Notícias

  • Home >>
  • notícias
sexta-feira 19 de setembro de 2025

Brasileiro de 100 anos torna-se o quarto mais velho do mundo a fazer um hole-in-one

Feito foi conseguido em jogo amistoso com dois amigos, no buraco 8 do Moralogy

 

Sr. Mori no buraco 8 do Moralogy: golfe a pé sete dias por semana. Foto: arquivo pessoal

O centenário brasileiro Nobolo Mori entrou para a história do golfe brasileiro e mundial ao se tornar o quarto golfista mais velho do mundo a fazer um hole-in-one. Nascido em Bilac, município no oeste do estado de São Paulo, região de Araçatuba, em maio de 1924, mas só registrado em janeiro de 1925, algo comum na época, o Sr. Mori conseguiu o feito na segunda-feira, dia 15, no buraco 8 do Moralogy Golf Club, em Mogi das Cruzes (SP), aos 100 anos, 8 meses e 9 dias de vida.

O Sr. Mori, que joga golfe há 52 anos, nunca havia feito um hole-in-one antes, até usar seu driver para embocar de primeira de 90 jardas de distância. Ele estava jogando ao lado dos amigos Sasuke Takai e Akira Daiten, acompanhados da caddie Eliene Souza Santos Moreira, que presenciaram a cena histórica. O Sr. Mori joga os nove buracos do Moralogy a pé, todos os dias, de segunda-feira a domingo, sem falhar um.

O Golfe é Seu Ikigai 

O Sr. Mori começou a jogar golfe com dois amigos, já falecidos, Luís Nagao e Fumio Horii, este dono do Paradise Golf Club, e nunca mais largou. Para ele, o golfe permite manter uma rede de amigos extensa, interagindo com pessoas de 40 a 80 anos constantemente, sendo uma fonte de saúde e alegria. Para o Sr. Mory, o golfe é seu Ikigai (生き甲斐), um conceito japonês que pode ser traduzido como “razão de ser” ou “o motivo para viver”.

O Ikigai representa a missão de vida de uma pessoa, o que a faz acordar de manhã. A filosofia japonesa do Ikigai une quatro elementos essenciais: o que você ama, no que você é bom, do que o mundo precisa e pelo que você pode ser recompensado, sugerindo que encontrar o equilíbrio entre esses pontos pode levar a uma vida longa, feliz e com propósito.

Recordes Mudiais

Embora muitos casos conhecidos de pessoas centenárias fazendo um hole-in-one sejam ainda mais raros por se tratar de voltas de treino ou solitárias, havia três casos relatados com detalhes de jogadores com mais de 100 anos fazendo um hole-in-one, agora quatro, com o Sr. Mory:

Masculino

103 anos – Gus Andreone (EUA), em 2019. Ex-profissional do PGA, usando driver num par 3 de 125 jardas do The Club de Aventura (Flórida). Citado no Golf Compendium e pela Golf Digest.

102 anos – Elsie McLean, em 2007. Buraco de par 3 (distância não especificada), campo em Alberta (Canadá). Seu primeiro e único hole-in-one. Citado por Golf Compendium, e National Hole-in-One Registry

101 anos – Harold Stilson (EUA), em 2001. Buraco 16 (par-3), do Deerfield Country Club (Flórida); usando Ferro 4 das 108 jardas. Seu sexto hole-in-one na vida. Citado por Golf Today e Golf Compendium.

100 anos – Nobolo Mori, dia 15 de setembro de 2025, aos 100 anos, 8 meses e 9 dias. Buraco 8 do Moralogy Golf Club, em Mogi das Cruzes (SP). Primeiro da vida. Driver de 90 jardas. Citado por Federação Paulista de Golfe e Portal Brasileiro do Golfe (golfenews.com.br)

Há ainda três casos de mulheres centenárias fazendo hole-in-one:

Feminino 

102 anos – Elsie McLean (Canadá), em 2007. Buraco de par 3 do campo de Alberta (Canadá), usando um wedge de 100 jardas. Seu primeiro e único hole-in-one, em uma partida casual com a família. Citado por Golf Compendium, National Hole-in-One Registry e CBC.

100 anos – Peggy Macejko (EUA), em 2011. Buraco de par-3, de 100 jardas do Forest Hills Golf Club (Ohio, EUA), usando um pitching wedge. Celebrado como seu “presente de aniversário”. Citado por Golf Digest,

100 anos – Doris McCarthy (EUA), em 2016. Buraco 7 (par-3),de 120 jardas, do Maplewood Golf Course (Cleveland, Ohio, EUA), usando um ferro 9. Seu segundo hole-in-one; o primeiro foi aos 90 anos.

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.