O Terras de São José Golfe Clube, de Itu, e Anexo Golf, de Avaré, venceram os jogos de ida das semifinais do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira, 14 de agosto. Agora, os mandos serão invertidos nos jogos de volta, dia 28 de agosto, também uma quarta feira, quando serão definidos os finalistas da competição organizada pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), que é o maior evento desse esporte no Brasil, tanto em duração como em número de jogadores envolvidos.
Além do título do torneio, este ano há um prêmio para lá de especial em jogo, uma vez que o time campeão do Interclubes terá o direito de indicar quatro de seus jogadores para representar o Brasil no Latinoamericano Interclubes de Golfe, de 7 a 12 de outubro, nos campos Teeth of the Dog e Dye Fore, da Casa de Campo, na República Dominicana. Todos viajarão com despesas de passagens aéreas, seguro-viagem, taxa de embarque, alimentação, golf car, taxa de inscrição e uniformes pagas pela FPGolfe e seus patrocinadores, a Copa Airlines e a Forvis Mazars. Também participará do Latinoamericano, na Casa de Campo, uma equipe da FPGolfe formada pelos jogadores que mais pontuaram nos seis rankings por handicap índex (quatro masculinos e dois femininos) até a data de inscrição do time, além do líder do ranking paulista scratch.
Anexo – O Anexo Golf, que foi o primeiro colocado entre os oito clubes que se classificaram para a decisão do título, conseguiu um resultado importante ao se impor por 10 a 2 contra o Guarapiranga, na casa do adversário. Ficou mais difícil reverter o resultado no jogo de volta, mas não impossível, pois há precedentes de viradas desse porte na história do Interclubes. O Guarapiranga venceu apenas o primeiro jogo individual do dia, onde Ik Soon Lee derrotou Adjalma do Carmo pela contagem mínima, 1 up, um dos dois únicos confrontos do dia que chegou ao buraco 18.
Depois disso só deu Anexo Golf. O time de Avaré venceu os outros três jogos individuais, com Dilmar Alves ganhando por 7&5 de Newton Ota (ganhava por sete buracos, restando cinco a jogar); Francisco Lima derrotando Dae Kun Park por 4&3; e Demétrio Ramos se impondo por 2 up (chegou ao buraco final vencendo por um e ganhou também o 18) contra Lyn Ahn. Nas duplas, os dois resultados foram de 3&2 para o Anexo: Rogério Tartari e Carlos Maciel derrotaram Luiz Sayeg e Osmar Vieira nos Foursomes (tacadas alternadas) e José Carlos Santos e Fábio Negrão ganharam de Norivaldo Teixeira e Tony Sang Park, no Four Ball (melhor bola).
Terras de São José – Já o Terras de São José recebeu o Clube de Golfe de Campinas, de Sumaré, em casa, e venceu pela contagem mínima, 7 a 5, o que deixa os dois clubes com chances de chegar à final. O Terras começou vencendo os dois primeiros jogos individuais do dia, com Adson Souza superando Aparecido Rocha, por 7&5, e Gustavo Taberner ganhando apertado de Henrique Meloni, por 1 up. O terceiro jogo entre Diego Lopes e Francisco Fonseca terminou empatado, e Leonardo Santos descontou para o time de Sumaré ao ganhar de Marcio Serdoz por 3&2.
O Clube de Golfe de Campinas empatou o confronto em 5 a 5 quando Denis Song e João Tomazelli ganharam de Ramiro Yabumoto e João Augusto Muniz, por 6&4, nas Tacadas Alternadas, mas o Terras de São José conseguiu a vitória definitiva nas duplas Best Ball, onde Wesley Quitério e Romiyoshi Sasaki derrotaram Ademir Pereira e Paulo Bernasse, por 3 & 2, fechando o placar em 7 a 5. Em buracos ganhos (pontos pequenos), primeiro critério de desempate, caso necessário, o Terras de São José está ganhando de 11 a 9.