O Clube de Golfe de Campinas (foto acima), que vinha em nono lugar, fora da linha de classificação, venceu a oitava e última rodada da fase de classificação, todos na modalidade stroke play, disputada nesta terça-feira, 16 de julho, no Arujá, para conquistar uma vaga no G-8 do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino do Estado de São Paulo. O time de Sumaré, cidade vizinha a Campinas, que ganhou sete posições e saltou para o segundo lugar da tabela, tirou a vaga do Sapezal, até então sexto colocado, que não pontuou e caiu para nono lugar.
O Interclubes por Handicap de São Paulo, organizado há 22 anos pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), é a maior competição de golfe do país, tanto em duração, como em número de golfistas envolvidos. Este ano, o time campeão da temporada terá quatro de seus jogadores classificados para representar o Brasil no Campeonato Latinoamericano Interclubes de Golfe, de 7 a 12 de outubro, nos campos Teeth of the Dog e Dye Fore, da Casa de Campo, na República Dominicana. Todos viajarão com despesas de aéreo, hospedagem e inscrição pagas pela FPGolfe.
Mandos de jogo – O Anexo Golf, campeão de três das oito rodadas, incluindo as duas primeiras, terminou disparado na liderança do G-8, com 80 pontos, o que lhe dará o direito de disputar os jogos de volta das semifinais e final em seu campo, caso chegue até lá. A ordem final do G-8 determina os mandos de jogo. O Clube de Golfe de Campinas somou 63 pontos, mesmo total do Terras de São José, mas ficou em segundo lugar nos critérios de desempate, deixando o time de Itu, em terceiro. Veja tabela completa abaixo.
A fase decisiva, em jogos de match play, começa com a disputa das quartas de final, em jogo único, na quarta-feira, 31 de julho, no campo do Arujá, escolhido por sorteio entre os clubes finalistas com campos de 18 buracos. Cada equipe terá que colocar oito jogadores em campo simultaneamente, para dois jogos de duplas, um na modalidade Foursomes (Tacadas Alternadas) e o outro em Four Ball (Melhor Bola), seguidos de quatro confrontos individuais. O emparceiramento é feito por sorteio e escolha dos capitães.
Quartas de Final – 31 de Julho
Anexo Golf x Portal Japy
CG Campinas x Arujá
Terras de São José x São Fernando
Riacho Grande x Guarapiranga
Os vencedores desses quatro confrontos, classificam-se para as semifinais, em jogos de ida e volta, dias 14 e 28 de agosto, conforme o mando de jogo. Em caso de empate, a decisão se dará por pontos grandes (buracos ganhos) e, depois por pontos pequenos e em último caso, num confronto de match play, morte súbita, entre jogadores indicados pelos capitães, valendo o resultado gross. Os jogos da final serão dias 11 e 18 de setembro.
Para mais detalhes, leia a Regulamento
Etapa – O Clube de Golfe de Campinas venceu a etapa com as 138 tacadas dos dois melhores resultados – 69 – feitos por Henrique Meloni e Aparecido Rocha. O Riacho Grande ficou em segundo lugar com 139 tacadas de Serginério Vanderlinde (67) e Rubens Rizzo (72). O PL terminou em terceiro, mas não conseguiu entrar no G-8, ao somar 140 tacadas com Francisco Açakura (69) e Yoshiro Nagae (69). O Terras de São José foi o quarto colocado da rodada com 142 tacadas de Wesley Quitério (67) e Adson Souza (75).
Três jogadores empataram em primeiro lugar no individual, com 67 tacadas, cinco abaixo do par, mas Alexandre Sadao Iutaka ficou com o troféu de primeiro lugar nos critérios de desempate. O prêmio de vice-campeão foi para Serginério, enquanto Wesley, o terceiro empatado, ficava sem troféu. Três jogadores dividiram o quarto lugar, com 69 tacadas: Açakura, Meloni e Aparecido Rocha. Dos 72 participantes, 10 terminaram abaixo do par e outros quatro no par do campo.