Notícias

  • Home >>
  • notícias
sexta-feira 20 de outubro de 2023

Aberto do São Paulo: Guilherme Ziccardi, juvenil nº 1 do Brasil, estreia como líder isolado

Mas a atração do dia foi Luca Almeida, de apenas 11 anos, que saiu na frente na 8,6 a 14

 

Luca e Ziccardi: domínio das novas gerações. Montagem com fotos de Thais Pastor/ arquivo F2

Havia campeões de várias gerações em campo, mas foram justamente os mais novos que roubaram a cena no primeiro dia do 78º Campeonato Aberto Amador Masculino do São Paulo Golf Club – 2023, que começou ser jogado nesta sexta-feira, 20 de outubro, e prossegue até domingo, 22, valendo pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e Ranking Nacional, para os jogadores de handicaps mais baixos, e para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), para os demais.

O líder isolado do torneio é Guilherme Ziccardi, o juvenil número 1 do Brasil, que fez quatro birdies, três deles seguidos na segunda metade do campo, para jogar 69 tacadas, duas abaixo do par. Mas todos só falavam de Luca Almeida, de apenas 11 anos, campeão revelado no Brasil Kids Golf Tour, que jogou 76 gross e 64 net para liderar as duas classificações da categoria com handicaps índex de 8,6 a 14, justamente em sua estreia em Abertos, e logo no seu clube.

Dobradinha – Quando a categoria de handicaps intermediários havia acabado de terminar a rodada, com Luca em primeiro, Felipe Almeida, pai do jovem revelação do golfe brasileiro, caminhava para tornar a história do Aberto ainda mais interessante. Felipe, criador e organizador do Brasil Kids, abriu o dia com três birdies nos primeiros quatro buracos e era o líder scratch do torneio, uma improvável dupla de pai e filho liderando as duas categorias de um dos Abertos mais tradicionais, concorridos e importantes do país.

Felipe Almeida fez mais dois birdies no dia, mas também três bogeys, caindo para o segundo lugar, com 70 tacadas, a outra única volta abaixo do par entre os 60 jogadores scratch em campo. Três golfistas dividem o terceiro lugar, com 71 tacadas, o par do campo: Alessandro Fabietti, do São Fernando; Antonio Pedro Almeida e Silva, do Gávea (RJ); e Pedro da Costa Lima, o Pepê, do São Paulo, que comando outro importante trabalho com juvenis no projeto social Corujinha, em um campo construído por sua família para esse fim.

Destaques – Marcos Negrini, do Damha, número 2 do Brasil, que já venceu cinco torneios do WAGR nesta temporada, fechou a volta com um dos seus quatro bogeys do dia para jogar 72 (+1) e se isolar em quinto lugar. Quatro jogadores do São Paulo completam os Top 10: Rodrigo Ferrari e Tito Mantovanini, com 73; e Tony Harvey e Herbert Gauss Neto, com 74.

Na classificação por handicaps índex até 8,5, Ziccardi também lidera, com 68 (-3) tacadas, empatado com Guilherme Rehder e João Francisco Almeida e Silva, ambos do São Paulo. Outros três dividem o quarto lugar com 69, um atrás dos líderes: Fabietti, Harvey e Antonio Pedro.

Luca – Já o domínio de Luca Almeida na 8,6 a 14 foi total. No gross, ele lidera com 76 tacadas, quatro à frente de José Moreira, também do São Paulo. Fabio Negrão, do Anexo Golf, vem em quarto, com 81. Já na classificação net, Luca lidera com 64, sete abaixo, e três à frente de José Moreira, que jogou 67. Fabio Negrão e Antonio Nercessian, do São Paulo, dividem o terceiro lugar, com 69 tacadas.

Na 14,1 a 19,4, dobradinha do São Paulo na classificação gross, com Rodrigo Prieto líder, com 84. Seguido por Lair Pasetti, com 85. Thomas Liu também do São Paulo vem em terceiro, com 86, empatado com Alejandro Ortiz, da Fazenda Boa Vista, e com Célio Kanesaki, do Sapezal. Por handicaps Rodrigo também lidera, com 67, empatado com Lair Pasetti e Kanesaki

Corte – Neste sábado, após a segunda rodada, haverá cortes em todas as categorias do torneio, que começou com 144 jogadores de 21 clubes de quatro estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, e um convidado dos Estados Unidos. Permanecerão em campo apenas os 30 melhores e empatados entre os scratch, além de todos entre os 12 primeiros e empatados na até 8,5. Na 8,6 a 14 jogam domingo os 24 primeiros e empatados, e na 14,1 a 19,4, os 18 melhores e empatados.

O 78º Aberto do São Paulo Golf Club tem patrocínio de BTG Pactual Wealth Management, Trisul, Portal Solar e Coca-Cola Femsa. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do São Paulo Golf Club, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe, R&A e Ranking Mundial Amador de Golfe.

Resultados e horários de saída

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.