Rafa Barcellos, liderando entre os profissionais. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria
Rafael Barcellos, entre os profissionais, e Gonzalo Oliva Pinto, da Argentina, e Ana Fábia Matsuzaki e Lauren Grinberg, entre os amadores, estrearam na liderança do 76º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo – 2025, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, 5 de setembro, no Ipê Golf Club de Ribeirão Preto (IPGC). Os 21 profissionais disputam uma bolsa de R$ 100 mil em prêmios, enquanto 47 amadores de alto rendimento – 34 homens e 13 mulheres – disputam pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional.
Gonzalo Oliva Pinto e Ana Fábia Matsuzaki, liderança no amador
O torneio profissional, jogado dos tees pretos, com 7.087 jardas, sofreu uma reviravolta nos buracos finais, a começar por Barcellos, que fechou o dia com dois birdies consecutivos para liderar com 71 tacadas, uma abaixo do par. Gustavo Teodoro, head-pro do Ipê, que vinha líder até o buraco 14, devolveu três tacadas nos quatro buracos finais para terminar em segundo com 72, o par do campo, empatado com Odair Lima, o número 2 do Brasil.
Na competição amadora masculina, jogada dos tees verdes, com 6.776 jardas, o argentino Gonzalo Oliva Pinto surpreendeu os melhores golfistas do Brasil ao fazer quatro birdies para somar 70 tacadas, duas abaixo do par, e liderar por duas. Gonzalo, que nunca venceu um torneio do ranking mundial, jogou seus últimos dois torneios no Brasil, terminando em 15º no Aberto do São Fernando e em 10º no Aberto do RJ, sem nunca jogar uma volta abaixo de 77.
Herik Machado, do Damha, número 2 do Brasil, líder dos primeiros nove buracos, com quatro abaixo, devolveu todas essas tacadas na segunda metade do campo, três delas nos três buracos finais, para jogar 72, o par do Ipê. Em terceiro, com 74, empataram Andrey Xavier, de Brasília, o número 1 do Brasil, que fez quatro greens de três putts, e Matheus Balestrin, do Porto Alegre. O sênior Hélio Meirelles, do São Fernando, foi uma das boas surpresas do dia ao marcar 75 e terminar o dia em quinto.
Apesar de um triplo e um duplo bogey, na segunda metade do campo, Ana Fábia Matsuzaki, de Londrina, de 14 anos (completa 15 na terça-feira), jogou 76, quatro acima, para liderar o Aberto, empatada com Lauren Grinberg, do Lago Azul, a número 1 do Brasil, que fez apenas um birdie no dia e perdeu a liderança com um duplo bogey-7 no 17. Um resultado animador para Ana Fabia, que se prepara para representar o Brasil no Mundial de Surdos, em novembro.
Em terceiro, com 77, uma tacada atrás, terminaram mais duas juvenis, ambas do São Fernando: Alexa Alonso, de 13 anos, e Sofia Menga. Beatriz Menga, irmã gêmea de Sofia, jogou 78 e divide o quinto lugar com mais duas juvenis: Maria Eduarda Souza, do Arujá, e Maria Eduarda Rocha, do Itanhangá. As sete primeiras colocadas estão separadas por apenas duas tacadas.
O 76º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – 2025 tem patrocínios de Tietê Agroindustrial; WTC CAPITAL | BTG Pactual; Daslu; Terraverde Agro; Regatec; World Sports; Itograss; Honda Lago-San; Sementes Brejeiro; Val Rocha Engenharia; Impact Jewels; Integral Dental; Triunfae – Turnaround e Reestruturação; e Prataria Rebouças. A Federação Paulista de Golfe tem patrocínios institucionais de Forvis Mazars; Copa Airlines; Grupo Vigorito; Avant – Luz para Você; e FPG Golf Center. Record Interior SP e The Golf Brasil são as mídias parceiras. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).