Notícias

  • Home >>
  • notícias
sexta-feira 12 de setembro de 2025

Aberto do Damha: Igor Cruz faz oito birdies na estreia para liderar por três de vantagem

No feminino, as gêmeas Sofia e Beatriz Menga dividem a ponta no torneio do Ranking Mundial

 

Num dia em que quase tudo deu certo para ele, Igor Cruz, número 5 do Brasil, aproveitou a vantagem de jogar em casa, no clube que o revelou, para fazer oito birdies nos primeiros 15 buracos, estrear com 66 tacadas, seis abaixo do par, e disparar na liderança do 17º Aberto do Damha Golf Club – 2025, que começou a ser disputado nesta sexta-feira, 12 de setembro e prossegue até domingo,14, em São Carlos (SP).

Igor caminhava para fazer uma volta histórica até perder duas tacadas no buraco final: sua tacada inicial foi para a direita, ficou mal posicionada, na terra, e, de lá, ele jogou a segunda tacada no grande lago à esquerda do green, não escapando de um duplo bogey-6. Apesar do revés, o resultado de Igor foi excepcional para um dia em que o calor de mais de 30º C e ventos que deixaram os greens muito rápidos. Dos 28 jogadores da categoria scratch, apenas dois quebraram o par do campo.

Destaques

Quem mais se aproximou de Igor foi Jair Benke Junior, do Pine Hill, de Toledo (PR), que começou o dia com três birdies seguidos e fez mais três na segunda metade do campo, mas foi prejudicado por um triple bogey-7, no buraco 12 e ainda fez bogey no 18, para jogar 69, três abaixo do par. Ele e Igor jogarão o segundo dia ao lado de Marcos Negrini, sexto no ranking nacional, mais uma revelação do Damha, que jogou 73, uma acima, apesar de fazer birdies em três dos quatro buracos de par 5 do campo.

Na sequência, terminaram outros dois Top 10 do Brasil, ambos do Damha: Herik Machado, segundo do ranking nacional, que jogou 74, duas acima, com dois duplos bogeys, um deles no 18, e  Matheus Oliveira, número 10 do país, que marcou 75 (+3), num dia em que embocou três birdies. Denis Kakimoto, do Bastos, e Paulo Castilho, do Quinta do Golfe, vêm a seguir, com 77.

Feminino

Na chave feminina, as gêmeas de 16 anos Sofia e Beatriz Menga, do São Fernando, terminaram o primeiro dia empatadas na liderança, com 81 tacadas, nove acima. Sofia, número 4 do Brasil, foi prejudicada por três duplos bogeys na rodada, enquanto Beatriz, oitava do ranking, fez dois. Giovana Frezza, do Corujinha, vem em terceiro, com 87, seguida pela juvenil Gabriela Yoshikawa, de Bastos, com 89, e  Mariani Silva Mariano, do Terras de São José, com 90.

O torneio que reúne 125 jogadores de 35 clubes de 9 estados – SP, RJ, PR, CE, MS, MG, PE, AM e DF terminará neste sábado para os homens de handicaps de 8,6 em diante, e mulheres acima de 16, que competem por pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). Já os jogadores de alto rendimento – 28 homens e 13 mulheres – competem até domingo, em 54 buracos, 18 por dia, disputando pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional.

Handicaps

Na categoria com handicap index de 8,6 a 14, Ademir Mazon, do Sapezal, presidente da Federação Paulista de Golfe, lidera com 75 tacadas, seguido por Renato Mello, do Riacho Grande, com 76, e por três jogadores com 77: Cleiton Silva, do Quinta do Golfe; José Magalhães, do Clube de Golfe de Brasília, e Almir Oliveira, do Damha. Na 14,1 a 19,4 o menino Lorenzo Zuniga, de 11 anos, do São Vicente, lidera com 73, seguido por Marcelo Vergel, do Terras de São José, com 74; Pedro Beolchi, do Terras do Golfe (MS), com 76, mesmo total de Felipe Coelho, de 11 anos, do Lago Azul.

E na 19,5 a 25,7, só deu Damha no topo do placar, que tem Paulo Bonucci e Marcelo Adriano Silva, com 76, e Gabriel Affonso, com 77. Na categoria feminina de 16,1 a 25,7, Luzia Yamamoto, do Damha, lidera com 72, seguida por Hye Kyoung Jeon, do Clube de Golfe de Campinas, com 74, e de Eon Jin Lee, também do Clube de Golfe de Campinas, com 80.

Atrações

Além do serviço de comida ininterrupto, do café da manhã ao happy hour, houve massagens para todos, o espaço Bem-Estar, para as mulheres, diversões para as crianças, degustações variadas, DJs e open bar. O almoço foi animado pelo show do cantor, violonista e compositor Felipe Klein, e o happy hour pelo grupo A Sua Banda, com uma apresentação contagiante que colocou para dançar.

Patrocínio

O 17º Aberto do Damha Golf Club – 2025 tem patrocínios de Ortovel | Ford; Unimed São Carlos; Cervejas Império Lager e Ultra; Spa – Saúde pela Água; MC Golf; Locall Service; Campari; Inove Transformadores; TeddeWork – Serviços de Segurança; ACISC – Associação Comercial e Industrial de São Carlos; e Dopamina Energy Drink.

As empresas parceiras são Eurofel; Mercearia 3M; Bethânia Acessórios e Brinquedos; Charutos La Cubanita; Luccale Gastronomia; Instituto Heleninha; Instituto Garbulha; Villas Damha Impper; Café Caramelo; Casa do Golfe; PGM | Golf Brasil; Juízo Cachaça Artesanal; A&D – Manutenção de Scooters Elétricos; Bambu; Faber-Castell; Payout; e Licor Don Leche.

O evento tem ainda apoios de Damha Urbanizadora; Encalso; e Anwar Damha Golf Academy; e das mídias parcerias EPTV e EP FM São Carlos 103,9. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do Damha Golf Club, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

Damha Golf Club | Parque Eco-Esportivo Damha

São Carlos – SP – Rod. SP 318, KM 234 (Estrada São Carlos – Ribeirão Preto)
Site: http://parquedamha.com.br/damha-golf-club
E-mail: golf@damha.com.br
Telefone: (16) 2106 6053, com Patrícia

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.