Depois de liderar desde a segunda rodada, o brasileiro Herik Machado, do Damha, fez sua pior volta da semana neste domingo, 25 de janeiro, na volta final, para ser surpreendido pelo chileno Raul Roman, que fez a melhor volta de todo o torneiro para empatar em primeiro e levar o título num playoff de três buracos. Igor Cruz, também do Damha, fez um torneio de recuperação para ainda terminar nos Top 10.
Cansado pela terceira semana de competições consecutivas, depois de jogar no Sul-Americano Amador (7º colocado) e no LAAC – Latim America Amateur Championship (6º) – ambos como melhor brasileiro – Herik, que havia feito apenas um bogey em cada uma das rodadas anteriores, desta vez fez um duplo bogey-6 e quatro bogeys para jogar três acima, sua pior volta da semana, e somar 284 (70-69-71-74), o par do campo, e empatar em primeiro, com Roman, que jogou mais cedo e esperava na sede com outro 284 (71-77-69-67).
No desempate em três buracos somatórios, Herik venceu o primeiro (16), mas terminou como vice-campeão depois que o chileno venceu os dois buracos seguintes (17 e 18) para comemorar o título de um dos mais fortes torneios amadores do continente. Herik que buscava seu terceiro título e segundo consecutivo da Copa de Oro, Roman e o argentino Agustin Tarigo, terceiro com 289 (70-75-74-70), foram os únicos competidores a jogar duas rodadas abaixo do par. Igor terminou em décimo, com 296 (81-74-70-71).
Depois desta maratona de jogos Herik vai tirar três semanas de férias na casa de sua mãe, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, antes de voltar às competições. Exausto depois de jogar oito rodadas dos maiores torneios do continente em 11 dias, e com dores no pé, Herik pensou em desistir da Copa de Oro, mas decidiu manter o compromisso com os organizadores. Dos 48 jogadores que passaram o corte, 16, incluindo Herik, jogaram com handicaps índex positivos.





