Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 15 de setembro de 2025

Aberto do Damha: Birdie no buraco final decide duelo entre dois dos Top 5 do Brasil

No feminino, pelotão exclusivo de juvenis termina com dobradinha de gêmeas de 16 anos

 

Bia Menga venceu em São Carlos de ponta a ponta; Herik Machado foi bicampeão de virada. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

A decisão dos títulos do 17º Aberto do Damha Golf Club – 2025, neste domingo, 14 de setembro, em São Carlos (SP), foi repleta de emoções. No masculino, o pelotão exclusivo de jogadores da casa, com três dos Top 6 do Brasil, somou 16 birdies num dia em que todas as 18 bandeiras estavam em sua posição mais difícil da semana, e o campeão só foi definido no buraco final.

Veja as fotos da premiação
Aguarde o album completo neste mesmo link

Entre as mulheres, com duas jogadoras de 16 anos e uma de 15 jogando juntas no grupo das líderes, o dia de muito vento e greens firmes, tornava o campo longo e difícil demais para elas, mas o maior desafio, que era fazer o torneio feminino também ser válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) foi conseguido com um par no buraco final.

Masculino

O dia começou com Herik Machado, número 2 do Brasil, e Igor Cruz, quinto do ranking, empatados em primeiro, com cinco abaixo, seguidos do Marcos Negrini, sexto melhor golfista do país, em terceiro, com duas abaixo do par. Negrini diminuiu a diferença com um birdie no 2, mas saiu da disputa pelo título ao devolver duas tacadas no buraco 5 e três no seguinte, um par 3 com um green-ilha, onde jogou duas bolas na água. Mesmo fazendo quatro birdies no restante da rodada, Negrini terminou em terceiro, com 218 (73-69-76) tacadas.

O que se viu então foi um duelo emocionante entre Igor e Herik. Igor abriu duas tacadas de vantagem logo no primeiro buraco, com birdie, contra bogey. Mas o jogo virou novamente nos quatro buracos seguintes, com dois birdies de Herik e dois bogeys de Igor. Perdendo por duas, Igor reagiu ao jogar quatro abaixo dos buracis 10 ao 17, com cinco birdies, dois deles seguidos, no 16 e no 17, para empatar novamente o jogo.

Vitória

No tee do 18, empatados com oito abaixo, ambos arriscaram tudo, batendo drives que pararam à direita do green, cada um com uma árvore na frente. Igor jogou bem, mas ficou mais distante da bandeira e viu sua tacada para birdie parar ao lado do buraco. Herik aproveitou a chance e embocou seu quinto birdie do dia, para vencer com 207 (74-65-68) tacadas, contra 208 (66-73-69) de Igor.

Esse foi o segundo título consecutivo de Herik no Aberto do Damha e sua quinta vitória em torneios do Ranking Mundial, em 2025, onde também tem  cinco vice-campeonatos. Igor não levou o título, mas, em compensação, foi convocado para, ao lado de Herik, representar o Brasil na Argentina, no final do mês, no que será a sua primeira viagem internacional.

Feminino

Na competição das mulheres, dominada pelas juvenis, Beatriz Menga, a número 8 do Ranking Nacional, venceu de ponta a ponta, mas seu maior desafio era fazer o torneio valer para o ranking mundial, o que exige uma média máxima de oito acima por rodada da campeã. Apesar de dois triplos bogeys na primeira metade do campo, com bolas na água nos buracos 6 e 9, Bia Menga reagiu para vencer com 240 (81-74-85), exatamente o resultado exigido pelo WAGR.

Sofia, sua irmã gêmea, número 4 do Brasil, terminou em segundo com 246 (81-80-85) tacadas, garantindo a dobradinha das jogadoras do São Fernando, que mantém a mais forte equipe juvenil do Brasil. Gabriela Yoshikawa, de Bastos, de 15 anos, fez a melhor volta do domingo para terminar em terceiro, com 249 (89 -79-81), seguida por Giovana Frezza, do Corujinha, com 253 (87-84-82), e por Mariani Mariano, do Terras de São José, com 267 (90-90-87).

Handicaps

Na classificação por handicaps index até 8,5, Ivan Tsukazan, do Santos São Vicente, venceu com 217 (78-65-77) tacadas e ainda ganhou uma excelente notícia: a partir de 2026, ele passará a integrar a equipe de alto rendimento do Damha, ao lado de Herik, Igor, Negrini e Matheus Oliveira, com apoio da Inove Transformadores, que patrocina a equipe do clube. Denis Kakimoto, de Bastos, foi o vice-campeão com 220 (76-74-72), seguido por Negrini, com 224 (75-71-78).

No feminino, na classificação por handicaps index até 16, Giovana Frezza foi a campeã, com 229 (79-76-74) tacadas, seguida por Gabriela Yoshikawa, com 237 (85-75-77), e por Huieun Kim, do Clube de Golfe de Campinas, que comemorou o aniversário no domingo ganhando o troféu de terceiro lugar, com 239 (83-74-82).

As demais categorias jogaram 36 buracos e foram premiadas no sábado.

Leia aqui

Patrocínio

O 17º Aberto do Damha Golf Club – 2025 teve patrocínios de Ortovel | Ford; Unimed São Carlos; Cervejas Império Lager e Ultra; Spa – Saúde pela Água; MC Golf; Locall Service; Campari; Inove Transformadores; TeddeWork – Serviços de Segurança; ACISC – Associação Comercial e Industrial de São Carlos; e Dopamina Energy Drink.

As empresas parceiras foram Eurofel; Mercearia 3M; Bethânia Acessórios e Brinquedos; Charutos La Cubanita; Luccale Gastronomia; Instituto Heleninha; Instituto Garbulha; Villas Damha Impper; Café Caramelo; Casa do Golfe; PGM | Golf Brasil; Juízo Cachaça Artesanal; A&D – Manutenção de Scooters Elétricos; Bambu; Faber-Castell; Payout; e Licor Don Leche.

O evento teve ainda apoios de Damha Urbanizadora; Encalso; e Anwar Damha Golf Academy; e das mídias parcerias EPTV e EP FM São Carlos 103,9. A organização foi da Federação Paulista de Golfe e do Damha Golf Club, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

Resultados

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.