Notícias

  • Home >>
  • notícias
quinta-feira 29 de janeiro de 2026

Brasileiro Juvenil: Arthur Fernandes iguala melhor volta do torneio, vira jogo e abre três de vantagem

Tota Gavião mantem liderança, com Maitri, duas atrás. Luca e Alexa lideram na pré-juvenil

 

Arthur: Seis birdies em oito buracos para liderar por três. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

No alto, Yoshikawa e Luca. Abaixo, Tota e Maitri

O paulista Arthur Fernandes fez seis birdies, sendo quatro consecutivos, num intervalo de oito buracos, para igualar a melhor volta do torneio, virar o jogo e chegar à terceira e última rodada do 36º Campeonato Brasileiro Juvenil e Pré-Juvenil de Golfe vencendo por três tacadas de vantagem. O mais importante torneio para golfistas de até 18 anos do Brasil, que termina nesta sexta-feira, 30, no São Paulo Golf Club, vale para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para os Rankings Nacionais juvenis.

Entre as meninas, a gaúcha Maria Antônia Gavião, a Tota, que defende o título, manteve a liderança isolada, mas viu sua vantagem cair de três para duas tacadas sobre a carioca Maitri Peychaux, que estreia na categoria juvenil depois de ter sido campeão brasileira pré-juvenil (até 15 anos) nos dois últimos anos. Os líderes das categorias pré-juvenis após 36 buracos, são os paulistas Luca Almeida e Alexa Alonso.

Masculino

Arthur, campeão brasileiro pré-juvenil de 2025, quando ficou em terceiro na classificação geral, terá a oportunidade de entrar para o WAGR com uma vitória no São Paulo. Depois de meses sem jogar abaixo do par em torneios do ranking nacional, Arthur finalmente reencontrou seu melhor golfe, sobretudo em cima dos greens. Ele jogou abaixo do par por dois dias seguidos e ainda fez quatro birdies consecutivos do buraco 8 ao 11, para somar 135 (68-67) tacadas, sete abaixo, e despontar como forte candidato ao título.

Quem mais se aproximou dele foi o chileno Diego Serrano, líder da véspera, quando estabeleceu a melhor volta da semana ao jogar quatro abaixo com seis birdies, mas nesta quinta-feira fez apenas um birdie e um bogey e copiou o cartão nos dez buracos finais, para jogar o par do campo e cair para o segundo lugar, com 138 (67-71), quatro abaixo. O paulista Guilherme Yoshikawa, segundo e último a jogar abaixo do par nos dois dias, vem em terceiro, com 140 (70-70), empatado com o chileno Andres Duisberg (72-68), que começou o dia com três birdies em cinco buracos.

Pré-juvenil

Luca Almeida, que jogou no grupo dos líderes nos dois primeiros dias e começou a rodada em segundo lugar na geral, caiu para a quinta colocação com 141 (68-73), após uma volta com dois birdies, mas também quatro bogeys, resultado de uma jornada onde seu putts não funcionaram como de costume. Ele, no entanto, continua líder entre os pré-juvenis, em busca de um título inédito em sua nascente carreira.

Luca quase foi surpreendido pelo chileno Samuel Trucco, que fez cinco birdies para jogar a quarta e última volta abaixo do par do dia e subiu para o sexto lugar, com 142 (72-70) tacadas, o par do campo, como segundo melhor pré-juvenil do torneio. Ele e Luca sairão no vice-pelotão na volta final, enquanto o grupo dos líderes terá Arthur e os chilenos Serrano e Duisberg. O gaúcho Vicente Caliari é o terceiro da categoria, com 144 (73-71) tacadas, duas acima.

Feminino

O campo que teve greens um pouco mais rápidos do que na véspera (média de 9,8 pés no stimpmeter, contra 9,4 no quinta-feira) esteve ainda mais difícil para as meninas, que ainda não conseguiram registrar uma volta sequer abaixo do par. Tota Gavião, líder desde o primeiro dia quando jogou o par do campo, desta vez embocou apenas um birdie para jogar sua acima e liderar com 144 (71-73) tacadas, duas acima do par.

Maitri Peychaux começou do dia perdendo por três e ainda segue como vice-líder, agora com 146 (74-72) tacadas. Maitri perdeu a chance de empatar o jogo ainda no buraco 12, de par 3, mas jogou a primeira tacada no lago e não escapou de um duplo bogey, enquanto Tota não conseguia salvar o par da banca. A gaúcha Eduarda Roggero se manteve em terceiro lugar, com 150 (75-75), lamentando os três “7” que marcou nos dois primeiros dias.

Pré-juvenis

Entre as meninas de até 15 anos, que disputam o título pré-juvenil, a paulista Alexa Alonso se isolou em primeiro e ainda abriu quatro tacadas de vantagem ao somar 156 (80-76). A chilena Antonia Saez, a outra líder da véspera, caiu para o segundo lugar, com 160 (80-80), empatada com a gaúcha Victoria Noronha (81-79). Alexa sairá no vice-pelotão ao lado de Bia Menga, que está empatada com ela com 156 (81-75), após uma volta de recuperação e da argentina Lucila Quiroga, quarta colocada com 154 (79-75)

O 36º Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe conta com o apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil, por meio de recursos da Lei das Loterias, além do apoio da Federação Paulista de Golfe e das empresas St. James, Liquidz e E-Bullet. A hospedagem oficial do evento será no Intercity Nações Unidas.

Resultados

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.