Notícias

  • Home >>
  • notícias
quarta-feira 08 de novembro de 2023

Aberto do Estado de SP: Pro-Am abre maior competição da FPGolfe, nesta 5ª feira, no Damha

Torneio já vale como primeira rodada dos profissionais. Amadores jogam a partir de 6ª feira

 

Um Pro-Am, reunindo 60 equipes formadas para um profissional e um amador cada, abre nesta quinta-feira, 9 de novembro, o Honda Classic – 74º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo, que será jogado até domingo, 12 de novembro, no Damha Golf Club, em São Carlos. O Pro-Am já será válido como a primeira das quatro rodadas da competição profissional, que retorna este ano ao Aberto do Estado de São Paulo, o maior evento da FPGolfe e um dos mais importantes do Brasil.

A partir de sexta-feira, 10, entram em campo os jogadores de alto rendimento, das categorias com até 8,5 de handicap para os homens e até 16 para as mulheres, que competem em 54 buracos por pontos para o mundial amador de golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional. Após esse segundo dia da competição profissional, apenas os 21 mais bem colocados e empatados classificam-se para disputar os prêmios em dinheiro no final de semana, quando entram em campo os demais amadores, de handicaps mais altos, competindo em 36 buracos para o ranking da FPGolfe.

Profissionais – Todos os dez profissionais mais bem colocados do ranking nacional estarão em campo em um dos torneios mais fortes da temporada. Os destaques são os três primeiros do ranking: Felipe Navarro, que venceu três vezes, foi vice em outros três e teve ainda uma terceiro lugar nos sete torneios que disputou este ano; Ronaldo Francisco, que tem duas vitórias na temporada; e Axell Ballestre, que ganhou o maior prêmio do ano ao vencer em casa o Grama Pro Invitational.

Destaques ainda para Everton Menezes, quarto do ranking, e Rodrigo Lee, quinto da lista, outro que venceu três vezes em 2023 e acaba de representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Santiago. Os demais Top 10 são, pela ordem, Daniel Kenji Ishii, Rafael Barcellos, Odair de Lima, Giordano Junqueira e Iorkys Cabrera.

Amadores – Entre os amadores de alta rendimento, os destaques da categoria masculina são Andrey Borges, do Clube de Golfe de Brasília, o número 1 do Brasil, e Matheus Balestrin, do Porto Alegre Country Club, os números 1 e 3 do Brasil. Marcos Negrini, do Damha, não poderá jogar em sua casa este ano por estar na Itália se preparando para a Copa Los Andes e para o LAAC (Campeonato Latino-Americano Amador), com o profissional Ricardo Iversson.

Mas dois fortes jogadores locais estarão em campo, engrossando a lista de favoritos Matheus de Paula, que vem de uma vitória no Aberto do Terras de São José, e Igor Pereira da Cruz, que está voltando ao golfe e no Honda Open – Aberto do Damha, há 20 dias, ficou a uma tacada do playoff no qual Andrey superou Negrini. Outro destaque é Guilherme Ziccardi, o juvenil número 1 do Brasil, que acaba de representar o país nos Jogos Sul-Americanos do Chile.

Há ainda outros oito jogadores com handicaps índex inferior a três em campo, com destaque para Leonardo Yoshikawa, de Bastos, que vem de um título no Aberto do Terras do Golfe, e Tito Mantovanini, do São Paulo, que venceu Honda Open – Aberto do Damha do ano passado e é quase local player lá. Os demais são Ricardo Correa, do Londrina; Jair Benke Junior, do Pine Hill, Jocimário de Souza, do Santa Mônica; Nicolas Lima, do Maringá; o juvenil Guilherme Yoshikawa, de Bastos, sobrinho de Leo, e Rafael Paiva, de Brasília.

Feminino – Entre as mulheres, as favoritas são Lauren Grinberg, do Lago Azul, quinta do ranking nacional, que além de vir de um título em Itu, foi pentacampeã do Aberto do Estado de São Paulo, que venceu de 2016 a 2020 – ela não jogou nas duas últimas edições –; e Marina Nonaka, do Arujá, a número 2 do Brasil;

Outras Top 10 do ranking nacional em campo serão Maria Eugênia Peres, de Pelotas (3); Martina Collares, do Porto Alegre (4); Maria Eduarda Cheuiche, do Dunas (6); e Maria Luiza Soares, do Porto Alegre (7). Destaque ainda para quatro juvenis: Gabriele Rodrigues e a Maria Eduarda de Souza, do Arujá; e para as irmãs gêmeas Beatriz e Sofia Menga, do São Fernando.

Social – Aos jogadores estão sendo oferecidos café da manhã nos quatro dias de torneio, além de um Buffet de almoço no domingo, a partir das 12 horas. A cerimônia de entrega de prêmios com coquetel de encerramento e sorteio de inúmeros brindes será logo após o término da última turma. Os jogadores e visitantes autorizados poderão levar acompanhantes pagando uma taxa de R$ 90, dia por e por pessoa.

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.