Emoção é o que não vai faltar no 76º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo – 2025, no Ipê Golf Club de Ribeirão Preto (IPGC), que começa a ser jogado nesta sexta-feira, 5 de setembro, e prossegue até domingo, 7, reunindo 165 golfistas, entre eles a elite do golfe profissional e amador brasileiro. Este é o principal evento organizado pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) e a segunda maior competição amadora do Brasil.
Enquanto os 21 profissionais disputarão uma bolsa de R$ 100 mil em prêmios, 45 amadores de alto rendimento – 32 homens e 13 mulheres – competirão por pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional, além de todos pontuarem para os rankings da FPGolfe, que definirão neste domingo a seleção paulista que vai representar o Brasil de 27 de outubro a 1º de novembro, no Latino-Americano de Golfe, na Colômbia, a maior competição do continente para golfistas com handicap.
Com sete dos 10 melhores do Brasil, em campo, ausentes apenas os que competem no circuito internacional, o equilíbrio será a tônica desse sexto torneio válido para o ranking brasileiro em 2025. Odair Lima, de Maringá, número 2 do Brasil, que vem de um vice-campeonato no Terras Brasil Invitation, em Campo Grande, no final de agosto, e Matheus Park, do Paradise, terceiro do ranking e campeão do Casa da Paz, no Morro do Chapéu (MG), em abril, lideram a lista de favoritos, mas não são os únicos.
Os outros Top 5 profissionais do Brasil em campo também chegam afiados. Pablo de la Rua (5º) venceu o torneio de Duplas do Royal Golf, em Londrina, no final de maio, e vem de um terceiro lugar em Campo Grande. Rafael Barcellos (6º) vem de quatro Top 10 em cinco torneios, incluindo o vice-campeonato no Aberto da Cidade de Curitiba. Ronaldo Francisco (7º) foi 4º em dois torneios e 6º em outro. Iorkys Cabrera (8º) foi vice na Casa da Paz. Lucas Park (9º) vem de um 3º lugar nas Duplas. E Gustavo Teodoro, além de jogar em casa, tem dois Top 10 em quatro torneios.
O duelo mais aguardado da semana é entre dois amadores que estão entre os 50 melhores do mundo: Andrey Xavier, de Brasília, 29º do Ranking Mundial, e Herik Machado, do Damha, 47º da lista. Eles são os números 1 e 2 do Brasil e vêm se revezando na liderança do Ranking Nacional há anos. Herik estava na frente na semana anterior, mas foi ultrapassado por Andrey, que venceu o Aberto do RS no último domingo.
Andrey venceu cinco dos seis torneios do WAGR que disputou no Brasil em 2025, incluindo o Campeonato Brasileiro e o Grama Pro, onde, como amador, superou os melhores profissionais do Brasil e convidados da América do Sul. Herik jogou 10 torneios do WAGR no Brasil em 2025, venceu três, foi vice em quatro, e o único onde não terminou Top 10 foi no Grama Pro, onde foi sexto colocado, também à frente de quase todos os profissionais. E tem ainda uma vitória internacional, na Copa de Oro, no Uruguai.
Quem tentará se inserir na disputa entre os dois são outros seis Top 10 do Brasil, com destaque para Matheus Balestrin, do Porto Alegre, terceiro do ranking nacional e quarto melhor brasileiro do WAGR (156º do mundo). Matheus, campeão deste torneio, em 2023, disputou nove torneios do ranking mundial em 2025, não venceu nenhum, mas foi três vezes vice, a última no Aberto do RS, onde só foi superado por Andrey na volta final. Ele tem nove colocações entre os cinco primeiros.
Destaque ainda para Igor Cruz, do Damha (nº 4 do Brasil), que vem de seis títulos em torneios do ranking paulista e dois vice-campeonatos, em um total sete Top 5 nos 11 torneios do WAGR que jogou este ano no Brasil. Os demais são Fernando Silva (7º), da Associação Esportiva São José; Jocimário Souza (9º), do Santa Mônica, de Colombo (PR); e Matheus Oliveira, do Damha (10º). Outros atletas de ponta são Nicholas Lima, de Maringá, filho do profissional Odair Lima; e Arthur Fernandes, do São Fernando, o juvenil nº 2 de São Paulo e 3 do Brasil.
Entre as mulheres, a grande expectativa é se Lauren Grinberg, do Lago Azul, a número 1 do ranking nacional e brasileira mais bem classificada no Ranking Mundial (226ª) conseguirá conquistar seu oitavo título consecutivo no Aberto de São Paulo. Ela venceu o torneio cinco vezes seguidas, de 2016 a 2020, e novamente em 2023 e 2024. Nos outros dois anos não participou por estar jogando no exterior. Ela venceu o torneio nas duas últimas vezes que foi jogado no Ipê, em 2018 e 2020. Lauren venceu cinco dos seis torneios do WAGR que disputou no país em 2025, incluindo o Campeonato Brasileiro.
A juvenil carioca Maria Eduarda Rocha, a Duda, do Itanhangá, uma das maiores revelações recentes do golfe brasileiro, surge como a principal adversária de Lauren. Duda é a segunda melhor brasileira do WAGR (363ª) e número 2 do Brasil. Ela jogou 11 torneios do WAGR na temporada, com duas vitórias e quatro vice-campeonatos, em um total de 10 colocações entre as cinco primeiras. Ela representou o Brasil no Pan-Americano Júnior, no final de agosto.
A lista de favoritas no feminino tem ainda a juvenil Maitri Peychaux, do Itanhangá, 6ª do ranking nacional e quarta melhor brasileira do WAGR (572ª). Maitri jogou 11 torneios do Ranking Mundial no Brasil em 2025, venceu dois, foi vice-campeã do Bandeirantes, segundo maior torneio de São Paulo, e ficou dez vezes entre as Top 5. Outras três juvenis Top 10 do Brasil também são destaque: as gêmeas Sofia (4ª) e Beatriz Menga (7ª), e a caçulinha Alexa Alonso (8ª), todas do São Fernando.
O 76º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – 2025 tem patrocínios de Tietê Agroindustrial; WTC CAPITAL | BTG Pactual; Daslu; Terraverde Agro; Regatec; World Sports; Itograss; Honda Lago-San; Sementes Brejeiro; Val Rocha Engenharia; Impact Jewels; Integral Dental; Triunfae – Turnaround e Reestruturação; e Prataria Rebouças. A Federação Paulista de Golfe tem patrocínios institucionais de Forvis Mazars; Copa Airlines; Grupo Vigorito; Avant – Luz para Você; e FPG Golf Center. Record Interior SP e The Golf Brasil são as mídias parceiras. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).
Veja os horários de saída desta 6ª feira
Ipê Golf Club de Ribeirão Preto (IPGC)
Alameda Gustavo Simioni, 555
Vila do Golfe – CEP 14027-505
Ribeirão Preto – SP
Telefone (16) 3620-3386