Igor: única volta abaixo do par na rodada de abertura. Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria
Igor Cruz, do Damha, número 4 de São Paulo e quinto colocado do Ranking Nacional, e Giovana Frezza, do Corujinha, a número 9 do estado, assumiram a liderança do 27º Torneio Aberto de Golfe da Associação Esportiva São José – 2025, que começou a ser disputado neste sábado, 30 de agosto, em São José dos Campos (SP). A competição válida para os rankings masculinos e femininos, scratch e por handicap index, da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), termina neste domingo.
Este é também o penúltimo evento antes de serem conhecidos os líderes das categorias do ranking paulista que ganharão o direito de representar o Brasil, como tudo pago, do Campeonato Latinoamericano de Golfe, de 27 de outubro a 1º de novembro, no Dreams Karibana Cartagena Golf & Spa Resort, em Cartagena, na Colômbia. O Latinoamericano de Golfe é a mais importante competição para golfistas com handicap do continente e tem cobertura e transmissão pelo Golf Channel.
Liderança – Igor, que vem de cinco vitórias na temporada paulista (Anexo, Bastos, Japy, CG Campinas e Guarapiranga), jogou três acima do ida, sem bogeys, mas devolveu tacadas no 10 e no 18 para ainda assim terminar líder isolado, com 69 (-1), a única volta abaixo do par do dia. Ele é seguido de perto por Fernando Silva Fernando Silva, nº 7 do estado, da AE São José, campeão deste torneio em 2023, que fez caminho inverso: jogou três acima de ida, com um duplo-bogey, mas se recuperou com três birdies de volta para ficar em segundo, no par do campo.
Ambos são seguidos de perto por Fernando Vieira, do Riacho Grande, que marcou 71 numa volta de recuperação após quatro bogeys consecutivos na primeira metade do campo. Mas ele também fez quatro birdies e vinha empatado em segundo até fazer seu quinto bogey do dia no 17. A lamentar também o final de Donizetti de Souza, campeão do torneio de seu clube em 2022, 2019, 2016 e 2013. Ele liderava com quatro abaixo até o 14, mas devolveu oito tacada nos quatro buracos finais para terminar em quarto, com 74, como melhoro jogador da casa.
Feminino – No feminino, Giovana Frezza, campeã do Aberto do Sapezal, busca novo título após abrir boa vantagem com uma volta de 79 tacadas. Quem mais se aproximou dela foi Solange Souza, do Guarapiranga, a golfista de menor handicap em campo e quinta do ranking paulista, que somou 84. A seguir estão duas jogadoras do Clube de Golfe de Campinas: Eliane Kim (85) e Mi Ja Kim (86). Juliana Passos, do Riacho Grande, bicampeã do torneio, terminou apenas em sexto, com 92.