
Herik Machado e Igor Cruz, ambos do Damha, estreiam nesta quinta-feira, 6 de novembro, na 53ª Copa Juan Carlos Tailhade que será jogada até domingo, 9, no campo do Los Lagartos Country Club, na Argentina. Eles jogam individualmente, com os resultados valendo também para a 27ª Copa Internacional, que reunirá equipes de 16 países, valendo para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).
Além do Brasil e da Argentina, que compete com uma equipe nacional e outras regionais, haverá competidores das três Américas, África e Europa: África do Sul, Argentina, Chile, Dinamarca, Equador, França, Irlanda, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Suíça, Uruguai e Venezuela. Muitos atletas continuarão na Argentina na próxima semana para o Campeonato Nacional por Tacadas, no Olivos GC, a partir do dia 12, também valendo pontos para o Ranking Mundial.
A Colômbia defende o título inédito conquistado em 2024 com Tomás Restrepo Jaramillo e Esteban Jaramillo, que somaram 571 tacadas, cinco à frente do Canadá. A Argentina, que venceu a primeira edição do campeonato, em 1996, e voltou a ser campeã em 2004, 2018 e 2019, terminou em terceiro no ano passado, jogando com Joaquín Ludueña e Segundo Oliva Pinto, enquanto Juan Martín Loureiro levava o título individual, com 279 tacadas (-5). Andrey Xavier, hoje em Brasília, foi campeão individual, em 2019.
A Copa Tailhade, um dos mais importantes torneios amadores do continente, já recebeu muitos dos melhores golfistas do mundo, hoje profissionais de destaque, como Adam Scott, Trevor Immelman, Aaron Baddeley, Eduardo Molinari, Gonzalo Fernández Castaño, Álvaro Quirós, Marc Leishman, Joost Luiten, Chris Wood, Jamie Donaldson, Nick Dougherty, Tommy Fleetwood, entre outros.





