
Tota: líder por três tacadas, em busca do bicampeonato juvenil brasileiro. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação
A gaúcha Maria Antônia Gavião, a Tota, deu um importante passo para defender seu título ao estrear em primeiro lugar, com 71 tacadas, o par do campo, no 36º Campeonato Brasileiro Juvenil e Pré-Juvenil de Golfe, nesta quarta-feira, 28 de janeiro, no São Paulo Golf Club. A carioca Maitri Peychaux, campeã pré-juvenil dos dois últimos anos, que faz sua estreia na categoria juvenil, vem em segundo lugar, com 74 tacadas.
No masculino, o destaque da competição validada para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para os Rankings Nacionais até 18 anos, que prossegue até sexta-feira, 30, foi o chileno Diego Serrano, que fez quatro birdies nos sete buracos finais, para jogar 67 tacadas, quatro abaixo, e se isolar em primeiro lugar. Com isso ele terminou uma à frente dos paulistas Arthur Fernandes e Luca Almeida.
Tota, que está morando e jogando nos EUA, chegou como favorita para conquistar o bicampeonato e não decepcionou. Ela liderou desde o buraco 1, onde fez o primeiro de seus quatro birdies do dia, e estava com duas abaixo, antes de terminar a rodada – sob ameaça de um temporal com raios que se aproximava rapidamente –, com bogeys no 16 e no 18. Maitri, ao contrário, começou com bogey no 1, jogou três acima de ida com um duplo bogey-5 no buraco 9, recuperou duas tacadas, mas devolveu ambas com bogeys no 17 e no 18.
A também gaúcha Eduarda Roggero terceira, com 75, teve um começou ainda pior, ao fazer um triplo bogey-7 no buraco 1, antes de jogar o par do campo, com dois birdies, nos 17 buracos finais. Entre as pré-juvenis (até 15 anos), o destaque foi a paulista Alexa Alonso, que terminou o dia com empatada em primeiro com a chilena Antonia Saez, ambas com 80 (+9)
Até a arrancada final do chileno Serrano, terceiro colocado do Candy Hannemann AJGA IPS Junior Championship, em junho passado, no São Fernando, o líder era Arthur Fernandes, que abriu o dia com um eagle das 120 jardas no buraco 1, onde embocou de backspin, e ainda fez birdie no buraco 2. Arthur vinha com cinco abaixo no tee do buraco 12, mais dois bogeys o derrubaram para o segundo lugar, uma atrás do líder.
Luca Almeida, que joga em casa, também duelou pela ponta até o final. Ele fez duas abaixo de ida, com três birdies, e depois de dez pares seguidos fechou o dia com birdie no 18, para ser mais um vice-líder. Luca lidera com folga na pré-juvenil, quatro tacadas à frente do chileno Samuel Trucco, vice-líder com 72 (+1).
Depois do forte temporal com raios que interrompeu a volta de treino, na tarde de terça-feira, e após novas ameaças de raios, nesta quarta, que fizeram soar as sirenes de alarme no momento em que o último grupo – o pelotão das meninas – deixava o campo, novos temporais são aguardados na conclusão do Brasileiro Juvenil.
Nesta quinta-feira, na segunda rodada, a previsão é que as chuvas comecem até mais cedo, por volta do meio-dia, mas na sexta pode ser pior. São esperadas chuvas fortes desde a madrugada, prosseguindo por toda a manhã, o que pode resultar em atrasos ou até no cancelamento da rodada, caso em que valeriam os resultados dos dois primeiros dias.





