Sete jogadores estrangeiros, sendo cinco profissionais e dois amadores, estão confirmados para o Grama Pro Invitational & Pro-Am – 2025, que será realizado de 25 a 29 de junho (quarta-feira a domingo), com premiação total de R$ 200 mil, a maior da temporada nacional, além de valer para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).
O evento no Fazenda da Grama Country & Golf Club, em Itupeva (SP), começa na quarta-feira, dia 25, com a volta oficial de treino, seguida pelos três dias da competição de 54 buracos (dias 26 a 28, quinta-feira a sábado). O encerramento será no domingo, dia 29, com um Pro-Am para profissionais e amadores convidados.
Estrangeiros – Dos sete estrangeiros confirmados, três garantiram a vaga ao passar o corte no Grama Pro de 2024: os profissionais Nilson Cabrera, do Paraguai, e Juan Alvarez, do Uruguai, além do amador paraguaio Matias Koropeski. Os outros quatro, todos do Paraguai, que jogarão com convite dos organizadores, são os profissionais Gustavo Silvero, Raul Fretes e Hector Baez, e o amador Alejandro Echague.
Campeão Sul-Americano Amador de 2016, no Peru, no auge de uma importante carreira amadora, o profissional uruguaio Juan Alvarez disputa o Grama Pro pelo segundo ano consecutivo, depois de um sétimo lugar em 2024, quando foi um dos quatro únicos golfistas que nunca jogaram acima do par. Também no ano passado, Alvarez foi vice-campeão do Aberto do Itanhangá, com 13 abaixo, perdendo apenas para Felipe Navarro.
Mais destaques – O profissional paraguaio Gustavo Silvero, de 25 anos, que ficou em 23º no Grama Pro de 2023, é outro que vem de atuações destacadas no Brasil, a última delas há três semanas, quando, em parceria com Pablo de la Rua, foi campeão do torneio de duplas do CBG Pro Tour, no Royal Golf (PR). Em 2024, Silvero teve outros três Top 5 em torneios profissionais no Brasil: foi vice-campeão do Casa da Paz e 4º no SPGC PRO Invitational, ambos em dezembro, e 4º colocado no Aberto do Itanhangá, em outubro. Nilson Cabrera, que ficou em 23º no Grama Pro de 2024, e foi 14º em 2023, volta a jogar, desta vez ao lado dos também paraguaios Raul Fretes e Hector Baez.
Entre os amadores do exterior, Matias Koropeski, nascido na Argentina, mas que defende o Paraguai, tenta passar mais um corte, depois de ter ficado na 27ª e última colocação em 2024. Ele foi campeão do Optimist International de 2023 e atualmente defende a Universidade da Carolina do Norte, da Divisão 1 da NCAA. Alejandro Echagüe, o outro da lista, foi campeão amador do Aberto do Itanhangá de 2024 e 3º colocado no Juvenil Aberto Estado de São Paulo, em janeiro passado.
Patrocinadores – O Grama Pro Invitational & Pro-Am – 2025 tem patrocínio de Daikin, Jaguari/Estâncias da Grama, Sciath, Bradesco Private Bank, Stuttgart Porsche, Unimed, Certacom, Regatec, Quaestus, Red Asset, Matrix, Go Care Saúde, Green Grass, Graber, Spot X Hotel Orlando, Água Prata, La Basque, Elektra e E-bullet. A organização é do Fazenda da Grama Country & Golf Club, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe.