Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 24 de novembro de 2025

Honda Open – Nikkey do Brasil: Tsukazan e Ziliotto vencem o maior campeonato da colônia

Evento no PL reuniu 220 jogadores de todo o país e do exterior em dia de hole-in-one

 

Ivan e Carla com os troféus do torneio e os de posse transitória. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Ivan Tsukazan e Carla Ziliotto foram os destaques do Honda Open – 54º Campeonato Nikkey do Brasil, encerrado neste domingo no PL Golf Clube, em Arujá (SP). A maior competição da colônia japonesa no Brasil reuniu 220 jogadores vindos de todo o Brasil, além de convidados do Paraguai e do Japão, para dois dias de muito golfe e confraternização.

Veja as fotos da premiação
Aguarde álbum de fotos completo no mesmo link acima

Ivan e Carla têm muito em comum. Ambos são filhos de brasileiros com japoneses, já foram os melhores do Brasil, haviam vencido o Campeonato Nikkey anteriormente, mas depois abandonaram o golfe competitivo – ele por 13 anos e ela por seis –, só retomando as competições este ano. No torneio, porém, tiveram percursos bem diferentes: Ivan venceu de virada sobre Leo Yoshikawa e Carla de ponta a ponta, com grande vantagem sobre Stela Miyagi.

Shotguns

Para acomodar tanta gente em campo, foram realizados três shotguns simultâneos, aproveitando que o PL tem 27 buracos – três percursos de nove –, que combinados dois a dois resultam em três campos diferentes de 18 buracos. Só não se contava que o mau tempo obrigasse a interromper a rodada de sábado restando quatro buracos a jogar, que foram retomados no domingo cedo. E como havia previsão de mais chuva, a rodada final foi reduzida para 9 buracos, permitindo que todos jogassem 27 buracos em dois dias.

Sábado, no momento da interrupção, terminado o buraco 14, Ivan liderava com duas abaixo e três à frente de Léo, que jogava uma acima. No recomeço, no domingo, Ivan fez bogeys nos quatro buracos finais e terminou os primeiros 18 buracos perdendo por duas. Mas já no primeiro dos nove buracos do domingo Ivan empatou o jogo com birdie contra bogey, antes de vencer por três tacadas de vantagem, com 111 (74-37) tacadas, três acima do par, contra 114 (72-42), seis acima, de Léo.

Títulos

Ivan havia vencido o Nikkey 16 anos antes, quando era o juvenil número 1 de São Paulo e do Brasil e estava entre os melhores do ranking adulto. Parou com o golfe para se dedicar à família – casou e teve uma filha – e aos negócios, sendo hoje produtor e fornecedor de pastéis para feiras no litoral paulista. Ivan ainda joga pelo Santos São Vicente, clube que o revelou, mas em 2026 irá integrar a equipe Inove do Damha, de São Carlos, ao lado, entre outros, de Herik Machado, o número 2 do Brasil.

Carla, que joga no Arujá, campo vizinho do PL, entrou em campo como favorita absoluta tendo como objetivo jogar bem. No primeiro dia, apesar de liderar com folga, ela não ficou satisfeita com seu jogo, mas reagiu no domingo, quando marcou uma acima e venceu com 119 tacadas, 24 à frente de Stela Miyagi, a vice-campeã. Carla havia conquistado seu último título do Nikkey em 2019. Em seguida, parou de competir, retornando agora para ampliar ainda mais seu recorde de vitórias.

Hole-in-one

Mas talvez ninguém tenha saído mais feliz do campo do que Milton Tohoru Yoshiura, o “Toro”, de Bauru, de 68 anos, que fez, neste domingo, um hole-in-one no buraco 2 do percurso Glory, um dos buracos mais difíceis do campo. Toro usou um ferro 7 das 150 jardas para ver a bola rolar todo o green, cair no buraco e dar início à comemoração de seu terceiro ace em 60 anos de golfe. Como prêmio, ele ganhou uma TV LG UHD AI de 50 polegadas, oferecida pela HM Golf Car, e entregue por Humberto Monte Neto.

Masculino

Na classificação por handicaps, Francisco Ishihara, do PL, foi o campeão net da categoria A, no desempate com Ricardo Cesar, do Arujá, que levou o troféu de vice-campeão. Americo Katayama, do PL, completou o pódio em terceiro. Na Categoria B, o campeão gross foi Celio Kanesaki, do Imperial. Já os três melhores net foram Akihiro Shibagaki; Alexandre Iutaka, do São Fernando; e Eurico Issao Saruhashi, do Arujá.

Seniores

Entre os seniores, o campeão gross foi Teruo Tamura, do Alphaville Graciosa (PR), com 124 tacadas, seguido por Shozo Karasawa, do Vista Verde, com 126. Na classificação por handicaps, na Categoria A, o pódio net teve Jodi Yamamoto, do Clube Curitibano (PR), campeão, seguido por Pedro Ashitani, do Manaus (AM), e por Yoshiro Nagae, do PL.

Entre os seniores da Categoria B, o campeão gross foi John Koitiro Hatori, do Imperial, com 129 tacadas. Já o pódio net teve Riuji Augusto Kiyohara, do Riacho Grande, o campeão, seguido por Paulo Roberto Oliveira, de filiado à Federação Pernambucana, e por Rafael Toshiaki Karasawa, do PL. Houve ainda uma categoria dos Superseniores: Masakazu Shoji, do Arujá, foi o campeão gross e os melhores net foram de Kunio Ishihara e Yoshiyuki Yodogawa, ambos do PL, e de Nobuyoshi Muto, do Amazon (AM).

Feminino

Na categoria feminina por handicaps, Lucia Kimiko Ueda, do PL, venceu, seguida por Yoko Iijima, do PL, e por Li Lian Mizikami, do Clube de Golfe de Campinas. Também foram premiadas as melhores da categoria sênior gross: Marise Sawada, do Arujá, venceu, seguida por Chieko Takita, do PL

Na categoria feminina sênior net a campeã foi Fumie Takahashim do PL, seguida por Olga Shigeko Hieda, do Alphaville (PR), e de Keiko Hira, do PL. Houve ainda uma categoria supersênior feminina. A campeã gross foi Paulina Essaki, da Associação Esportiva São José, e o pódio net foi formado pela campeã Sayuri Shoji, do Arujá, seguida por Elza Tieko Jinzenji, do Caxangá (PE); e por Elza Koyama, do Amazon (AM).

Premiação

Mario Numada, presidente da Associação Nikkey de Golfe do Brasil e do Arujá Golf Clube, que organizou o torneio, agradeceu a presença de todos e compôs a mesa de premiação ao lado de Seizo Yano, presidente do PL; Teruya Nishizaki e Seiji Saito, vice-presidentes da Honda Automóveis, patrocinadora oficial do evento.

Também compuseram a mesa representante de Luiz Antonio de Camargo, prefeito de Arujá; Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe, e seu vice, Flávio Maschietto, presidente eleito para substituí-lo; Akira Obara, General do Exército Brasileiro; e Rubens Kamoi, presidente da Associação Pan-Americana Nikkey do Brasil e presidente do conselho do Nippon Country Clube. Antes da premiação foi servido um banquete de comidas japonesas e, no final, sorteados dezenas de brindes entre os presentes.

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.