A fase de classificação do 23º Interclubes por Handicap Index Masculino do Estado de São Paulo termina nesta quinta-feira, 7 de agosto, no Arujá Golf Clube, em Arujá, com a realização de sua oitava e última rodada. Apenas os oito times mais bem classificados, o G-8, classificam-se para a fase final, que terá confrontos eliminatórios de match play, a partir das quartas de final.
Dos 19 clubes participantes da maior competição de golfe do Brasil em duração e número de jogadores envolvidos, quatro já estão matematicamente classificados para avançar para as finais, dois estão quase lá, e cinco times disputarão as últimas vagas na rodada desta quinta-feira. O Interclubes é organizado pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).
Importância – Mas mesmo as equipes já classificadas vão com força total para a rodada decisiva. Afinal, tão importante quanto se classificar é terminar o mais acima possível na tabela, uma vez que nas quartas de final, em rodada única, o primeiro colocado vai enfrentar o oitavo (teoricamente mais fraco), o segundo joga contra o sétimo, e assim por diante. Isso vale também para as semifinais e final, em jogos de ida e volta, quando o time mais bem colocado no G-8 tem a vantagem de fazer o segundo jogo em casa.
Mas o maior presente para a equipe campeã do Interclubes será a vaga para que quatro de seus jogadores disputem, com tudo pago, a Copa das Nações, a competição por equipes do Campeonato Latinoamericano de Golfe, de 27 de outubro a 1º de novembro, no Dreams Karibana Cartagena Golf & Spa Resort, em Cartagena, na Colômbia. Esta é a mais importante competição para golfistas com handicap de todos os níveis do continente, com transmissão pelo Golf Channel.
No individual, o Brasil participa do Latinoamericano com uma seleção de jogadores paulistas líderes de seus rankings por handicap da FPGolfe, na época da convocação, que competem individualmente e ainda disputam a taça de campeão geral do evento. O Brasil vai defender os dois títulos, conquistados em 2024, na Casa de Campo, na República Dominicana.
Classificados – Anexo, Terras de São José, Riacho Grande e Imperial, respectivamente os quatro primeiros colocados, já asseguraram vagas pois, independentemente dos resultados desta quinta, não têm mais como deixar o G-8. São Paulo Futebol Clube e Guarapiranga, quinto e sexto colocados, estão quase lá, pois apenas uma combinação extrema de resultados os deixaria fora da disputa.
Os dois mais ameaçados de deixar o G-8 na rodada final são o Portal Japy e o Arujá, que vêm empatados em sétimo, com 42 pontos, fechando a lista, sendo que o Arujá, que vá jogar em casa, pode ser beneficiado. O Clube de Golfe de Campinas, primeiro fora do G-8, na nona colocação, pode garantir uma vaga caso termine a próxima rodada entre os três primeiros. O São Francisco (25) e o São Fernando (24), precisam vencer para avançar de fase, mas não dependem só de si mesmos, precisando que Japy e Arujá terminem em décimo ou pior e que o São Francisco não termine em segundo.
Veja a classificação atual, abaixo, e o horário de saída da etapa do Arujá