Notícias

  • Home >>
  • notícias
sexta-feira 28 de novembro de 2025

Damha e A.E. São José farão a final do Interclubes Scratch de São Paulo de 2025

Decisão do título começa dia 7, em São José dos Campos, e termina dia 14, em São Carlos

 

Equipe do Damha vai em busca do bicampeonato. Foto: divulgação/DGC

O Damha Golf Clube e a Associação Esportiva São José venceram seus jogos das semifinais e decidirão o título do 35º Torneio Interclubes Scratch Masculino do Estado de São Paulo, em jogos somatórios de ida e volta. A decisão começa dia 7 de dezembro, em São José dos Campos, e termina dia 14, em São Carlos. Cada confronto do Interclubes Scratch, organizado pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), tem cinco jogos, um jogo de duplas e quatro individuais, todos na modalidade match play.

O Damha, que defende o título ganho em 2024, tenta vencer pela quarta vez em nove anos, depois de ter sido bicampeão em 2016 e 2017. O torneio não foi jogado em 2020 por causa da pandemia. São José, por sua vez, busca o segundo título em 10 edições, depois de ter sido campeão, em 2014, com Ricardo Costa Pinto e Donizete Souza – que ainda estão no time –, além de Victor Costa Pinto, Richard Dordevic, Rogério Oliveira e Rodrigo dos Santos.

São José

São José, que este ano joga com os reforços de Fernando Silva e Fernando Vieira, foi o primeiro clube a se classificar, ao derrotar o São Fernando por 5,5 x 4,5. Campeão em 2021 e 2018 e vice em 2023, 2019 e 2015, o São Fernando, que recebeu o jogo de ida, no dia 5 de outubro, saiu na frente ao vencer em casa por 3,5 x 1,5. Mas no jogo de volta, em São José dos Campos, o time da casa se impôs por 4 x 1, vencendo de virada, por 5,5 x 4,5, na soma das duas rodadas.

O jogo de volta foi no dia 19 de outubro. O time de São José jogou nas semifinais com Fernando Silva, Fernando Vieira, Donizetti Souza, Diogo Oliveira, Ricardo Pinto e Bruno Priante. Já o São Fernando teve Pedro Garcia, Hélio Meirelles, Felipe Shutter, Marcos Tomasi, Matheus Martinelli, Leonardo Dalle, David Somlo e Alex Hirai.

Damha

O Damha deu um importante passo para chegar à final ao surpreender o São Paulo, na casa do adversário, por 3 x 2, no dia 19 de outubro. Devido ao apertado calendário de competições, o jogo de volta, em São Carlos, só aconteceu no dia 23 de novembro. Desta vez o Damha venceu por 4 x 1, totalizando 7 x 3 na soma dos dois confrontos. Um baque para o clube de golfe mais antigo do Brasil que havia sido campeão (2015, 2019, 2022 e 2023) ou vice (2016, 2017, 2018 e 2021) por oito edições consecutivas.

O Damha jogou com Herik Machado, Marcos Negrini, Igor Cruz, Matheus Oliveira, Allan Freire, Rogério Cardoso e André Cordeiro. Já o São Paulo teve Pedro da Costa Lima (Pepê), Marcelo Gullo, Luiz A. P. Almeida (Gugu). Max Assumpção, Thomas Mantovanini, Mariano Barreto, Tony Harvey, Marcelo Campos, Beto Gauss e Sergio Oba.

Forma de disputa

Até 2019 a disputa do interclubes scratch era feita dois dias, em jogos de duplas e individuais, com descarte dos piores resultados e somatória de tacadas, e ainda havia duas divisões, com acesso e descenso. A partir de 2021 – ou seja, pós pandemia – o torneio passou a ser de match play eliminatório, a partir das oitavas de final, com um jogo de duplas best ball e quatro individuais, em confrontos de ida e volta.

 

 

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.