Douglas Black, o Doug, capitão do Sapezal, era o favorito, mas teve seu título ameaçado até o final da rodada e precisou embocar de fora para fazer birdie no 18 e vencer o 10º Torneio ABGS de Golfe Sênior da Associação Esportiva São José, nesta quinta-feira, 19 de outubro. O torneio integrou as comemorações dos 110 anos do maior clube poliesportivo de São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), que coincidiram também com os 50 anos de inauguração do campo de golfe.
Aguarde, neste mesmo link, o álbum completo
Doug chegou ao buraco final vencendo por uma, mas errou o green e deu a chance de Valdir Marques, que jogava como convidado e estava no green com a segunda, igualar ou superar seu resultado. Mas Doug reagiu e embocou de fora para fazer seu único birdie do dia e comemorar o título com 77 tacadas, sete acima do par. Doug jogou quatro acima de ida, com um duplo bogey, e três acima de volta, com seu birdie final.
Destaques – De qualquer forma, Marques, que fez par no 18 e terminou com 79, não competia pelo título scratch, apenas pelo de convidados, por não ser associado da ABGS. Outro que fez frente a Doug foi Ricardo Iguchi, diretor da ABGS na Associação Esportiva São José, que liderou após os primeiros nove buracos com três acima, contra quatro de Doug, antes de terminar com 82 gross. O torneio valeu para os rankings scratch sênior e pré-sênior da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).
Jaime Chung, do Guarapiranga, terminou em segundo na scratch, com 83, mas foi o campeão da categoria com handicap índex até 14, com 73 tacadas. As demais categorias foram disputadas no sistema stableford, de soma de pontos. Na 14,1 a 23, o campeão foi Ricardo Iguchi, com 37 pontos. O pódio teve ainda Henry Munhoz, do Riacho Grande, vice com 33, e Hélio Matsuda, do Arujá, que também somou 33, mas ficou terceiro nos critérios de desempate.
Mais premiados – Na 23,1 a 32, José Aparecido dos Santos continua imbatível, levando o título com 41 pontos. Umberto Facchinei, do Imperial, com 56, e Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, completaram o pódio.
Nas classificações por idades, Roberto Wu Yu, do São Paulo venceu na 60 a 65 anos, com 31 pontos; Eduardo Gunther de Figueiredo ganhou na 66 a 70 anos, com 33 pontos; Alfredo de Larrea foi o melhor da 71 a 75 anos, com 30 pontos; e Francisco Matarazzo, do São Francisco, foi o campeão, com 15 pontos. Entre os pré-seniores (40 a 54 anos), José Góes, do Imperial, foi campeão da 14,1 a 32, com 29 pontos.
Zhu Sem Mei, do São Paulo, venceu a categoria feminina de 16,1 a 32, mesmo total de Iracema Ariyoshi, de São José, que foi a vice-campeã nos critérios de desempate. Eliane Viana da Silva, que jogou em casa, venceu a categoria feminina para convidados, com 35 pontos. Já na categoria masculina de convidados, o pódio só da casa teve José Luiz Jacomini campeão com 37 pontos, seguido por Valdir Marques, com 36, e por Takanori Uemura, com 33.
Premiação – A cerimônia de entrega de prêmios, no renovado restaurante do clube, agora todo envidraçado e com ar-condicionado central, foi durante o almoço de confraternização, onde foram servidas duas paellas, uma de frutos do mar, e outra chamada “Caipira”, com carnes e embutidos variados. No final, foram sorteadas garrafas de vinho e pacotes de cerveja Heineken.
Nilton Alves, gerente executivo da ABGS, apresentou a entrega de prêmios que teve a mesa formada por Ricardo Iguchi, diretor ABGS na Associação Esportiva São José; Humberto Monte Neto, diretor ABGS no Nordeste, e José Luiz Jacomini, representando o clube.
Próximos torneios – O próximo torneio será o 43º Campeonato Brasileiro ABGS de Golfe Sênior – Taça Mario Gonzalez, de 8 a 10 de novembro, no Gávea no Campo Olímpico, do Rio de Janeiro (RJ); o 20º Torneio ABGS de Golfe Sênior do PL Golf Clube, dia 23 de novembro, em Arujá (SP); e o Torneio da Virada ABGS 2023/2024 & 2ª Copa dos Presidentes, dia 7 de dezembro, no Damha Golf Club, em São Carlos.