Notícias

  • Home >>
  • notícias
quarta-feira 10 de setembro de 2025

Aberto do Damha: time de alto rendimento do clube, o mais forte do Brasil, é atração em São Carlos

Herik Machado, Igor Cruz, Marcos Negrini e Matheus Oliveira estão entre os Top 10 do Ranking Nacional

 

O 17º Aberto do Damha Golf Club, de quinta-feira a domingo desta semana, 11 a 14 de setembro, em São Carlos (SP), promete ser um marco na história do golfe brasileiro, com o Damha exibindo com orgulho sua equipe masculina de alto rendimento, a mais forte do país. O time é formado por quatro jogadores da elite do golfe nacional que estão entre os 30 que competirão por pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e Ranking Brasileiro. Ao todo, serão 125 golfistas em campo, com os demais, incluindo 24 mulheres, competindo pelos rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Liderado por seus astros, todos Top 10 do Ranking Nacional – Herik Machado (2º), Igor Cruz (5º), Marcos Negrini (6º) e Matheus Oliveira (10º) –, o Aberto do Damha, que vale para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) masculino, reunirá  talento, técnica e emoção em um dos campos mais desafiadores do Brasil, ao lado de uma programação envolvente, com seis shows, DJs, gastronomia e Open Bar, atrações para todos os jogadores e suas famílias e convidados.

Herik Machado

Herik, número 2 do Brasil e número 46 do ranking mundial, é um exemplo de resiliência. Depois de abandonar o golfe na pandemia, Herik se encontrava em situação de fragilidade social, quando foi resgatado para o esporte pelo empresário local Almir de Oliveira, da Inove Transformadores, um dos patrocinadores do Aberto. Com seu apoio, Herik reestreou há 18 meses, do zero, e, desde então, jogou 28 torneios do ranking mundial no Brasil e voltou a brilhar.

De março de 2024 em diante, Herik venceu 9 torneios do ranking mundial, foi vice em 7 e terminou 23 vezes entre os Top 5. Internacionalmente, Herik voltou a representar o Brasil na Copa Los Andes e no Latin America Amateur Championship (LAAC), além de vencer a Copa de Oro, no Uruguai, ficar em terceiro no Campeonato Argentino, e ser quarto colocado no Campeonato Latino-Americano. Hoje, Herik também é o segundo  melhor golfista da América do Sul.

Igor Cruz

Revelado no Damha quando juvenil, Igor Cruz abandonou o esporte por cinco anos devido à falta de condições financeiras para competir. Seu talento foi resgatado por dois empresários, Emiliano Saran Azevedo, da Saran Consulting, e Douglas Muraro, do Grupo Muzik’a. Graças ao apoio de ambos, que montaram um projeto multidisciplinar para sua reinserção no esporte, Igor entrou para o ranking mundial em março de 2024 e no mês seguinte venceu o Aberto do Ipê, o primeiro título de sua carreira.

Desde então, Igor chegou ao quinto lugar do Ranking Brasileiro e ao Top 600 do WAGR, como o oitavo melhor brasileiro da lista. Em 2025, Igor já venceu seis torneios do Ranking Paulista (os abertos do Anexo, Bastos, Japy, Campinas, Guarapiranga e Associação Esportiva São José) e jogou 12 torneios do ranking mundial, onde conquistou dois vice-campeonatos, incluindo o do Campeonato Bandeirantes, o segundo maior de São Paulo, e terminou oito vezes entre os Top 5.

Negrini e Matheus

Marcos Negrini, outra revelação do Damha, onde começou a jogar ainda menino, durante a construção do campo, é o sexto colocado do Ranking Nacional e o quinto melhor brasileiro do WAGR, na 315ª colocação. Isso apesar de ter reduzido drasticamente a quantidade de competições, por causa do trabalho. Dos 24 torneios do WAGR que disputou nos últimos 24 meses, apenas quatro foram em 2025, dois deles no Brasil. A partir de 2024, Negrini jogou 16 torneios do WAGR, venceu três, foi vice em três e terminou 12 vezes entre os cinco primeiros.

