
As emoções do HIC Investimentos Open 2026 – 50º Aberto do Arujá Golf Clube começam nesta sexta-feira, 18 de setembro, quando entram em campo os jogadores de alto rendimento. Serão 29 homens e 11 mulheres competindo em 54 buracos, ao longo de três dias, valendo pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para os rankings nacional e estadual.
No sábado e no domingo, entram em cena mais 160 jogadores das categorias de handicaps mais altos, que jogam apenas dois dias, em 36 buracos, valendo pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). Ao todo, serão 200 golfistas participando da comemoração dos 50 anos do Aberto, um recorde para o torneio. O Arujá preparou uma intensa programação social, com música, gastronomia, Open Bar e muita confraternização para comemorar o cinquentenário.
Na competição masculina, os destaques são Igor Cruz e Marcos Negrini, ambos do Damha, respectivamente os números 2 e 4 do Brasil. Negrini, tricampeão do Aberto do Arujá de 2022 a 2024, tenta seu quarto título em cinco anos. Igor, vice-campeão em 2025, busca sua primeira vitória no Arujá. Herik Machado, o número 1 do Brasil, também do Damha, não poderá defender o título conquistado em 2025 por causa de compromissos familiares.
Destaque ainda para Fernando Silva, do Anexo Golf, que chegou a liderar o torneio de 2025, antes de a volta final ser interrompida por causa do mau tempo e posteriormente cancelada ao escurecer. Fernando foi ainda vice-campeão em 2024, resultado que o colocou no Ranking Mundial. Mais jogadores de handicap baixo, que competem também pelo título da categoria com index até 8,5, são Paulo Castilho, do Quinta da Baroneza; Allan Freire, do Damha; e Hélio Meirelles, do São Fernando, entre outros.
Entre as mulheres, as duas últimas campeãs do torneio – Carla Ziliotto (2025) e Solange de Souza, a Sol (2024) – vão em busca de mais um título. Carla, diretamente filiada à FPGolfe, chega como a quarta colocada do Ranking Nacional e a número 1 de São Paulo, depois de ter vencido nove torneios do ranking paulista em 2026, incluindo o Aberto do Damha, no último domingo.
Sol, do Guarapiranga, a número 9 do estado, por sua vez, que vem de um vice-campeonato no Aberto da Associação Esportiva São José, ainda não venceu na temporada, mas sempre se sente confortável jogando no Arujá. Outra favorita é Juliana Passos, do Riacho Grande, número 2 de São Paulo, que vem de três títulos do ranking estadual e de um vice-campeonato no Damha, onde chegou a liderar.
O título de 2025 no Aberto do Arujá colocou Carla no Ranking Mundial, assim como Fernando Silva, em 2024. Marina Nonaka, do Arujá, tetracampeã do Aberto de 2020 a 2023, hoje nos EUA, também garantiu sua entrada no WAGR nesse torneio, na edição de 2021. O Aberto do Arujá vale para o Ranking Mundial desde 2016.
Famoso por sempre oferecer valiosos prêmios para hole-in-one em seus abertos, o Arujá desta vez se superou. São oferecidos cinco prêmios para quem embocar de primeira nos quatro buracos de par 3 do campo, com destaque para um Nissan Kicks, ofertado por Vigorito e Globus Seguros, no buraco 2. Esse buraco já premiou dois golfistas que embocaram de primeira lá, incluindo Eliza Mizoguchi, no Aberto de 2021, quando ganhou uma moto Honda Elite ao fazer seu primeiro hole-in-one em 22 anos de golfe.
Nesse mesmo buraco, mas no Campeonato Nikkey, disputado a cada dois anos no Arujá, em revezamento com o PL, Yoshiyuki Uesugi, então com 78 anos, embocou de primeira para ganhar um Honda HR-V, na edição de 2017. Outro a fazer hole-in-one no Nikkey, no Arujá, foi Sasuke Takai, em 2021, mas no buraco 16, pelo qual ganhou uma geladeira Panasonic.
Haverá ainda mais quatro prêmios para holes-in-one nos três buracos de par 3 restantes: três golf carts para quem embocar de primeira nos buracos 8, 13 ou 16, e também uma viagem aérea para Buenos Aires, com direito a acompanhante e estadia, que se acumulará ao prêmio de um dos carts. Se ninguém fizer um hole-in-one nesse buraco, a viagem para a Argentina será sorteada entre os participantes.
Sábado e domingo, com todos os jogadores em campo, a parte social do evento ganha corpo, com serviço de alimentação durante todo o dia, do café da manhã, passando pelos petiscos, até o almoço, servido até mais tarde. Tudo isso com Open Bar de chope, água e refrigerantes. No domingo, haverá ainda whisky, música ao vivo e um cardápio especial, com temakis preparados na hora e a tradicional costela no bafo. Os jogadores terão direito a levar convidados para participar da parte social, com taxa de R$ 150 por dia.
Os campeões scratch receberão, além do troféu, TVs de 55 polegadas oferecidas pela LG, que dará ainda outros produtos aos demais campeões. Após a cerimônia de premiação e encerramento, serão sorteados valiosos brindes oferecidos pelas empresas parceiras, incluindo um ar-condicionado e um purificador de ar, ambos da Daikin.
O HIC Investimentos Open 2026 – 50º Aberto do Arujá Golf Clube tem patrocínio Master de HIC Investimentos / Necton – Uma empresa BTG Pactual, e patrocínios de Sompo Seguros, Niterra, SKN Incorporadora, Agaxtur, Axalta, Daikin, Vigorito, Globus Seguros, HOSS Construtora, Moura, HNIPO – Centro Médico & Diagnóstico, HN – Nagoshi Advogados, Sakura Tech, Enagic, Classe Capytal, LG, SKN Master, Komatsu, Kadono Advogados, Dryko, AI Automotive Imports, Paris Elysees Parfums, Nachi, Stone UP, Stone Atvos e WDC Networks.
A organização é do Arujá Golf Clube e da Federação Paulista de Golfe, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do World Amateur Golf Ranking (WAGR).
A Comissão de Honra do torneio terá Eudes de Orleans e Bragança, presidente da CBGolfe; Flávio Maschietto, presidente da FPGolfe; e Mário Numada, presidente do Arujá. A Comissão do Campeonato é formada por Mauro Batista (diretor do Torneio), Alex Sandro Costa, Marcos Okumura, Carlos Augusto de Souza, Paulo Tonetto, Stela Miyagi, Victor Maia, Mário Numada e Frank Cazabon. Os árbitros serão Frank Cazabon, Adrian Mackenzie e Paulo Tonetto.






