

O mau tempo, com duas paralisações por causa da ameaça de raios, que atrasaram o jogo em duas horas, não foi suficiente para ofuscar o show de talentos em que se transformou a rodada de abertura do 18º Aberto do Damha Golf Club. Os quatro jogadores da casa que estão entre os Top 10 do Brasil – Herik Machado (nº 1), Igor Cruz (nº 2), Marcos Negrini (nº 4) e Matheus Oliveira (nº 10) – fizeram uma exibição digna da importância do evento, que está entre os melhores e mais concorridos do Brasil, valendo para os rankings estadual, nacional e mundial.
Ao lado, de cima para baixo, Matheus, Negrini, Herik e Carla
Os quatro integrantes do núcleo do “Dream Team” do Damha não chegaram a terminar suas rodadas de estreia nesta sexta-feira, 11 de setembro. Todos jogaram apenas até o 16º dos 18 buracos, antes que a rodada fosse suspensa por falta de luz natural. Eles voltarão ao campo na manhã deste sábado para terminar os dois buracos restantes e, pouco depois, jogarão os 18 buracos da segunda das três rodadas do torneio, que termina no domingo.
O show do Dream Team do Damha foi comandado por Igor Cruz, que vem de uma vitória no Aberto do Rio de Janeiro e estreou com uma volta de 67 tacadas, cinco abaixo do par. Foram cinco birdies, sem um bogey sequer, e mais alguns putts bem “embocáveis” que não entraram e poderiam ter dado a Igor um resultado ainda mais impactante.
Durante boa parte da rodada, o líder era Matheus Oliveira, que fez quatro birdies até o buraco 14. Mas um bogey no 16, no único green que errou no dia, fez com que ele jogasse 69, três abaixo, para dividir a vice-liderança. O outro a jogar três abaixo foi Marcos Negrini, com uma incrível reação no final. Ele jogou uma acima de ida (37), com dois bogeys, mas reagiu com birdies seguidos do 10 ao 12 e um eagle-2 no 15, onde embocou das 60 jardas, compensando um bogey no 14.
Herik Machado, que está entre os 70 melhores amadores do mundo e chegou como favorito para conquistar seu terceiro título consecutivo no Aberto do Damha, jogou duas abaixo de ida, com três birdies, e fez pares consecutivos nos sete buracos seguintes. Juntos, eles somaram 13 abaixo do par: Igor (-5), Matheus (-3), Negrini (-3) e Herik (-2).
Arthur Fernandes, do São Fernando, o juvenil número 2 do Brasil, que saiu no pelotão ao lado de Igor e Herik, parou no 16 com uma acima do par, mesmo resultado de Paulo Castilho, do Quinta do Golfe, que jogou no penúltimo grupo com Negrini e Matheus. O outro grupo a não terminar os 18 buracos – também parou no 16 – foi o de Rodolfo Fuganti, de Londrina; Allan Freire, do Damha; e Lucas Muinos, de Bauru, todos acima do par.
No feminino, que vale apenas para o ranking paulista, Carla Ziliotto, do Damha, a número 1 de São Paulo e quarta do ranking nacional, lidera com 81 tacadas, seguida por Juliana Passos, do Riacho Grande, com 84, e por Mônica Fontes, do Ipê, com 89.






