Fernando Silva, do Campinas Golf Center jogou 74 tacadas, duas acima do par, num dia difícil para todos os golfistas, para assumir a liderança isolada do Honda Open – 48º Campeonato Aberto do Arujá Golf Clube 2024, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, 20 de setembro, valendo pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e Ranking Nacional. No feminino, Solange Cabral de Souza, a Sol, lidera uma à frente de três jogadoras. O torneio termina domingo, 22.
Fernando não começou bem ao jogar quatro acima de ida, mas reagiu ao fazer três birdies na segunda metade do campo – recorde do dia –, recuperar duas tacadas e liderar com 74. Ele é seguido de perto por Marcos Negrini, do Damha, bicampeão do torneio em 2022 e 2023, quarto colocado do ranking nacional e quinto brasileiro mais bem colocado do WAGR, entre os 300 melhores amadores do mundo.
Mais destaques – Igor Cruz, também do Damha, 9º do ranking nacional e apontado como o principal adversário de Negrini, era o líder após os primeiros nove buracos, com uma acima, mas fez cinco bogeys na segunda metade do campo para jogar 78 e ficar sozinho em quarto lugar. O juvenil Lee Taeyeon, do Terras de São José Golfe Clube, jogou 79 e foi o último a quebrar as 80 tacadas na estreia.
No feminino, Solange Cabral de Souza, a Sol, com Guarapiranga, saiu na frente a o jogar 87 tacadas e abrir uma tacada de vantagem sobre três golfistas, que jogaram 88: Flavia Kim, também do Guarapiranga; Stela Miyagi, do Arujá, e Juliana Passos, do Riacho Grande. Mi Ja Kim, do Clube de Golfe de Campinas, vem a seguir, com 89, deixando as cinco primeiras colocadas separadas por apenas duas tacadas. Flávia Kim lidera na classificação por handicaps índex até 16, com três abaixo, seguida por Mi Ja Kim, com duas abaixo.
Sete estados – Neste final de semana entram em campo mais 134 golfistas, para um total de 168 jogadores de 32 clubes de sete estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Amazonas, Pará e Ceará), que participam do Honda Open – Aberto do Arujá 2024. São 118 homens das categorias com handicaps índex de 8,6 em diante, e 16 mulheres na 16,1 a 25,7, que se juntam aos 34 participantes de handicaps mais baixos que estrearam nesta sexta-feira. Todos competem por pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).
O Riacho Grande, com 11 jogadores; e o Guarapiranga e o Clube de Golfe de Campinas, com 10 jogadores cada, têm as maiores delegações visitantes do Aberto. Mas merecem destaque o Caxangá, de Recife (PE), que levou oito jogadores para o torneio, e a Federação Norte de Golfe (FNG), com seis participantes, sendo 4 do Manaus Country Club, do Amazonas. O Paradise, de Mogi das Cruzes, tem sete jogadores em campo, e Sapezal, Associação Esportiva São José, São Paulo Futebol Clube e PL Golf Club, quatro jogadores cada.
Anfitriões – Otávio Mizikami, da Honda, patrocinador Master do evento, uma das marcas que mais apoia o golfe no Brasil e no mundo, estará em campo ao lado de Ademir Mazon, do Sapezal, presidente da FPGolfe, entidade que está organizando o 11º torneio do Ranking Mundial em 2024. Mario Numada, presidente do Arujá Golf Clube, preferiu não competir por estar envolvido com a organização do evento, mas jogará amistosamente no domingo ao lado de patrocinadores, dirigentes e outros convidados.
A parte social é um dos diferenciais do Aberto do Arujá, que servirá café da manhã no final de semana, da 5h30 às 11 horas; almoço de sábado, incluindo temakis, salgadinhos e Open Bar de chopp e refrigerante, com música ao vivo; e almoço de domingo com Porco no Rolete, além de salgadinhos e Open Bar de chopp e refrigerante. Após o término dos jogos serão servidos aperitivos e comidinhas durante a cerimônia de premiação e encerramento, seguida por sorteio de dezenas de brindes oferecidos pelos patrocinadores.
Patrocínio – O Honda Open – 48º Campeonato Aberto do Arujá Golf Clube, tem Naming Rights da Honda; e patrocínios de Axalta; SKN; America Realyt; Alta Vista; IBL; Sompo Seguros; Niterra; LG; Sakuratec; Plena Saúde; Daikin; Otugui; Moura; Rojas Siqueira; Rinnai; Dibacorp; Cragea; Classe Capital; Enagic; Cyrela; Globus; Lab Systen; Midori Auto Leter; Kobber; Bonare; Clubcar/Bahia Golf Car; Hospital Nipo; Agastur; Previna; Akio; Era e Nagoshi; e Hoss. A organização é do Arujá Golf Clube; com apoio da Federação Paulista de Golfe e Prefeitura de Arujá; e supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e WAGR.