
Pepê e Herik, com os troféus ganhos nas duas últimas edições: duelo de gigantes. Montagem com fotos de Thais Pastor/F2
Atrações são o que não faltará no 80º Campeonato Aberto Amador Masculino do São Paulo Golf Club, que vai ser disputado de sexta-feira a domingo, 24 a 26 de outubro, no clube de golfe mais antigo do Brasil, fundado em 1901. Sinônimo de golfe de alto rendimento, o Aberto do São Paulo reunirá 63 jogadores scratch, Incluindo 14 com index de 2,0 ou abaixo e 7 atletas com handicaps positivos, entre eles Herik Machado (+4,9), do Damha, que defende o título, e Pedro da Costa Lima (+2,7), o Pepê, que em 2023 tornou-se o maior campeão do Aberto de seu clube, ao vencer pela sétima vez.
Mas um dos grandes atrativos do Aberto do São Paulo, será o Chevrolet Equinox Activ Turbo oferecido como prêmio para hole-in-one no buraco 9 (veja no final), o icônico e temido par 3 do clube, com água do tee ao green e em todo lado esquerdo, com o apoio da Chevrolet e do Grupo Vigorito, que celebram 100 anos de história no Brasil. Pelo quinto ano consecutivo o Aberto do São Paulo terá patrocínio Master do Banco BTG Pactual, além do patrocínio de Quattror, Chevrolet e Grupo Vigorito e do apoio da Coca-Cola FEMSA Brasil.
O Aberto do São Paulo é válido para os Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), Ranking Nacional e para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) nas categorias Scratch, Pré-Sênior, Sênior e por Handicap Index. Haverá apenas três categorias por handicap: até 8,5; de 8,6 a 14; e de 14,1 a 19,4. Será feito um corte para a rodada final, de domingo, onde só jogarão os 30 melhores jogadores scratch e empatados, além dos 12 melhores e empatados com handicap até 8,5. Nas outras duas categorias só passaram o corte os 21 melhores e empatados.
Entre os scratches há ainda muitos outros destaques, como Luca Almeida, de 13 anos, que estreou em campeonatos abertos neste torneio, em 2023, aos 11 anos, com o título gross da segunda categoria de handicaps (8,6 a 14), na primeira vez na vida em que jogava dos tees azuis, ao lado dos adultos. Em 2024 Luca foi líder da categoria com até 8,5 nos dois primeiros dias, antes de terminar em terceiro, empatado com o próprio pai, ex-campeão do Aberto, que não joga este ano. Luca está com handicap +1.
Entre os que irão jogar com handicap positivo estão ainda Diego Passos, do Fazenda da Grama (+3,3); Antônio Pedro Silva, do Gávea (+0,6); Fernando Marques, do São Paulo (+0,3), e Francisco Bromberg, do Clube Curitibano (+0,1). Os juvenis Lucas Imperatriz, do Royal (PR), e Arthur Fernandes, jogam com handicap 0. Destaque ainda para os melhores jogadores da casa, como Marcelo Gullo, Beto Gauss, Glen Boggini, Max Assumpção, Mariano Barreto e Antonio Nercessian.
O 80º Aberto do São Paulo Golf Club reunirá ao todo 148 jogadores de 30 clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, além de dois convidados da Alemanha. Serão premiados o campeão e vice-campeão scratch e os três primeiros colocados da categoria com index até 8,5. Na 8,6 a 14 e na 14,1 a 19,4 serão premiados gross da categoria e os dois melhores net.






