Apesar dos reflexos negativos da crise econômica em todos os setores, incluindo o esporte, e da coincidência de datas entre dois dos principais torneios do estado, em clubes próximos, o golfe paulista vive um memento especial esta semana com a realização simultânea de dois torneios oficiais do calendário da Federação Paulista de Golfe (FPG). Somados, os dois eventos tiveram mais de 300 inscrições e irão colocar 230 golfistas em campo, incluindo 29 mulheres, e ainda restaram longas filas de espera.
O primeiro a ser jogado é o 11º Aberto Fazenda da Grama Embrase, sexta e sábado, no campo de 18 buracos de Itupeva, que está entre os melhores do Brasil. O torneio integra o calendário da Federação Paulista, embora não seja válido para o ranking devido à opção de a competição ser jogada com uso de carts e ter saídas simultâneas na volta final, o que permite aliar o elevado nível técnico com a confraternização e as intensas atividades sociais.
O Aberto Fazenda da Grama Embrase teve duas aberturas de inscrições, uma para sócios e outra para jogadores de fora, e, em ambas, as vagas se esgotaram em poucas horas. No total, houve 150 inscritos, para 100 vagas, dos quais 12 são mulheres. Importantes jogadores do golfe paulista estarão disputando o título scratch, como dois ex-campeões da Grama, Roberto Gomez e Eduardo Costa, além de Eduardo Walker, André Rossi, Caca Vieira, e o capitão Pedro Martins, entre muitos outros.
Campinas – Já no 53º Campeonato Aberto Masculino e 34º Feminino do Clube de Golfe de Campinas, em Sumaré, esse válido para os rankings scratch e com handicap da Federação Paulista de Golfe (FPG), houve 154 inscritos, para 130 vagas, sendo que haverá 17 mulheres em campo. O evento de Campinas também terá intensa programação social, incluindo um jantar no sábado, que contará com a presença do prefeito de Sumaré, convidado de Antônio Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPG).
A parte esportiva não ficou atrás, com a presença de oito dos dez primeiros colocados do ranking paulista adulto scratch, incluindo o número 1, Lucas Park, do Paradise. Os outros são Paulo Vitor Mattos (IPGC), Fernando Vieira dos Santos (IBGC), Marcos Negrini (DGC), Joakim Thrane (CCSP), Fernando Augusto Silva (AGRC), Matheus Park (PAGC) e Thomas Choi (TSJGC).
Trabalho – Para Antônio Padula, presidente da FPG, não foram surpresas ambos os recordes de inscritos. “Reunir tantos golfistas no mesmo final de semana e em dois campos próximos é a prova de que acreditar no esporte e investir em trabalho sério e árduo são o melhor remédio para qualquer crise”, diz o dirigente. “E não podemos nos esquecer de que Campinas é o maior centro do golfe do Brasil”, ressalta. “Temos perto de 60 campos na Grande Campinas (19 municípios), região que representa uma das maiores economias do Brasil”.





