Igor (acima) e Lauren: líderes isolados de um dos mais importantes torneios de golfe do Brasil. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria
Igor Cruz, do Damha Golf Club, e Lauren Grinberg, agora defendendo o São Paulo Golf Club, assumiram a liderança isolada do 30º Campeonato Bandeirantes de Golfe | Forvis Mazars Championship 2025, após a disputa da primeira das três rodadas, nesta sexta-feira, 7 de março, no Arujá Golf Club, em Arujá (SP), com 46 golfistas disputando pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional. Neste sábado entram em campo mais 89 jogadores que competirão apenas no final de semana, por pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).
Ainda sob o efeito de uma onda de calor com temperaturas acima de 30º C, que deve ter seu ápice no domingo, o que se viu foram disputas muito apertadas. No masculino, Igor, 9º colocado do ranking nacional, fez três birdies na primeira metade do campo e um eagle-2, no buraco 11, para se distanciar dos adversários, mas devolveu quatro tacadas nos quatro buracos finais, incluindo um duplo bogey-6 no 18, o suficiente para ainda terminar líder isolado com 72 tacadas, o par do campo.
Destaques – Matheus Balestrin, do Porto Alegre Country Club, número 3 do Brasil, teve trajetória inversa, precisando fazer seus dois únicos birdies do dia nos oito buracos finais, para jogar 73 (+1) e ficar sozinho em segundo lugar. Uma das boas surpresas do dia foi Felipe Cobra, do Clube de Campo, que sobreviveu a um duplo bogey-7 no buraco 3 para terminar em terceiro, com 74 tacadas, duas acima e apenas duas atrás do líder.
Ele terminou empatado em terceiro com Herik Machado, do Damha, melhor brasileiro e segundo melhor sul-americano do ranking mundial, na 60ª colocação. Herik, que fez quatro birdies no dia, teve um começo ruim ao jogar três acima de ida. Fernando Silva, agora defendendo a Associação Esportiva São José, estreou em quinto, com 77 (+5), empatado com Guilherme Yoshikawa, de Bastos, que vem como o melhor juvenil do torneio.
Feminino – Quem saiu na frente no começo da rodada feminina foi Duda Rocha, do Itanhangá (RJ), que ainda comemora sua convocação para defender o Brasil no Sul-Americano Pré-Juvenil, no final de março, no Paraguai. Duda fez três birdies seguidos do buraco 2 ao 4 para jogar duas abaixo de ida e só cedeu a liderança para Lauren ao fazer um duplo bogey-5 no 13. Lauren aproveitou para fazer o seu quinto birdie do dia no buraco 17, para jogar 70 tacadas, duas abaixo do par, contra 72 de Duda, a vice-líder.
Maitri Peychaux, do Campo Olímpico do Rio de Janeiro, campeã brasileira juvenil e pré-juvenil de 2024, jogou 74 para estrear em terceiro, empatada com Beatriz Menga São Fernando, a número 1 de São Paulo. Maria Eduarda Ferraz Souza, do Arujá, em quinto, com 76 (+4), e Sofia Menga, do São Fernando, irmã gêmea de Beatriz, em sexto, com 78, foram as últimas a jogar abaixo de 80 entre as 19 jogadoras scratch, 8 das quais juvenis.
Handicaps – Neste sábado começam as disputas das categorias com handicaps índex mais altos, que jogam apenas dois dias, competindo pelo ranking estadual: as masculinas de 8,6 a 14; 14,1 a 19,4 e de 19,5 a 25,7; e a feminina de 16,1 a 25,7. No total, haverá 135 jogadores em campo, representando 30 clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. As maiores delegações visitantes são do Riacho Grande (15 jogadores), Terras de São José (11), Clube de Golfe de Campinas (9), Sapezal (8), São Fernando (6), Damha (5) e Imperial (5).
O 30º Campeonato Bandeirantes de Golfe | Forvis Mazars Championship 2025 tem Patrocínio Master da Forvis Mazars; Patrocínio Oficial da Copa Airlines, e apoios de Avant – Luz para você, Vigorito 100 Anos; Trojan | Unipac; e The Golf Brasil, o programa semanal de golfe da CNN Brasil. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do Arujá Golf Clube, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe.