Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 02 de fevereiro de 2026

Paulista de Match Play por Hcp define os primeiros campeões de temporada recorde da FPGolfe

Matheus Oliveira, Leandro Metzner, Jair Carmona e Fernando Torres vencem no Damha

 

Mathues recebe o troféu de campeão da categoria mais baixa de handicaps do Matck Play de SP, de 2026. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Matheus recebe o troféu de campeão da categoria mais baixa de handicaps do Match Play de SP, de 2026. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Matheus Oliveira, do Damha; Leandro Metzner, do Arujá; Jair Carmona, do Riacho Grande; e Fernando Torres, diretamente filiado à Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), foram os campeões das quatro categorias do Campeonato Paulista Masculino por Handicap Index – 2026 que abriu neste final de semana, dia 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no Damha Golf Club, em São Carlos, o calendário de 2026 da maior federação de golfe do país, responsável por mais da metade dos clubes e dos jogadores filiados do Brasil.

Veja álbum de fotos completo


Ao todo, a FPGolfe está realizando o recorde de 72 eventos de janeiro a dezembro, incluindo 24 campeonatos abertos dos clubes filiados, além de competições juvenis, femininas, seniores, interclubes e profissionais. Isso inclui 12 eventos válidos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), série que começou também na semana passada, com o Campeonato Brasileiro Juvenil, no São Paulo Golf Club. Paralelamente ao Paulista de Match Play foi jogada a primeira etapa do Tour Juvenil Paulista, juntamente com as duas primeiras etapas do Tour de Verão do Brasil Kids Golf Tour, que teve rodadas na Quinta da Baroneza e no Fazenda da Grama.

Maratona

O Paulista de Match Play é jogado no sistema “todos contra todos” (round-robin) dentro da categoria, com quatro rodadas em dois dias, pela manhã e à tarde, num total de 36 buracos por dia, 72 no final de semana. Participaram os melhores golfistas disponíveis dos ranking finais de 2025. As diferenças de handicaps entre os jogadores foram compensadas com tacadas para os de index mais alto nos buracos mais difíceis do campo. Vitórias valiam 3 pontos e empates um ponto para cada lado. Apesar da ameaça de temporais, o jogo só precisou ser interrompido por pouco mais de uma hora no começo da rodada da tarde de domingo, mas todos os confrontos foram completados.

Na categoria com até 8,5 de index, Soonwook Byen, do Clube de Golfe de Campinas, que jogou com o maior handicap da turma (9) aproveitou a vantagem de tacadas para chegar à rodada final invicto e quase surpreender os favoritos, incluindo Matheus Oliveira, do Damha, que dava tacadas para ele em nove buracos. Mas Matheus venceu os demais jogos e foi campeão com 12 pontos, graças a uma crucial vitória sobre Igor Cruz, do Damha, outro Top 10 do Brasil. Byen, que perdeu para Igor na rodada final, ainda empatou com Rogério Cardoso, o capitão do Damha, que foi o vice-campeão, com 10 pontos, mesmo total de Byen que ficou em terceiro nos critérios de desempate (buracos ganhos na semana).

Invicto

O único campeão invicto do dia foi Leandro Metzner, que venceu todos os seus sete jogos para somar 24 pontos. Leandro perdia os dois confrontos de domingo à tarde, mas, depois da chuva, reagiu e virou ambos os resultados. O vice-campeão, com 15 pontos, foi Wellington Aderaldo, do Imperial, que só perdeu para Leandro e para Tabajara Zuniga, do Santos São Vicente. O troféu de terceiro lugar ficou para Eliseo Alvarez Neto, de Bauru, que somou 16 pontos, com derrotas para Metzner e Aderaldo e empate com Renato Mello, do Paulistano.

Na 14,1 a 19,4, o título foi para Jair Carmona, do Riacho Grande, com 19 pontos. Ele só perdeu um de seus oito jogos, para João Tomazeli, e empatou outro com Fabian Dupret, do Imperial. Dupret empatou em segundo, com 16 pontos, mas ficou em terceiro, perdendo o troféu de vice-campeão para Yongbong Kim, do Clube de Golfe de Campinas, que também somou 16 pontos e ganhou dele no confronto direto.

E finalmente, na 19,5 a 25,7 Fernando Torres, da FPGolfe, foi campeão com 21 pontos, o segundo maior total da semana, ao vencer sete jogos e perder apenas um, para Claudio Kawano, do Riacho Grande, que foi o vice-campeão, com 16 pontos. Kawano perdeu dois jogos, para Carlos Eduardo Ramos, do Lago Azul, e Rodrigo Reis, do Barretos. Gil Hipólito, do São Paulo Futebol Clube, ficou em terceiro, com 14 pontos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.

Premiação

Mauro Batista, diretor executivo da FPGolfe, comandou a entrega de prêmios que teve a mesa formada ainda por Michele Batista, Gerente do Damha; e João Paulo Silveira, head-pro do clube. A FPGolfe tem patrocínios institucionais de Forvis Mazars, Copa Airlines e Grupo Vigorito – 100 Anos, além de apoios de Avant – Luz para Você, e do The Golf Brasil, programa semanal de golfe apresentado na BandSports.

Resultados

 

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.