South American Champ: Luca vence segundo torneio válido e dispara no Ranking Mundial
Golfista do São Paulo foi o campeão geral e de sua categoria de 13 a 14 anos, no Campo Olímpico
Apesar de aparecer nos resultados dos torneios internacionais do US Kids Golf apenas como campeão da categoria de 13 a 14 anos do South American Championship, para efeito do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) Luca Almeida pontuou como campeão geral do torneio encerrado no domingo, 2 de novembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro. Com isso, Luca dará mais um grande salto na lista do ranking mundial que será atualizada e divulgada nesta quarta-feira, 5 de novembro.
Esse foi o segundo título de Luca em torneios válidos para o ranking mundial, seguindo-se ao título do Aberto Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul, que lhe carimbou o passaporte para entrar no ranking mundial, em maio passado. Desde então, Luca vem dando grandes saltos no WAGR, o último deles de 1.031 posições ao ser terceiro colocado no Aberto do São Paulo Golf Club, um torneio adulto, na semana anterior, quando ganhou 5,54 pontos. Desta vez, Luca vai ganhar 7,07 pontos para o WAGR, o que pode lhe render uma ascensão de outras mil posições, aproximadamente.
Vitória
Luca, do São Paulo Golf Club, venceu a categoria 13 a 14 anos com 218 (74-70-74) tacadas, duas acima do par, superando Gabriel Jobim, de Santa Maria (RS), que venceu a categoria de 15 a 18 anos com 219 (76-71-72), três acima, no desempate. Como ambas foram jogadas dos mesmos tees (6.204 jardas), elas se somam para efeito de classificação para o WAGR.
Mesmo em segundo, Jobim chegou perto de pontuar para o ranking mundial, mas como pelo regulamento do WAGR os desempates só valem para o primeiro lugar, o gaúcho dividiria os pontos de segundo e terceiro lugar com o chileno Rodrigo Díaz Santelices, não atingindo o mínimo exigido de 6,5 pontos para entrar na lista. Como Jobim não pontuou, o chileno, que entrou para o WAGR, na semana anterior, levou sozinho os pontos de segundo lugar.
Domínio Brasileiro
Com Luca e Jobim, o Brasil venceu sete das oito categorias de idade do South American Championship 2025, só perdendo na categoria de 10 anos para o chileno Augusto Mahn. O resultado mais impressionante foi a vitória de Lorenzo Almeida, irmão mais novo de Luca, na categoria 11 anos, com 204 (70-65-69) tacadas, 12 abaixo do par. O segundo melhor índice técnico foi o de Leonard Kamrath, campeão da categoria 9 anos, com 216 (72-71-73), o par do campo.
Outros dois brasileiros venceram em suas categorias com quatro acima: Gabriel Vanetti, na 8 anos, que jogou apenas nove buracos por dia, com 112 (38-37-37), e Pedro Wilhelm, na 12 anos, com 220 (76-72-72). O outro brasileiro campeão foi Lucas Venâncio de Carvalho, na até 7 anos (nove buracos por dia), com 114 (34-41-39), seis acima. Nenhuma brasileira venceu nas quatro categorias femininas (a de 15 a 18 não teve inscritas).
Participantes
O South American Championship 2025 teve representantes de 12 países: Brasil, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A organização foi da U.S. Kids Golf, em parceria com o Brasil Kids Golf Tour, e apoio da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro.





