Acima, Andrey Xavier em foto de Thais Pastor/F2. Abaixo, Lauren Grinberg por Alan Rones/CBGolfe
Mesmo fazendo um duplo bogey-5 no buraco 4, Andrey Xavier, que joga em seu clube, marcou 67 tacadas, cinco abaixo do par, e disparou na liderança do 94º Latam e Delta Amador de Golfe do Brasil, que começou a ser jogado nesta quinta-feira, 3 de julho, e prossegue até domingo, no Clube de Golfe de Brasília, no Distrito Federal.
A principal competição amadora do país, que definirá os campeões brasileiros de 2025, vale pontos para o Ranking Nacional, para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e será a última antes de serem definidas as escolhas técnicas para completar as equipes do Brasil para a Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, a ser jogado de 30 de julho a 2 de agosto no Guayaquil Country Club, no Equador.
Masculino – Andrey, o amador número 1 do Brasil e da América do Sul e 38º do mundo, que vem de uma vitória esmagadora sobre os melhores profissionais do Brasil e convidados da América do Sul, no Grama Pro, compensou o duplo bogey com um eagle e cinco birdies para jogar 67 e abrir três de vantagem.
Isolado em segundo, com duas abaixo, vem Eduardo Matarazzo, do S]ao Fernando, vice-campeão do Grama Pro e maior revelação recente do país. Dudu começou com um bogey, mas fechou a primeira metade do campo com cinco birdies seguidos, antes de devolver mais duas tacadas na metade final do campo e jogar 70, duas abaixo do par.
Apenas mais três jogadores, todos com 71 (-1) quebraram o par do campo na estreia, a começar por Herik Machado, do Damha, número 2 do Brasil, 3º da América do Sul e 53º do mundo, que fez bogeys nos três primeiros buracos, reagiu com um eagle-3 e cinco birdies, antes de devolver três tacadas nos dois buracos finais. Os outros são Gui Grinberg, do Lago Azul, e Alejandro Fierro, do México. Ambos fizeram quatro birdies e três bogeys. Completam os Top 10 Guilherme Ziccardi, do Clube de Campo e cinco estrangeiros.
Feminino – Lauren Grinberg, do Lago Azul, a número 1 do Brasil, fez quatro birdies para estrear com 72, o par do campo, e duas de vantagem sobre Maria Antônia Gavião, a Tota, do Belém Novo, que vem sozinha em segundo, com 74. A chilena Agustina Gomez está em terceiro, com 75, seguida por duas brasileiras, do Itanhangá, com 78: Maitri Peychaux e Valentina Bosselmann
Completam as Top 10 a paraguaia Fiorella Franco e Eduarda Roggero, do Porto Alegre Country Club, empatadas em sexto, com 79; Beatriz Menga, do São Fernando, e Marina Nonaka, do Arujá, em oitavo, com 81; e Maria Eduarda Rocha, a Duda, do Itanhangá, décima com 82.
Patrocínio – O 94º Latam e Delta Amador de Golfe do Brasil, promovido pela Confederação Brasileira de Golfe, tem patrocínio da LATAM e Delta Airlines; apoio da Oracle, do Comitê Olímpico do Brasil e do Clube de Golfe de Brasília; e supervisão do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).