Federação Paulista de Golfe

Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 14 de dezembro de 2020

Imperial Golf Club conquista bicampeonato do Interclubes por Handicap Índex de SP

Clube de Bragança Paulista se impôs por 13 x 3 e nem precisou disputar os jogos da tarde

 

Imperial recebe a taça de campeão do Interclubes 2020. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Imperial recebe a taça de campeão do Interclubes 2020. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

O Imperial Golf Club, de Bragança Paulista, conquistou neste domingo o bicampeonato do 18º Interclubes por Handicap Índex do Estado de São Paulo ao derrotar o Clube de Campo de São Paulo por 13 x 3, na soma dos jogos de ida e volta. O Interclubes por Hcpx de SP, organizado pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), é a maior competição de golfe do Brasil, tanto em duração como no número de jogadores envolvidos.

Clube de Campo, vice campeao do Interclubes 650

Equipe do Clube de Campo recebe as medalhas de vice-campeã

Campeão fase de classificação, o Imperial, como líder do G4, mandou os jogos semifinais e finais em seu campo de 18 buracos, um traçado técnico, com bons greens e lindas vistas da vegetação e plantações desta estância climática do Circuito das Águas paulista, muito conhecida pelas linguiças que levam o nome da cidade. Na semifinal o Imperial derrotou o Riacho Grande por 14 x 10, marcando 8 x 4 no jogo de ida, em São Bernardo, e empatando o jogo de volta em casa. Já o Clube de Campo passou raspando para a final, depois de empatar em 6 x 6 seus dois jogos contra o Campinas Golf Center e se classificar por ter vencido mais buracos nesses confrontos.

Vitória – Desta vez o Imperial não deu chances ao adversário. No jogo de ida, no Clube de Campo, venceu por 9 x 3. Os dois jogos de duplas de match play em tacadas alternadas (Foursomes) pela manhã, ainda foram equilibrados. Eduardo Pacheco e Cassio Haddad fizeram um ponto para o Clube de Campo ao empatar com Renan Silva e Vanderlei Santos, mas o Imperial abriu 3 x1 com Robson Segalla e Ivair Tadei batendo Cassio Filizola e Lourenço Mendonça por 3 & 1 (vencera por 3 buracos, restando um a jogar).

Todos os campeoes do Interclubes Hcpx de SP 2003 a 2020Nos quatro jogos de match play individuais da tarde, foram três vitorias seguidas para o Imperial: Renan ganhou de Pacheco por 2 & 1; Etore Silva superou de Duncan Egger por 5 & 3; e Segalla derrotou John Pacey por 4 & 2. A única vitória do dia do Clube de Campo foi de Filizola, que bateu Ivair por 1 up, um buraco de vantagem no único jogo do dia que chegou ao 18.

Decisão – Com a grande vantagem que abriu no sábado, o Imperial só precisava vencer dois dos seis jogos de domingo, em casa, para ser campeão. E foi o que fez logo pela manhã, quando Renan e Vanderlei ganharam de Pacheco e Olivier Girard por 3 & 2, enquanto Segala e Ivair batiam Filizola e Pacey por 5 & 3. Resultado, 4 x 0 no dia, 13 x 3 no total. Com isso os jogos individuais da tarde não eram mais necessários e foram jogados como amistosos.

Após o almoço com churrasco, onde não podiam faltar as linguiças de Bragança, Mauro Batista, diretor executivo da FPGolfe comandou a entrega de prêmios, que teve medalhas para os campeões e vices e a entrega da taça de posse transitória ao Imperial, que ficará com ela mais um ano. Mauro aproveitou para anunciar mudanças na forma de disputas do Interclubes por Hcpx de 2021, que serão anunciadas em breve. O Interclubes de 2020 reuniu 18 clubes paulistas.

Histórico – Com os títulos de 2019 e 2020, o Imperial tornou-se o terceiro clube a defender com sucesso o título do ano anterior, seguindo-se ao Campinas Golf Center (2017 e 2018) e à Associação Esportiva São José (2014 e 2015). O Bauru também tem dois títulos, mas não consecutivos (2013 e 2016). O maior campeão, com três títulos, continua sendo o Guarapiranga (2004, 2009 e 2012). Em 18 anos o Interclubes já teve 12 diferentes campeões.