Estado de São Paulo. Outros destaques são Maria Eduarda Souza (#6), do Arujá, que venceu esse torneio em 2024 para entrar para o WAGR; Alexa Alonso (#7), do São Fernando; Josefina Serrani (#8), do Itanhangá; Ana Fábia Matsuzaki (#9), do Londrina; e Gabriela Yoshikawa (#12), do Bastos, entre outras.
Dentro de seu programa de valorização do golfe juvenil, a FPGolfe ofereceu aos melhores de seus rankings até 18 anos isenção de hospedagem e da taxa de inscrição para o Juvenil do Estado de SP. Os beneficiados foram Luca Almeida, Arthur Fernandes, Guilherme Yoshikawa, Beatriz Menga, Alexa Alonso, Sofia Menga, Lorenzo Almeida (SPGC), Benicio Moreira Jorge (TSJGC) e David Knizek (CCSP)
A Comissão de Honra do torneio terá Eudes Bragança, presidente da Confederação Brasileira de Golfe; Flávio Maschietto, presidente da FPGolfe; e Álvaro Almeida, do Quinta da Baroneza. A Comissão Organizadora terá Vitor Maia, Alex Fernandes, Icaro Garcia, Frank Cazabon e Mauro Batista, que também é o Diretor do Torneio. A Comissão de Arbitragem será comandada por Frank Cazabon.
Os juvenis brasileiros estão disputando uma maratona de competições importantes neste início de ano, que começaram com o Campeonato Juvenil Estado do Rio Grande do Sul, 1ª etapa do Tour Nacional Juvenil, de 19 a 21 de janeiro, no Belém Novo, e prosseguiram com o Campeonato Brasileiro Juvenil, de 28 a 30 de janeiro, no São Paulo Golf Club, todos valendo também para o WAGR.
Além disso, vários juvenis já participaram também de duas etapas do Torneio Juvenil de SP, paralelo ao Brasil Kids, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Baroneza e no Fazenda da Grama, e dias 7 e 8 de fevereiro, na Fazenda Boa Vista, além de terem mais uma etapa no São Fernando, dias 28 de fevereiro e 1º de março. Ou seja, muitos juvenis terão disputado 15 rodadas de golfe competitivo em 42 dias corridos.
A Federação Paulista de Golfe tem como patrocinadores oficiais Forvis | Mazars, Copa Airlines; e Vigorito – 100 Anos; além de apoios de Avante – Luz para você; e The Golf Brasil, programa semanal de golfe da Band Sports, além de quadros exibidos na Band News e Band aberta.





