Duda e Lauren com seus troféus: melhores jogadoras do Brasil decidem mais um título. Fotos: Tchello Orue
Um duelo de três dias, tacada a tacada, entre as duas melhores golfistas do Brasil terminou com a juvenil carioca Maria Eduarda Rocha, a Duda, segunda do ranking, derrotando a paulista Lauren Grinberg, a nº 1 do país, no segundo buraco do desempate, para ser bicampeã do Audi Rio Ladies Open – Aberto Feminino do Itanhangá Golf Club, encerrado no sábado, dia 20 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).
Duda com Indalécio e Jacqueline (no alto) e Lauren com Eudes e Netto
Para Duda, que jogava em casa, este foi seu quarto título em torneios válidos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), em 2025, e o segundo consecutivo, depois de ter vencido o Aberto do Estado de São Paulo, no começo do mês, também num playoff contra Lauren. Duda entrou para o Ranking Mundial há um ano, com o título do Aberto Feminino do Itanhangá de 2024, onde Lauren foi a vice-campeã.
Duda vai receber 8,89 pontos para o WAGR por este título, a sua maior pontuação até agora, o que lhe deve dar várias posições na lista onde é hoje a 320º do mundo. Já Lauren, do Lago Azul, atual 216ª do ranking, vem de cinco vitórias na temporada, e de dois vice-campeonatos consecutivos. Ele vai receber 7,013 pontos e pode melhorar algumas posições na atualização do WAGR a ser divulgada nesta quarta-feira, dia 24.
Duda (71-66-68) e Lauren (71-67-67) haviam empatado com 205 tacadas, oito abaixo do par. Duda fez 17 birdies em 54 buracos, seis deles na volta final, e Lauren outros 15, quatro deles na primeira metade do último dia, quando virou o jogo e abriu uma de vantagem. Mas Duda recuperou a liderança nos nove buracos finais e só cedeu o empate ao fazer bogey no 18.
Maitri Peychaux, também do Itanhangá, terminou em terceiro com 217 (72-73-72), uma acima. Seguida pela argentina Josefina Serrani, com 213 (78-77-76), duas jogadoras que também estão no WAGR. Martina Gimenez, do Costão Golf, de Florianópolis, completou as Top 5, com 235 (79-77-79) tacadas.
O Itanhangá Golf Club promoveu entre os dias 18 e 20 de setembro o Audi Rio Ladies Open – 48º Aberto do Itanhangá. A competição terminou no sábado com a vitória de Maria Eduarda Rocha, a Duda, que conquistou o bicampeonato após superar Lauren Grinberg, do São Paulo, em um playoff decidido no segundo buraco extra. Nenhuma jogadora conseguiu levar o Audi A3 Sedan Advanced 2.0 Turbo, 204 cv, oferecido para quem fizesse um hole-in-one no buraco 10.
O 48° Aberto Feminino do Itanhangá teve patrocínio da Audi Center Rio, da Triunfo Logística e do Fairmont Rio, além do copatrocínio da B&T XP, da Yolo e da Globus Seguros. O evento teve apoio da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação de Golfe do Rio de Janeiro, valendo também para os rankings estaduais.
Os prêmios foram entregues por Indalécio Alvarez, presidente do Itanhangá; Eudes Bragança, presidente da CBGolfe, Jacqueline Light, da Audi Center RJ; e Netto Moreira, do Fairmont Rio. O Aberto Masculino do Itanhangá vai ser jogado de 17 a 19 de outubro, valendo para o Ranking Mundial e contará com uma competição profissional com bolsa de R$ 110 mil em prêmios.