Notícias

  • Home >>
  • notícias
sábado 20 de setembro de 2025

Aberto do Arujá: Herik repete resultado da estreia e abre três de vantagem sobre Igor

Carla Ziliotto mantem-se três à frente de Ana Flávia e pode entrar no Ranking Mundial

 

Herik e Igor no impacto. Foto: montagem com fotos de Thais Pastor/F2 Assessoria

Herik Machado, do Damha, e Carla Ziliotto, que joga em casa, chegam ao último dia do 49º Aberto de Golfe Masculino e Feminino do Arujá Golf Clube, que termina neste domingo, 21 de setembro, vencendo por três tacadas, mas em momentos muito diferentes de suas carreiras. Enquanto Herik busca sua quinta vitória do ano em torneio do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), Carla que parou de jogar por seis anos e só retornou agora, tenta seu primeiro título desde que venceu este mesmo torneio, em 2019, um resultado que pode colocá-la no WAGR e lhe dar mais um estímulo em sua volta à elite do golfe nacional.

Tacada de aproximação de Carla Ziliotto: voltando ao golfe após seis anos

Herik continua sendo um jogador difícil de bater, mesmo quando erra logo no começo, como no buraco 3, onde fez um duplo bogey-7, depois que sua segunda tacada acertou uma árvore e foi para fora do campo. Foi preciso Herik embocar o recorde de cinco birdies no dia, para jogar duas acima do par, mesmo resultado da estreia, e ainda assim liderar com 148 (74-74) tacadas, quatro acima do par. Ele tem sete birdies no torneio e lidera por dois neste fundamento.

Igor Cruz, seu companheiro do Damha, que começou o dia empatado em primeiro, piorou para 77 vítima de dois erros também no início da volta: um duplo bogey-5, no buraco 2, e um triplo bogey-8, no buraco três. Mas Igor também fez três birdies e jogou os outros 16 buracos no par do campo, para terminar em segundo, com 151 (74-77). Herik é o número 2 e Igor, que ainda não venceu torneios do WAGR, o número cinco do Ranking Nacional.

Outros Destaques

Quem entrou na disputa pelo título – ou ao menos pelo vice-campeonato –, foi Fernando Silva, da Associação Esportiva São José, número 6 do Brasil. Ele entrou para o ranking mundial com o vice-campeonato deste torneio, em 2024, e também busca seu primeiro título em torneios do WAGR. Fernando abriu e fechou o dia com birdies, mas entre eles fez cinco bogey, quatro deles nos seis buracos finais, para terminar em terceiro, com 152 (77-75), a uma tacada de Igor. Seu mérito do dia foi ter sido o único a não fazer duplo bogey ou pior na rodada.

Matheus Oliveira, décimo do Ranking Nacional, outro da equipe de alto rendimento do Damha, vem num distante quarto lugar, com 159 (78-81). A seguir estão Shengli Xiang, do Guarapiranga, com 160 (78-82);Nelson Tavares Junior, do Paradise, com 164 (82-82); e dois jogadores com 165: Rogerio Cardoso, do Damha (83-82), e Ricardo Cesar (80-85), o melhor jogador do Arujá.

Mulheres

No feminino, Carla Ziliotto, que após quase seis anos sem competir só havia jogado um torneio, o Bandeirantes, no começo do ano, fez seus únicos dois birdies do dia na metade inicial do campo, mas não conseguiu evitar jogar seis tacadas pior do que na estreia, mas o suficiente para liderar com 158 (76-82). Se ela vencer jogando no máximo 82 neste domingo, poderá entrar para o ranking mundial, caso some o mínimo de 6,5 pontos exigidos pelo WAGR (a inclusão dos campeões não é mais automática).

Ana Fabia Matsuzaki, de Londrina, permaneceu em segundo, com 161 (79-82), seguida por Giovana Frezza, do Coruja, que fez o melhor resultado do dia para ficar em terceiro, com 169 (90-79). Solange de Souza Guarapiranga, do Guarapiranga, que defende o título. Vem em quarto, com 175 (91-84), empatada até nos parciais com Juliana Passos, do Riacho Grande (91-84).

Handicaps

Os golfistas com handicaps mais altos estrearam no torneio neste sábado, disputando pontos para o ranking da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). Adauto Kiyota, do São Paulo, jogou 66 (-6), melhor net do dia, para liderar na categoria de 8,6 a 14. João Carlos Ziliotto, Arujá, pai de Carla, vem a seguir, com 69, seguido por dois jogadores com 72: Renato Mello, do Riacho Grande, e Yang Chig, do Arujá.

Na 14, 1 a 19,4, só deu Arujá. Mauro Hilario Masarin lidera com 66, seguido por Ricardo Kobashi, com 67, e por Wilson Igawa, com 69. E na feminina de 16,1 a 25,7, Hye Kyoung Jeon, do Clube de Golfe de Campinas, lidera com 67, seguida por duas jogadoras do Arujá: Yuriko Wakimoto, com 70, e Eun Sug Lee Kim, com 71.

Patrocínio

O 49º Aberto de Golfe Masculino e Feminino do Arujá Golf Clube tem patrocínios de SKN, Daikin, Sompo, AJ Solar, Vista, Cragea, Canadá, Otugui, Alta Vista, Granoscar, Bonare, Lig Veic, Cyrela, HM, Era, Niterra, Classe Capytal, Hoss, Midori, PKO, Paris Elyses, LG, ADT,  Blind, WDC, Yassumoto, Irest, Hospital Nipo, Enagic, Moura, Costruclima, PJ Neblina, Bbay,  Sakuratec, Cogumelo, Uyara, Komatsu, Diggrow, Lab Systen, Hagana, Akio, Nachi, Kombucha, Axalta, Agaxtur e Globus. A organização é do Arujá Golf Clube e da Federação Paulista de Golfe, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

Resultados e horários de saída

 

 

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.