Ledgard foi o único entre 69 golfistas a quebrar o par do campo na estreia. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria
O peruano Tiago Ledgard fez dois birdies e um bogey em cada metade do campo para jogar 69 tacadas, duas abaixo do par, e liderar por três de vantagem a chave masculina do Candy Hannemann AJGA IPS Junior Championship e do Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo – Taça Jaime Gonzalez. O Peru também lidera no feminino, com Michelle Miranda, que divide o primeiro lugar com a gaúcha Maria Luiza Soares. Participam 45 golfistas no masculino e 24 no feminino
Ao lado, de cima para baixo: Luca Almeida, melhor brasileiro no masculino; Michelle Miranda e Maria Luiza Soares, líderes do feminino; e Maria Antônia Gavião, campeã brasileira juvenil
O evento internacional da American Junior Golf Association (AJGA), que integra a International Pathway Series (IPS), e o Juvenil de Inverno da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) estão sendo realizados simultaneamente, valendo para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional Juvenil. A competição começou nesta sexta-feira, 20 de junho, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), que cedeu o campo para a maior competição juvenil da temporada brasileira, e termina no domingo.
Masculino – Ninguém mais jogou abaixo do par na rodada de abertura. O chileno Pedro Clark Castillo e o equatoriano David Albuja dividem o segundo lugar, com 72 tacadas, uma acima. O melhor entre os 26 brasileiros que participam da competição é Luca Almeida, do São Paulo Golf Club, de apenas 13 anos, que jogou 73, duas acima, para empatar em quarto com o paraguaio Lucas Martinez e com o argentino Nicolas Cabanillas.
O outro único brasileiro entre os 12 primeiros colocados é o paranaense Francisco Bromberg, do Curitibano, que jogou 74 (+3) e divide o sétimo lugar com o chileno Vicente Perez. Há apenas mais dois brasileiros entre os 17 primeiros colocados: os paranaenses Pietro Milano, do Alphaville, e Victor Hammond, do Iguassu Falls, que dividem o 13º lugar com o paraguaio Marcelo Ruiz, o peruano Alejandro Del Valle e o chileno Diego Quezada, todos com 78 (+7).
Feminino – Entre as meninas, Maria Luiza Soares e Michelle Miranda fizeram dois birdies cada uma para assumir a liderança. Outras três brasileiras dividem o terceiro lugar, com 75 (+4) tacadas: a carioca Maitri Peychaux, do Itanhangá, bicampeã brasileira juvenil, e as gaúchas Maria Antônia Gavião, campeã brasileira juvenil, recordista do dia com cinco birdies (mas também dois duplos bogeys) e Maria Eugenia Peres, do Porto Alegre Country Club, que vem de uma vitória na seletiva nacional para a Copa Los Andes.
Há mais três brasileiras entre as Top 10: Beatriz Menga, do São Fernando, e Eduarda Roggero, outra do Porto Alegre Country Club, que jogaram 76 (+5) e dividem o sexto lugar com a boliviana Mara Dajer; e Maria Eduarda Rocha, do Itanhangá, a mais bem colocada entre todas no WAGR, na 320ª colocação, que vem empatada em nono com a chilena Francisca Moritz, ambas com 77 (+6).
Mais líderes – Para o torneio da AJGA todos de 12 a 19 anos, que jogam dos mesmos tees, competem em categoria única, mas no Juvenil de Inverno há distinção de faixas etárias. No masculino, a liderança entre os pré-juvenis (até 15 anos) é de Luca Almeida (74), seguido de Francisco Bromberg (74), no masculino, e de Michelle Miranda (74), seguida de Maitri (75), Bruna Garcia (81), do Graciosa, e Ana Matsuzaki (81), do Londrina, no feminino.
As demais faixas etárias competem apenas pelo Juvenil de Inverno. Na até 13 anos masculina, Lorenzo Almeida, irmão mais novo de Luca, lidera com 71, seguido por Inácio Gigena (74), do Porto Alegre, Lucas Imperatriz (74), do Royal Golf (74) e Martin Matarazzo, do Sapezal (75). No feminino até 13 anos, Luana Knizek, do Clube de Campo, jogou 79. Gabriel Ozaki, do Japy, lidera na até 11 anos, com 75. Entre os menorzinhos, que jogam 9 buracos por dia, os irmãos Kamrath saíram na frente: Leonard, com 33 tacadas (-2) e Lara, com 42.