Notícias

  • Home >>
  • notícias
sábado 06 de setembro de 2025

Aberto de SP: Odair Lima, abre três de vantagem na competição profissional, no Ipê

Andrey Xavier e Duda Rocha também viram o jogo e chegam líderes à rodada final dos amadores

 

Odair Lima (acima) joga observado por Gustavo Teodoro e Rafa Barcellos: Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Odair Lima, entre os profissionais, e Andrey Xavier e Duda Rocha, entre os amadores, fizeram, neste sábado, o melhor resultado da semana em suas categorias para virar o jogo e chegar líderes à rodada final do 76º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – 2025. O torneio que termina neste domingo, 7 de setembro, tem bolsa de R$ 100 mil em prêmios para os profissionais e vale pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional, para os amadores de alto rendimento.

Andrey Xavier (no alto) e Duda Rocha: líderes entre os amadores

Neste sábado, começaram a jogar 96 amadores de handicaps mais altos, homens e mulheres, que competem apenas dois dias, por pontos para os rankings paulistas. Terminado este torneio, serão conhecidos os líderes dos rankings paulistas que irão representar o Brasil de 27 de outubro a 1º de novembro, no Campeonato Latino-Americano de Golfe, na Colômbia, a maior competição do continente para golfistas com handicap.

Profissionais

Odair, de Maringá (PR), o profissional número 2 do Brasil e o mais bem ranqueado em campo, abriu e fechou o dia com bogeys, mas fez quatro birdies no meio do caminho para jogar duas abaixo, a melhor volta do torneio, e assumir a liderança isolada com 140 (72-70) tacadas, duas abaixo no total. Ele é o único entre 21 profissionais que não jogou acima do par em nenhum dos dois primeiros dias.

Rafael Barcellos, do São Paulo, o líder da véspera, jogou três acima de ida e ainda fez bogey no buraco final para somar duas acima no dia e cair para o segundo lugar, com 145 (71-74) tacadas, três atrás do líder. A seguir, com 147, três acima, empataram Daniel Kenji Ishii (76-71), do Itanhangá, que vai completar o grupo dos líderes para a volta final; Ronaldo Francisco (75-72), do Quinta do Golfe; e Gustavo Teodoro (72-75), do Ipê. Lucas Park, do Paradise. que completou 27 anos neste sábado, vem em sexto, com 150 (76-74), empatado com seu irmão mais novo Matheus Park (78-72).

Masculino

Na categoria amadora masculina, o destaque do dia foi Andrey Xavier, de Brasília, o número 1 do ranking nacional e número 29 do mundo, que fez uma volta excepcional de sete abaixo do par, com um eagle e sete birdies, para somar 139 (74-65) tacadas, cinco abaixo, e assumir a liderança isolada. Os amadores jogaram dos tees verdes, um percurso de 6.776 jardas, 311 mais curto do que o dos profissionais, que jogaram dos tees pretos, de 7.087 jardas.

Andrey tem agora duas de vantagem sobre os outros dois golfistas que conseguiram jogar abaixo de 70 neste sábado e somam 141 tacadas, três abaixo: Herik Machado (72-69), do Damha, e Matheus Balestrin (74-67), do Porto Alegre Country Club. Ambos jogarão ao seu lado neste domingo, muito provavelmente disputando o título entre eles. O argentino Gonzalo Oliva Pinto, líder da véspera, caiu para o quarto lugar, com 146 (70-76), seguido pelo juvenil paranaense Francisco Bromberg, do Curitibano, que fez a quarta e última volta abaixo do par do dia e vem em quinto, com 148 (77-71).

Feminino

Entre as mulheres, o destaque foi a juvenil Maria Eduarda Rocha, a Duda, do Itanhangá, de 18 anos, que fez a única volta feminina abaixo do par, para virar o jogo e ainda abrir três de vantagem. Depois de três birdies, Duda chegou ao tee do 16 uma abaixo do par, mas fez um duplo bogey ao errar o green e dar três putts para embocar. Com o sol já perto do horizonte, a número 2 do Brasil reagiu com birdies nos dois buracos finais para liderar com 149 (78-71) tacadas.

Lauren Grinberg, a número 1 do Brasil, que tenta vencer o torneio pela oitava vez consecutiva, descontados os anos de 2021 e 2022, quando não participou do evento, começou o dia empatado em primeiro, mas caiu para segundo, com 152 (76-76). Em terceiro, com 156, vêm três juvenis: Ana Fábia Matsuzaki, de Londrina, de 14 anos, a outra líder da véspera (76-80) e as irmãs gêmeas, do São Fernando, de 16 anos, Sofia Menga (77-79) e Beatriz (78-78). Alexa Alonso, de 13 anos, também do São Fernando, está em sexto, com 158 (77-81).

Patrocínio

O 76º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – 2025 tem patrocínios de Tietê Agroindustrial; WTC CAPITAL | BTG Pactual; Daslu; Terraverde Agro; Regatec; World Sports; Itograss; Honda Lago-San; Sementes Brejeiro; Val Rocha Engenharia; Impact Jewels; Integral Dental; Triunfae – Turnaround e Reestruturação; e Prataria Rebouças. A Federação Paulista de Golfe tem patrocínios institucionais de Forvis Mazars; Copa Airlines; Grupo Vigorito; Avant – Luz para Você; e FPG Golf Center. Record Interior SP e The Golf Brasil são as mídias parceiras. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

Resultados

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.