
Giacometti e Tota com troféus de campeões brasileiros de 2025. Foto: Otávio Fortes/CBGolfe
O paranaense Gustavo Giacometti e a gaúcha Maria Antônia Gavião, a Tota, entram em campo nesta quarta-feira, 28 de janeiro, no São Paulo Golf Club, em São Paulo (SP), para defender seus títulos no 36º Campeonato Brasileiro Juvenil e Pré-Juvenil de Golfe, que será jogado até sexta-feira, 30, valendo pontos para os Rankings Nacionais até 18 anos e para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).
Participam da competição 85 golfistas de até 18 anos, sendo que 63 deles – 45 homens e 18 mulheres – competem pelo título juvenil (até 18 anos). Neste grupo, 26 golfistas – 19 homens e 7 mulheres –, disputam também os títulos da categoria Pré-Juvenil (até 15 aos). Haverá ainda mais 22 meninos competindo em outras categorias de idade, sendo 12 na até 13 anos, sete na até 11 anos e três da categoria F, até 9 anos.
Conquistar o bicampeonato brasileiro juvenil, um título que se tem poucas oportunidades de disputar até completar 18 anos, é algo raro. No masculino, o último bicampeão brasileiro juvenil foi Herik Machado, em 2014 e 2015. No feminino, a última a conseguir o feito foi Vitória Teixeira, em 2013 e 2014. Nunca houve um tricampeão brasileiro juvenil masculino. Os outros bicampeões foram Rafa Becker, em 2008 e 2009, e Alexandre Rocha, em 1994 e 1995.
Também raro é vencer duas vezes seguidas no pré-juvenil, algo que a carioca Maitri Peychaux conseguiu em 2024 e 2025, passando, este ano, para a categoria juvenil. No masculino o último bicampeão brasileiro pré-juvenil foi o paulista Gui Grinberg, em 2017 e 2018. O paulista Arthur Alvez, campeão da pré-juvenil em 2025, compete este ano entre os juvenis. Ao contrário do masculino, houve duas tricampeãs brasileiras juvenis: Isabel Dornellas (1998, 1999 e 2000) e Cecilia Kleinert, a Kinha (2004, 2005 e 2006)
Treze dos golfistas em campo – oito homens e cinco mulheres – já estão no Ranking Mundial Amador de Golfe, um feito difícil de se conseguir. Para entrar na lista dos melhores amadores do mundo é preciso vencer um torneio válido ou ficar em segundo numa grande competição do WAGR. Também estarão em campo quase todos os Top 10 dos rankings nacionais juvenis e pré-juvenis, masculinos e femininos, que estão no país.
Giacometti será o mais bem ranqueado em campo, na 604ª colocação, seguido pelo paulista Luca Almeida (795º) que é disparado o favorito para o título pré-juvenil, e ainda forte candidato ao título juvenil, tanto por sua rápida ascensão no golfe, como pelo fato de jogar em seu campo. O paranaense Francisco Bromberg (1170º), o paulista Gustavo Yoshikawa (1.386º) e o paranaense Pedro Milano (3.747º) são os demais brasileiros listados no WAGR.
Há ainda quatro estrangeiros ranqueados no WAGR, com destaque para o chileno Diego Serrano (834º), que no ano passado ficou em terceiro no Candy Hannemann AJGA IPS Junior Championship, torneio onde Luca foi quinto e Bromberg nono colocado. Os outros são os chilenos Diego Vargas (1.590º), campeão Sul-americano Pré-Juvenil de 2025, com Luca em segundo e Bromberg em décimo, e Samuel Trucco (1.432º). Destaque ainda para o chileno Andres Duisberg (4.860º), vice-campeão brasileiro em 2025.
No feminino, são cinco as ranqueadas no WAGR, todas do Brasil, a começar por Tota Gavião (393ª), a defensora do título. As outras são Maitri (579ª), que estreia na Juvenil; gaúcha Eduarda Roggero (774ª), que perdeu o título brasileiro juvenil de 2025 para Tota; e as paulistas Beatriz Menga (1.134ª), quinta do ranking adulto brasileiro, e Maria Eduarda Souza (1.809ª).
O 36º Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe conta com o apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil, por meio de recursos da Lei das Loterias, além do apoio da Federação Paulista de Golfe e das empresas St. James, Liquidz e E-Bullet. A hospedagem oficial do evento será no Intercity Nações Unidas.
Veja os horários de saída do primeiro dia





