Notícias

  • Home >>
  • notícias
quarta-feira 30 de julho de 2025

Los Andes: equipe masculina do Brasil retorna à competição com o grupo mais forte dos últimos anos

Time feminino tenta voltar a ser relevante. Delegação reúne jogadores de quatro estados

 

Equipes masculina do Brasil (adima), e feminina (abaixo); Fotos: divulgação/CBGolfe

Com três dos 10 melhores jogadores do continente, incluindo dois dos Top 3, a equipe masculina do Brasil volta à  Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por equipes com o mais forte grupo das última décadas e disposta a esquecer o rebaixamento que a deixou fora da competição de 2024, no Pilar Golf Club, na Argentina, depois de ter ficado em último lugar em 2023, no Club Campestre de Cali, na Colômbia. No feminino, também com uma forte equipe, as brasileiras tentam voltar a ser relevantes na competição.

O Brasil estreia nesta quarta-feira, 30 de julho, na 79ª Copa Los Andes, no renovado campo do Guayaquil Country Club, no Equador, representado por jogadores de três estados e do Distrito Federal: são quatro de São Paulo (Herik Machado, Guilherme Grinberg e Eduardo Matarazzo e Lauren Grinberg), três do Rio Grande do Sul (Matheus Balestrin, Maria Antônia Gavião e Maria Eugênia), duas do Rio de Janeiro (Maria Eduarda Rocha e Valentina Bosselmann) e um do Distrito Federal, Andrey Xavier, 31º melhor golfista do mundo e 1º da América do Sul e do Brasil.

Competição – O torneio começou nesta terça-feira com a rodada de treino e o desfile das delegações. Os jogos serão disputados na modalidade Match Play, no sistema todos contra todos, com seis confrontos por dia, dois de duplas com tacadas alternadas (foursomes) e quatro individuais. Os países são emparelhados três a três, que se enfrentam simultaneamente na rodada. Desta forma cada equipe enfrenta dois adversários por dia e todos os oito no final de quatro dias.

Cada vitória contra outro país vale 2 pontos; empates 1 ponto para cada equipe. Cada buraco ganho conta no final da competição, pois os critérios de desempate vão desde o confronto direto se for apenas entre dois times, passando depois para o número de buracos ganhos e o de buracos perdidos. Em 2022, por exemplo, quando a Los Andes foi jogada no Porto Alegre Country Club, o Brasil terminou em segundo lugar com a mesma pontuação de mais dois times, no masculino, mas foi quarto nos critérios de desempate. O feminino terminou sozinho em sétimo lugar.

Países – Dos dez países que integram a Los Andes, não estarão em campo o Uruguai, no masculino, e a Bolívia, no feminino, depois de terem sido rebaixados em 2024, quando a Argentina ganhou as duas chaves em casa, seguida pela Colômbia. Os demais países além do Brasil, são Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os capitães do Brasil são Pedro Garcia, no masculino, e Octávio Villar, o Fanta, no feminino. A equipe técnica tem ainda os treinadores Nelson Ribeiro e André Conolly, além da fisioterapeuta Rossana Quesa. Eudes de Orleans e Bragança, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, chefia a delegação.

Data – Tradicionalmente jogada no final de novembro, a Copa Los Andes de 2025 foi antecipada para a semana de 30 de julho a 2 de agosto, quarta-feira a sábado, por causa da grande possibilidade de chuva na região andina nesta época do ano. Em 2013, por exemplo, na competição no Country Club de Bogotá, na Colômbia, foi preciso reduzir a quantidade de jogos previstos para que se jogasse apenas 18 buracos por dia, e não 36.

Antecipando-se ao problema, quando a competição retornou à Colômbia, em 2023 (Campestre de Cali), o formato de jogo foi mudado antecipadamente para uma dupla e três jogos individuais, em vez de duas duplas pela manhã e quatro jogos individuais à tarde, descaracterizando a competição.

Rodada – O Brasil estreia no masculino enfrentando Venezuela e Argentina. Os demais confrontos são Equador x Paraguai x Chile; e Colômbia x  Bolívia x Peru. No feminino o Brasil estreia contra Colômbia e Venezuela. Também jogam Equador x Chile x Uruguai; e Argentina x Peru x Paraguai.

A competição terá cobertura especial do The Golf Channel Latin America, além da transmissão ao vivo dos buracos 9 e 18 do campo, por meio das redes sociais da Federação Equatoriana de Golfe.

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.