
Luca no tee do buraco 17 do SPGC: rápida ascensão no WAGR. Foto: Ricardo Fonseca/F2
O juvenil Luca Almeida, de apenas 13 anos, terá o melhor handicap index (+1,2), do Aberto G5 Partners da Quinta da Baroneza, que será jogado nesta sexta-feira e no sábado, dias 7 e 8 de novembro, em Bragança Paulista (SP). Os juvenis serão a grande atração do evento, uma vez que o irmão mais novo de Luca, Lorenzo Almeida, o Lolô, de apenas 11 anos e handicap 3,9, fará sua estreia em competições adultas, ao lado ainda de Arthur Fernandes (1,8), do São Fernando, o juvenil número 3 do ranking nacional.
Este é um momento especial para Luca, que venceu no último domingo seu segundo torneio válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), no South American Championship, do US Kids Golf, no Campo Olímpico do Rio de Janeiro. Com isso deu um salto de 754 posições para ser esta semana o amador número 502 do mundo, como o sétimo brasileiro mais bem colocado do WAGR. Uma semana antes, Luca terminou em terceiro no Aberto do São Paulo Golf Club, um evento adulto, quando subiu mais de 1 mil posições no WAGR.
Para se ter uma ideia da importância desta rápida ascensão de Luca – só entrou para o ranking mundial ao vencer o Aberto Juvenil do RS, no final de maio passado – nas duas últimas edições do LAAC (Latin America Amateur Championship), o Brasil foi representado pelos seus sete primeiros colocados do WAGR. Luca só não se classificou para o LAAC de janeiro de 2026 porque a lista já fechou, levando em conta o WAGR de meados de setembro. Mas dificilmente Luca deixará de jogar no maior torneio amador do continente no ano seguinte.
Luca não terá o único handicap positivo em campo, uma vez que seu pai, Felipe Almeida, vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) jogará com index 1,1. Entre os 23 jogadores scratch há ainda outros quatro com index abaixo de 4: Pedro Garcia (0,1); David Somlo (1,2); e Alessandro Fabietti (1,5), todos do São Fernando, e Alexandre Martins (3,3), do Fazenda da Grama.
Golfe de alto rendimento à parte, o Aberto G5 Partners da Quinta da Baroneza promete ser um dos eventos de maior destaque da temporada. Haverá experiências gastronômicas, agenda especial para as jogadoras e três prêmios para hole-in-one: na sexta-feira, um Chevrolet Equinox EV no buraco 7; no sábado, um Chevrolet Equinox EV no buraco 14; e, para o domingo, um Chevrolet Spark EUV, no buraco 7. E nos três dias um carrinho de golfe Gomoov, no buraco 11. O evento ainda contará com sorteios exclusivos, incluindo diárias no Castelo Saint Andrews, em Gramado.
As mulheres competirão no domingo, em um dia dedicado a elas. Serão três dias repletos de sabores: bacalhau na sexta-feira; churrasco no sábado; e um buffet exclusivo para o almoço de domingo, durante a rodada feminina. Os participantes serão recebidos com um kit de boas-vindas. Durante os três dias haverá também degustações de vinhos, clínica de golfe para iniciantes e diversas surpresas preparadas para os convidados.
O Aberto G5 Partners da Quinta da Baroneza conta com patrocínio Master da G5 Partners, copatrocínio da Lux Incorporadora, Sittrade e Real Green, e apoio do Castelo Saint Andrews, Gomoov, How e GM.