Matheus Oliveira, filho de Almir, o patrocinador de Herik, décimo colocado do Ranking Nacional, é outro golfista em ascensão no ranking. Ele vem de um título no Aberto do Ipê, no final de maio, onde derrotou Herik e Igor, seguindo-se a um vice-campeonato, em 2024. No ano anterior, Matheus venceu o Aberto do Terras de São José. Matheus disputou 12 torneios do WAGR nos últimos 12 meses, incluindo um quinto lugar no Aberto do Damha de 2024, uma de suas sete colocações entre os Top 10 no período.

Outros Destaques

Entre os principais adversários dos jogadores da elite do Damha está Jair Benke Júnior, do Pine Hill, de Toledo (PR), que entra em campo com o segundo melhor handicap index (+1,3), superado apenas por Herik (+4,9) e Negrini (+1,6). Dos dez jogadores com index abaixo de 3 destacam-se ainda Igor (+0,8); Matheus (0,5); Diego Uemura (1,0) e Denis Kakimoto (1,7), ambos de Bastos; Paulo Castilho (2,2), do Quinta do Golfe; Gustavo Salinas (2,4), ex-Damha, competindo por Hong Kong; e Marcos Graça dos Santos (2,7), de Bastos.

A competição feminina, que também será jogada em três dias, valendo para os rankings mundial e brasileiro, tem como destaque cinco jogadoras do ranking nacional, incluindo duas Top 10: as gêmeas – não idênticas – Sofia Mega (4ª) e Beatriz Menga (8ª), que são, respectivamente, as número 5 e 6 de São Paulo. Outra juvenil de destaque é Gabriela Yoshikawa, de Bastos, 5ª do ranking paulista de sua categoria. Destaque ainda para Giovana Frezza, do projeto social Corujinha, que vem de três títulos do ranking paulista em 2025, nos abertos do Sapezal, Japy e Associação Esportiva São José.

Programação

Este ano, apenas os jogadores das categorias scratch e de handicap index até 8,5, no masculino, e até 16, no feminino, que competem por pontos para o WAGR e para o Ranking Nacional, jogarão em três dias, 54 buracos, de sexta-feira a domingo. Todas as demais categorias por handicap index (de 8,6 a 14; de 14,1 a 19,4; e de 19,5 a 27,7, no masculino; e de 16,1 a 25,7, no feminino), jogarão em 36 buracos, sexta-feira e sábado. O campo estará aberto para treino nesta quinta-feira, dia 11, até 13 horas, com saídas apenas pelo tee do 1, e, após esse horário e até 15h15, pelo tee do 10.

O grande diferencial que faz o Aberto do Damha Golf Club ser um evento inesquecível são as atrações extracampo, em especial os shows que comandam a diversão. Serão seis bandas se apresentando para os jogadores e convidados nos quatro dias do evento. Haverá ainda um serviço contínuo de alimentação, com café da manhã/brunch, almoço e happy hour; DJs antecedendo as atrações musicais; e espaço para as mulheres e crianças. Outro destaque é o cart oferecido pela MC Golf para quem fizer um hole-in-one no buraco assinatura do campo, o de número 6, um par 3, com um green-ilha.

Patrocínio

O 17º Aberto do Damha Golf Club – 2025 tem patrocínios de Ortovel | Ford; Unimed São Carlos; Cervejas Império Lager e Ultra; Spa – Saúde pela Água; MC Golf; Locall Service; Campari; Inove Transformadores; TeddeWork – Serviços de Segurança; ACISC – Associação Comercial e Industrial de São Carlos; e Dopamina Energy Drink.

As empresas parceiras são Eurofel; Mercearia 3M; Bethânia Acessórios e Brinquedos; Charutos La Cubanita; Luccale Gastronomia; Instituto Heleninha; Instituto Garbulha; Villas Damha Impper; Café Caramelo; Casa do Golfe; PGM | Golf Brasil; Juízo Cachaça Artesanal; A&D – Manutenção de Scooters Elétricos; Bambu; Faber-Castell; Payout; e Licor Don Leche.

O evento tem ainda apoios de Damha Urbanizadora; Encalso; e Anwar Damha Golf Academy; e das mídias parcerias EPTV e EP FM São Carlos 103,9. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do Damha Golf Club, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

Damha Golf Club | Parque Eco-Esportivo Damha

São Carlos – SP – Rod. SP 318, KM 234 (Estrada São Carlos – Ribeirão Preto)
Site: http://parquedamha.com.br/damha-golf-club
E-mail: golf@damha.com.br
Telefone: (16) 2106 6053, com Patrícia

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.