Notícias

  • Home >>
  • notícias
quarta-feira 21 de janeiro de 2026

Francisco Bromberg e Eduarda Roggero vencem torneio de abertura do Tour Nacional Juvenil

Luca Almeida, vice-campeão geral, e Alexa Alonso levam os títulos pré-juvenis no Belém Novo

 

Eduarda Roggero e Francisco Bromberg, campeões do Juvenil no Belém Novo. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria/arquivo

por | Ricardo Fonseca

O paranaense Francisco Bromberg, de ponta a ponta, e a gaúcha Eduarda Roggero, de virada, foram os campeões gerais e da categoria juvenil (16 a 18 anos) da etapa do Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre, que abriu o Tour Nacional de Golfe Juvenil de 2026 com jogos de segunda a quarta-feira, 19 a 21 de janeiro. Na categoria pré-juvenil (14 e 15 anos), os campeões foram os paulistas Luca Almeida, vice-campeão geral, e Alexa Alonso. O torneio valeu para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

Luca Almeida, vice geral, foi campeão pré-juvenil ao lado de Alexa Alonso (ao lado)

Esta foi a primeira vitória de Bromberg em torneios do WAGR, onde só entrou em junho de 2025 ao terminar em segundo lugar no Aberto do Alphaville Graciosa, vencido por Herik Machado. Com esse título, o atleta do Curitibano encerra mais de dois anos de jejum em títulos dos rankings nacionais, depois de ter vencido as etapas do Tour Nacional Juvenil do Porto Alegre e do Curitibano, em março e maio de 2023.

Ponta a Ponta

Bromberg saiu na frente com uma volta de duas acima do par, na segunda-feira, e abriu grande vantagem ao jogar quatro abaixo e melhor volta de todo o torneio, na terça. Nesta quarta-feira, ele fez três birdies para jogar duas abaixo e vencer com 212 (74-68-70) tacadas, quatro abaixo no total, e seu o único a terminar a semana com duas voltas abaixo do par.

O outro único a jogar abaixo do par na semana foi Luca Almeida, do São Paulo, que somou 223 (80-69-74), sete acima, para dividir o segundo lugar com Gustavo Giacometti, do Graciosa, que também somou 223 (75-75-73). João Vítor Mello, do Porto Alegre CCC, terminou em quarto com 233 (82-73-78), seguido por Victor Machado, de Japeri, com 235 (78-79-78).

Na classificação dos juvenis, Bromberg foi seguido por Giacometti, o vice, e João Vítor, que completou o pódio em terceiro. Já entre os pré-juvenis, Luca Almeida venceu de ponta a ponta e por 13 de vantagem sobre Henrique Cachapuz, do Belém Novo, que somou 236 (82-76-78). Vicente Caliari, do Santa Cruz, levou o troféu de terceiro lugar com 244 (83-80-81).

Feminino

Eduarda Roggero, que já estava no ranking mundial desde o final de março de 2025, quando terminou em segundo no Brasileiro Juvenil, teve muito mais trabalho para conquistar seu segundo título em torneios do WAGR, seguindo-se ao da etapa do Tour Juvenil do Rio Grande do Sul, em maio passado. Ela saiu na frente, perdeu a liderança no segundo dia e só levou o título ao fazer a melhor volta de todo o torneio na volta final e somar 238 (80-82-76).

Beatriz Menga, do São Fernando, que virou o jogo na terça-feira com a melhor volta do dia, perdeu duas posições e terminou em terceiro, com 241 (82-77-82), Ela foi superada por sua gêmea (não idêntica) Sofia Menga, que foi a melhor em campo na soma das duas voltas finais e foi vice-campeã com 240 (85-78-77) tacadas.

Quase lá

Sofia liderava por duas até o buraco 16, prestes a carimbar sua entrada no ranking mundial, quando um duplo bogey-7, seguido de bogey no 18, a deixou apenas como vice-campeã. Pode ainda não ter sido desta vez, mas ela está muito perto de entrar para o ranking mundial, um dos objetivos que mais persegue. Maria Eduarda Souza, do Arujá, vice-líder da véspera, fez sua pior volta da semana e caiu para o quinto lugar, com 244 (82-79-83), atrás ainda da argentina Josefina Serrani, que ficou em quarto, com 243 (82-83-78).

Alexa Alonso, do São Fernando, terminou em sexto na geral, mas foi campeã pré-juvenil, com 248 (87-84-77), de ponta a ponta, com direito a fazer o segundo melhor resultado feminino do torneio na volta final. Aurora Hammoud, do  Iguassu Falls, foi a vice-campeã com 255 (89-82-84), seguida por Bruna Garcia, do Graciosa (92-92-86) e por Victoria Noronha, do Porto Alegre (90-88-92), que dividiram o terceiro lugar, com 270. Bruna levou o troféu de terceiro lugar nos critérios de desempate.

A competição, que reuniu 56 meninos e meninas de até 18 anos, foi uma realização da Federação Riograndense de Golfe, com apoio do Belém Novo Golf Club e da Confederação Brasileira de Golfe. A delegação paulista, com 16 jogadores, foi representada por Mauro Batista, diretor executivo, e José Alex Fernandes, Diretor Juvenil da entidade.

Resultados completos

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.