Anexo Golf, de Avaré x Guarapiranga Golf & Country Club, de São Paulo; e Clube de Golfe de Campinas, de Sumaré x Terras de São José Golfe Clube, de Itu, são os jogos de ida que abrem as semifinais do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino do Estado de São Paulo nesta quarta-feira, 14 de agosto, com os clubes citados em primeiro lugar recebendo os adversários em casa. Os jogos de volta, com mando de jogo invertido, dando aos mais bem colocados do G-8 do Interclubes o direito de decidir em casa, serão dia 28 de agosto, também uma quarta feira.
O Interclubes por Handicap, organizado pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) é o maior evento desse esporte no Brasil, tanto em duração como em número de jogadores envolvidos. A competição de 2024, que reuniu 20 clubes de 16 cidades paulistas, teve oito rodadas de stroke play, de fevereiro a julho, na Fase de Classificação, quando time clube teve que colocar quatro jogadores em campo simultaneamente. Na Fase Decisiva, os oito times mais bem colocados disputam jogos e match play eliminatórios, a partir das quartas de final, onde necessitam colocar oito jogadores em campo simultaneamente para dois jogos de duplas – um de melhor bola (Four Ball) e outro de tacadas alternadas (Foursomes) – e para quatro confrontos individuais. Todos devem ter índex de 8,6 a 25,7, sendo que a soma não poderá ultrapassar 140,4. Vale o menor handicap do jogador na temporada.
Prêmio especial – Este ano, o time campeão do Interclubes de São Paulo terá quatro de seus jogadores classificados para representar o Brasil no Campeonato Latinoamericano Interclubes de Golfe, de 7 a 12 de outubro, nos icônicos campos Teeth of the Dog e Dye Fore, da Casa de Campo, na República Dominicana. Todos viajarão com despesas de passagens aéreas, seguro-viagem, taxa de embarque, alimentação, golf car, taxa de inscrição e uniformes pagas pela FPGolfe e seus patrocinadores, a Copa Airlines e a Forvis Mazars. Também participará do Latinoamericano, na Casa de Campo, uma equipe da FPGolfe formada pelos jogadores que mais pontuaram nos seis rankings por handicap índex (quatro masculinos e dois femininos) até a data de inscrição do time, além de um jogador scratch.
Com 12 pontos em disputa, 24 no total dos jogos de ida e volta (dois por vitória e um para cada em caso de empate), os clubes vencedores das semifinais serão aqueles que somarem 13 pontos ou mais. Em caso de igualdade em 12 a 12, os critérios de desempate serão, pela ordem, a soma dos pontos grandes (buracos ganhos) e a soma dos pontos pequenos (buracos a jogar). Caso persista o empate a decisão se dará em um jogo match play, sudden death, valendo o gross, entre um jogador de cada equipe, definido pelo capitão. A final, seguidos os mesmos critérios de mando e desempates, será nos dias 11 e 18 de setembro.